Home Blog POMO4: entenda tudo sobre as ações da Marcopolo

POMO4: entenda tudo sobre as ações da Marcopolo

pomo4

A Marcopolo (POMO4) desperta grande interesse de investidores e traders que operam na Bolsa de Valores por conta de sua importância no mercado industrial e rodoviário.

As ações da Marcopolo (POMO4) são pouco discutidas quando o quesito é Bolsa de Valores brasileira, mas podem ser uma opção interessante para investir em ativos ligados ao transporte.

O que é a Marcopolo (POMO4)?

A Marcopolo (Marcopolo S.A.) é uma empresa brasileira, voltada para a fabricação de material rodoviário, ela é negociada na B3 sob os códigos POMO3 e POMO4.

Em suma, a companhia atua no mercado rodoviário desde o ano de 1949, ela possui como atividade principal a fabricação de ônibus, carrocerias e outros componentes, tornando-se a maior encarroçadora da América Latina.

A Marcopolo possui, ao todo,  mais de 9 milhões de ações gerenciadas, 78,31% destas são free float.

Logo, a empresa possui 4 fábricas de produção no Brasil e 12 no exterior, localizadas na África do Sul e Austrália, a companhia ainda possui coligadas na Argentina, Colômbia, Egito, Índia e México, além de uma fábrica de peças e componentes para carroceria, localizada na China.

Além da Marcopolo, outras empresas também integram o mercado de material rodoviário no Brasil, dentre elas está a Randon Part (RAPT4) e a Tupy (TUPY3).

  1. Randon Part: oferece soluções para o transporte, a companhia trabalha em três segmentos, dentre eles, o implemento para transporte de carga, produz autopeças e sistemas automotivos e atua no setor de serviços, oferecendo consórcio de máquinas, imóveis e veículos;
  2. Tupy: a empresa atua no setor de autopeças, fabricando sistemas de freio, motor, suspensão e eixos.

Então, por conta de sua relevância para o mercado financeiro e a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), é importante entender a história, atuação e modelo de negócio, da Marcopolo.

Dessa forma, você consegue tomar decisões de investimento bem fundamentadas e investir de forma consciente.

História da Marcopolo (POMO4)

A Marcopolo foi fundada em 1949 pelos irmãos – Dorval Antônio, Nelson, João e Doracy Luiz, na cidade de Caxias do Sul, na época recebia o nome de Nicola & Cia Ltda.

No ano de sua fundação o primeiro ônibus foi fabricado, composto por uma estrutura de madeira, levou 3 meses para ficar pronto.

Em 1952, a empresa produziu a primeira carroceria em metal e logo nos primeiros anos de criação da Nicola, a demanda aumentou e foi preciso aumentar a produção.

Foi em 1957, que a empresa começou a criação da segunda sede da corporativa, transferindo a Nicola para o bairro planalto.

Diante da grande demanda pelos produtos, a fábrica começou a exportar, em 1961, foi realizada a primeira exportação para o Uruguai.

Desse modo, o  primeiro ônibus monobloco do Brasil, foi fabricado em 1968, o automóvel possuía o motor 200 HP e marcou a história da empresa.

Em 1971, mediante o sucesso do ônibus nomeado como Marcopolo, a empresa começou a denominar-se Marcopolo S.A.

Além do mais, em 1971, a Marcopolo começou a fornecer carrocerias em CKD para serem montadas na Venezuela. Tornando-se a primeira indústria brasileira do mercado rodoviário a vender tecnologia para o desenvolvimento de ônibus.

No ano de 1977, Paulo Bellini foi eleito presidente do Conselho de Administração da Marcopolo.

Logo após, em 1981, a unidade Ana Rech foi inaugurada e em 1988, ocorreu a criação da fundação Marcopolo.

O primeiro ônibus de dois andares brasileiro, foi lançado em 1995, pela Marcopolo.

Além disso, a companhia criou em 1998 a Volare, empresa especializada do desenvolvimento de micro-ônibus, o modelo foi um sucesso no mercado.

Já em 2001, a Marcopolo conseguiu deter 100% da Ciferal e no ano de 2007, alcançou a marca de 200 mil ônibus fabricados.

Oito anos depois, a empresa assumiu o controle da sua ex-concorrente Neobus, que na época detinha 12% de participação no mercado.

Por fim, em 2019, o grupo Marcopolo divulgou a criação da Marcopolo Rail, fabricante de trens da empresa, exibindo projetos para transporte hectométrico, teleférico e VLT.

Linha do tempo da Marcopolo (POMO4)

  • 1949 – Fundação da Nicola & Cia Ltda;
  • 1952 – Criação da primeira carroceria em metal;
  • 1957 – Transferência da empresa para o bairro planalto;
  • 1961 – Primeira exportação para o Uruguai;
  • 1968 – Primeiro ônibus monobloco do Brasil;
  • 1971 – A empresa começou a denominar-se Marcopolo S/A;
  • 1971 – Fornecimento de carrocerias em CKD para montagem na Venezuela;
  • 1977 – Paulo Bellini é eleito presidente do conselho de administração da Marcopolo;
  • 1981 – Inauguração da unidade Ana Rech;
  • 1988 – Criação da fundação da Marcopolo;
  • 1995 – Lançamento do primeiro ônibus de dois andares brasileiro;
  • 1998 – Criação da Volare;
  • 2001 – A Marcopolo começou a deter 100% da Ciferal;
  • 2007 – A corporativa alcançou a marca de 200 mil ônibus fabricados;
  • 2015 – Assumiu o controle da sua ex-concorrente Neobus;
  • 2019 – Divulgação da Marcopolo Rail.

Como atua a Marcopolo (POMO4)?

A Marcopolo é a maior fabricante de ônibus e micro-ônibus do Brasil. A empresa opera com diversas fábricas espalhados por todo o mundo e seus produtos estão presentes em mais de 100 países.

Além do Brasil, a corporativa está presente no continente americano, africano e asiático.

Desse modo, a empresa abrange sua linha de produtos para diversos modelos, constituído por grupos de modelos rodoviários, urbanos, micros e mini.

Além disso, a Marcopolo possui a Volare, empresa especificada em ônibus completo, com chassi e carroceria.

Também possui participações nas seguintes empresas:

  1. SPHEROS – Climatização e ar-condicionado;
  2. WSUL– Espumas para assentos.

Além de ser detentora integral do Banco Moneo S/A, desenvolvido para dar suporte ao financiamento dos produtos da corporativa.

Características das ações da Marcopolo (POMO4)

As ações da Marcopolo possuem as seguintes características:

A classificação setorial da Marcopolo (POMO4), segundo as informações divulgadas no site da B3, é: Bens Industriais, Material de Transporte, Material Rodoviário.

Já seu segmento de listagem na bolsa de valores brasileira é o Nível 2.

As ações da Marcopolo (POMO4) oferecem Tag Along de 100% ON e 80% PN, além de um Free Float de 78,31%.

O que faz a Marcopolo (POMO4)?

A atividade principal da Marcopolo é a produção de carrocerias para ônibus.

Dessa forma, entre seus principais serviços oferecidos, estão:

  • Carroceria;
  • Chassi;
  • Veículos completos da linha Volare.

Produzidos mediante uma estrutura verticalizada e integrada.

Ações da Marcopolo (POMO4): onde e como são negociadas?

O ticker da Marcopolo (POMO4) é negociado na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. As transações são feitas em um ambiente eletrônico, sem burocracia e de forma prática, com controle e segurança.

A empresa possui ações ordinárias (POMO3 ON), que dão direito a voto nas assembleias, e ações preferenciais (POMO4 PN), que detém a prioridade no recebimento de dividendos.

Como comprar ações da Marcopolo?

Para comprar ações da Marcopolo, basta baixar o aplicativo de sua corretora de valores favorita e abrir uma conta de investimento, ou acessar através do seu navegador.

Após isso, você deverá fazer uma transferência TED do valor que deseja aplicar e escolher as ações da Marcopolo representadas pelo ticker POMO4, POMO3 ou POMO10.

Como ganhar dinheiro com as ações da Marcopolo (POMO4)?

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com ações da Marcopolo (POMO4), dentre elas, está o ganho de dividendos, podendo ser usado como uma renda extra ou usar o dinheiro para reinvestimento.

Além disso, é possível lucrar com a negociação das ações a um preço maior que o valor da compra.

Vale lembrar que, através da diversificação de ativos é possível ganhar dinheiro e reduzir os riscos, assim, é importante criar uma carteira de investimentos que englobe renda fixa e variável.

Nesse sentido, é importante ficar atento aos seguintes fatores:

  • Liquidez: facilidade em que o ativo pode ser convertido em dinheiro;
  • Segurança: grau de risco da aplicação;
  • Rentabilidade: retorno obtido a partir do capital investido.

Vale a pena investir na Marcopolo (POMO4)?

A Marcopolo é a maior encarroçadora da América Latina e líder do seu setor no mercado brasileiro.

Por conta disso, pode representar uma opção de exposição ao setor de indústria e comércio de ônibus.

Além do mais, a Marcopolo oferece uma produção integrada e verticalizada, possibilitando um processo de produção moderno e ágil.

Por isso, no Brasil, ela é a única no setor que consegue atender seus clientes com opções de customizações entre os produtos desenvolvidos.

Contudo, o principal produto da empresa está relacionado aos ônibus, o que pode ser considerado uma desvantagem, visto que, este meio de transporte sofre impactos mediante o surgimento de aplicativos de mobilidade urbana e transportes alternativos, por vezes menos poluentes, como são os casos das bicicletas.

Mesmo assim, antes de tomar sua decisão de investimento na Marcopolo, é necessário fazer uma análise dos fundamentos para verificar se as suas ações estão sendo negociadas a múltiplos (valores) vantajosos.

Logo, é possível analisar informações e decidir o momento ideal para comprar e vender ações, você pode ter auxílio nesse quesito através do Método Empreender Dinheiro.

Com o Método Empreender Dinheiro para Investir em Ações, será possível comparar os principais indicadores da análise fundamentalista das empresas.

Logo, você consegue decidir como, onde e quando investir em determinada empresa e aumentar sua rentabilidade na bolsa de valores, tanto com a Marcopolo (POMO4) quanto com outras empresas da bolsa de valores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *