Home Blog POMO4: vale a pena investir na Marcopolo?

POMO4: vale a pena investir na Marcopolo?

pomo4 2 1

A Marcopolo (POMO4) desperta grande interesse de investidores e traders que operam na Bolsa de Valores por conta de sua importância no mercado industrial e rodoviário.

As ações da Marcopolo (POMO4) são pouco discutidas quando o quesito é Bolsa de Valores brasileira, mas podem ser uma opção interessante para investir em ativos ligados ao transporte.

O que é a Marcopolo (POMO4)?

A Marcopolo (Marcopolo S.A.) é uma empresa brasileira, voltada para a fabricação de material rodoviário, ela é negociada na B3 sob os códigos POMO3 e POMO4.

Em suma, a companhia atua no mercado rodoviário desde o ano de 1949, ela possui como atividade principal a fabricação de ônibus, carrocerias e outros componentes, tornando-se a maior encarroçadora da América Latina.

A Marcopolo possui, ao todo,  mais de 9 milhões de ações gerenciadas, 78,31% destas são free float.

Logo, a empresa possui 4 fábricas de produção no Brasil e 12 no exterior, localizadas na África do Sul e Austrália, a companhia ainda possui coligadas na Argentina, Colômbia, Egito, Índia e México, além de uma fábrica de peças e componentes para carroceria, localizada na China.

Além da Marcopolo, outras empresas também integram o mercado de material rodoviário no Brasil, dentre elas está a Randon Part (RAPT4) e a Tupy (TUPY3).

  1. Randon Part: oferece soluções para o transporte, a companhia trabalha em três segmentos, dentre eles, o implemento para transporte de carga, produz autopeças e sistemas automotivos e atua no setor de serviços, oferecendo consórcio de máquinas, imóveis e veículos;
  2. Tupy: a empresa atua no setor de autopeças, fabricando sistemas de freio, motor, suspensão e eixos.

Então, por conta de sua relevância para o mercado financeiro e a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), é importante entender a história, atuação e modelo de negócio, da Marcopolo.

Dessa forma, você consegue tomar decisões de investimento bem fundamentadas e investir de forma consciente.

História da Marcopolo (POMO4)

pomo4 1

A Marcopolo foi fundada em 1949 pelos irmãos – Dorval Antônio, Nelson, João e Doracy Luiz, na cidade de Caxias do Sul, na época recebia o nome de Nicola & Cia Ltda.

No ano de sua fundação o primeiro ônibus foi fabricado, composto por uma estrutura de madeira, levou 3 meses para ficar pronto.

Em 1952, a empresa produziu a primeira carroceria em metal e logo nos primeiros anos de criação da Nicola, a demanda aumentou e foi preciso aumentar a produção.

Foi em 1957, que a empresa começou a criação da segunda sede da corporativa, transferindo a Nicola para o bairro planalto.

Diante da grande demanda pelos produtos, a fábrica começou a exportar, em 1961, foi realizada a primeira exportação para o Uruguai.

Desse modo, o  primeiro ônibus monobloco do Brasil, foi fabricado em 1968, o automóvel possuía o motor 200 HP e marcou a história da empresa.

Em 1971, mediante o sucesso do ônibus nomeado como Marcopolo, a empresa começou a denominar-se Marcopolo S.A.

Além do mais, em 1971, a Marcopolo começou a fornecer carrocerias em CKD para serem montadas na Venezuela. Tornando-se a primeira indústria brasileira do mercado rodoviário a vender tecnologia para o desenvolvimento de ônibus.

No ano de 1977, Paulo Bellini foi eleito presidente do Conselho de Administração da Marcopolo.

Logo após, em 1981, a unidade Ana Rech foi inaugurada e em 1988, ocorreu a criação da fundação Marcopolo.

O primeiro ônibus de dois andares brasileiro, foi lançado em 1995, pela Marcopolo.

Além disso, a companhia criou em 1998 a Volare, empresa especializada do desenvolvimento de micro-ônibus, o modelo foi um sucesso no mercado.

Já em 2001, a Marcopolo conseguiu deter 100% da Ciferal e no ano de 2007, alcançou a marca de 200 mil ônibus fabricados.

Oito anos depois, a empresa assumiu o controle da sua ex-concorrente Neobus, que na época detinha 12% de participação no mercado.

Por fim, em 2019, o grupo Marcopolo divulgou a criação da Marcopolo Rail, fabricante de trens da empresa, exibindo projetos para transporte hectométrico, teleférico e VLT.

Linha do tempo da Marcopolo (POMO4)

  • 1949 – Fundação da Nicola & Cia Ltda;
  • 1952 – Criação da primeira carroceria em metal;
  • 1957 – Transferência da empresa para o bairro planalto;
  • 1961 – Primeira exportação para o Uruguai;
  • 1968 – Primeiro ônibus monobloco do Brasil;
  • 1971 – A empresa começou a denominar-se Marcopolo S/A;
  • 1971 – Fornecimento de carrocerias em CKD para montagem na Venezuela;
  • 1977 – Paulo Bellini é eleito presidente do conselho de administração da Marcopolo;
  • 1981 – Inauguração da unidade Ana Rech;
  • 1988 – Criação da fundação da Marcopolo;
  • 1995 – Lançamento do primeiro ônibus de dois andares brasileiro;
  • 1998 – Criação da Volare;
  • 2001 – A Marcopolo começou a deter 100% da Ciferal;
  • 2007 – A corporativa alcançou a marca de 200 mil ônibus fabricados;
  • 2015 – Assumiu o controle da sua ex-concorrente Neobus;
  • 2019 – Divulgação da Marcopolo Rail.

Como atua a Marcopolo (POMO4)?

A Marcopolo é a maior fabricante de ônibus e micro-ônibus do Brasil. A empresa opera com diversas fábricas espalhados por todo o mundo e seus produtos estão presentes em mais de 100 países.

Além do Brasil, a corporativa está presente no continente americano, africano e asiático.

Desse modo, a empresa abrange sua linha de produtos para diversos modelos, constituído por grupos de modelos rodoviários, urbanos, micros e mini.

Além disso, a Marcopolo possui a Volare, empresa especificada em ônibus completo, com chassi e carroceria.

Também possui participações nas seguintes empresas:

  1. SPHEROS – Climatização e ar-condicionado;
  2. WSUL– Espumas para assentos.

Além de ser detentora integral do Banco Moneo S/A, desenvolvido para dar suporte ao financiamento dos produtos da corporativa.

Características das ações da Marcopolo (POMO4)

As ações da Marcopolo possuem as seguintes características:

A classificação setorial da Marcopolo (POMO4), segundo as informações divulgadas no site da B3, é: Bens Industriais, Material de Transporte, Material Rodoviário.

Já seu segmento de listagem na bolsa de valores brasileira é o Nível 2.

As ações da Marcopolo (POMO4) oferecem Tag Along de 100% ON e 80% PN, além de um Free Float de 78,31%.

O que faz a Marcopolo (POMO4)?

A atividade principal da Marcopolo é a produção de carrocerias para ônibus.

Dessa forma, entre seus principais produtos marcopolo, estão:

  • Carroceria;
  • Chassi;
  • Veículos completos da linha Volare.

Produzidos mediante uma estrutura verticalizada e integrada.

Ações da Marcopolo (POMO4): onde e como são negociadas?

O ticker da Marcopolo é negociado na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. As transações são feitas em um ambiente eletrônico, sem burocracia e de forma prática, com controle e segurança.

A empresa possui ações ordinárias (POMO3 ON), que dão direito a voto nas assembleias, e ações preferenciais (POMO4 PN), que detém a prioridade no recebimento de dividendos.

Como comprar ações da Marcopolo?

Para comprar ações da Marcopolo, basta baixar o aplicativo de sua corretora de valores favorita e abrir uma conta de investimento, ou acessar através do seu navegador.

Após isso, você deverá fazer uma transferência TED do valor que deseja aplicar e escolher as ações da Marcopolo representadas pelo ticker POMO4, POMO3 ou POMO10.

Como ganhar dinheiro com as ações da Marcopolo (POMO4)?

pomo4 2

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com ações da Marcopolo (POMO4), dentre elas, está o ganho de dividendos, podendo ser usado como uma renda extra ou usar o dinheiro para reinvestimento.

Além disso, é possível lucrar com a negociação das ações a um preço maior que o valor da compra.

Vale lembrar que, através da diversificação de ativos é possível ganhar dinheiro e reduzir os riscos, assim, é importante criar uma carteira de investimentos que englobe renda fixa, como exemplo, tem-se: tesouro direto e o CDB e renda variável, como: ações, ouro e FIIs.

Nesse sentido, é importante ficar atento aos seguintes fatores:

  • Liquidez: facilidade em que o ativo pode ser convertido em dinheiro;
  • Segurança: grau de risco da aplicação;
  • Rentabilidade: retorno obtido a partir do capital investido.

Vale a pena investir na Marcopolo (POMO4)?

A Marcopolo é a maior encarroçadora da América Latina e líder do seu setor no mercado brasileiro.

Por conta disso, pode representar uma opção de exposição ao setor de indústria e comércio de ônibus.

Além do mais, a Marcopolo oferece uma produção integrada e verticalizada, possibilitando um processo de produção moderno e ágil.

Por isso, no Brasil, ela é a única no setor que consegue atender seus clientes com opções de customizações entre os produtos desenvolvidos.

Contudo, o principal produto da empresa está relacionado aos ônibus, o que pode ser considerado uma desvantagem, visto que, este meio de transporte sofre impactos mediante o surgimento de aplicativos de mobilidade urbana e transportes alternativos, por vezes menos poluentes, como são os casos das bicicletas.

Mesmo assim, antes de tomar sua decisão de investimento na Marcopolo, é necessário fazer uma análise dos fundamentos para verificar se as suas ações estão sendo negociadas a múltiplos (valores) vantajosos.

Logo, é possível analisar informações e decidir o momento ideal para comprar e vender ações, você pode ter auxílio nesse quesito através do Método Empreender Dinheiro.

Com o Método Empreender Dinheiro para Investir em Ações, será possível comparar os principais indicadores da análise fundamentalista das empresas.

Logo, você consegue decidir como, onde e quando investir em determinada empresa e aumentar sua rentabilidade na bolsa de valores, tanto com a Marcopolo (POMO4) quanto com outras empresas da bolsa de valores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *