Pomodoro: técnica para aumentar a produtividade!

pomodoro 2

Quem nunca utilizou a técnica pomodoro, acaba desconhecendo sua eficácia no aumento de produtividade na realização de tarefas.

A pomodoro garante que as atividades que exigem foco e atenção sejam realizadas de forma mais rápida e com menos desgaste cerebral.

Como surgiu a técnica pomodoro?

Pomodoro

A técnica teve origem na Itália na década de 80. Seu criador utiliza um cronômetro pomodoro para ajudar no melhor gerenciamento do tempo.

Francesco Cirillo buscava criar uma ferramenta simples e eficaz, que fosse capaz de ajudar nos seus estudos da faculdade.

Para isso, ele utilizou um cronômetro de cozinha, bastante comum em outros países, com o objetivo de organizar sua divisão de tarefas.

O cronômetro utilizado tinha forma de tomate – pomodoro em italiano – de onde veio a ideia do nome da técnica.

Como funciona a técnica pomodoro?

A ideia proposta pela pomodoro é dividir o período de atividades em blocos de tempo. Durante esses momentos, é exigida uma concentração completamente direcionada à tarefa.

Acredita-se que, dessa maneira, é possível melhorar a atividade do cérebro sem sobrecarregá-lo.

Para começar a técnica pomodoro só é preciso:

  • Um cronômetro;
  • Um bom planejamento de tarefas;
  • Atividade extra pré-definida.

A partir da lista de tarefas, é preciso ordenar as metas do dia de acordo com a importância e urgência de cada uma. Após isso, separar o tempo de 25 minutos – os chamados pomodoros – para trabalhar sem parar nessa atividade.

Ao final desse período, é obrigatória a pausa para qualquer atividade extra que seja escolhida. Esse intervalo vai de 10 a 5 minutos, e também deve ser cronometrado, evitando atrasos na organização. Ele serve para que você possa ir ao banheiro, mexer no celular ou fazer qualquer atividade que quiser.

Ao final do período, após marcar o X em sua lista, é preciso um tempo maior de descanso, de 15 a 30 minutos. Lembrando que esse é o tempo médio determinado pela técnica. Por isso, ele pode ser adaptado de acordo com suas necessidades.

Quais os benefícios da técnica pomodoro para a rotina?

Os benefícios da técnica pomodoro estão bastante ligados à atenção plena.

Algo bastante promovido no Mindfulness, o foco na atividade presente contribui para a diminuição da ansiedade.

Ou seja, ao direcionar o foco e a concentração nas tarefas de maneira planejada, evita-se a perda de tempo em distrações.

Entre alguns benefícios da técnica pomodoro, estão:

  • Melhor organização de tarefas;
  • Diminuição da procrastinação;
  • Conclusão de metas diárias.

Dessa forma, fica mais fácil analisar o desenvolvimento de objetivos causados por essa mudança de comportamento.

Como se organizar para estudar e trabalhar corretamente?

A eficiência nos estudos e no trabalho está relacionada à uma boa organização e foco.

Apesar de ajudar na concentração, o método pomodoro não deve ser utilizada sem outras medidas. É preciso que o ambiente usado seja confortável para que a produtividade no trabalho ou em casa seja potencializada.

Para isso, antes de começar uma tarefa, organize o entorno, aproximando os materiais que serão utilizados e afastando os que não serão.

Além disso, é preciso a compreensão das outras pessoas presentes no local, seja em casa ou no trabalho.

Nesse caso, uma boa comunicação pode ser suficiente para que sua dedicação à tarefa seja mais respeitada.

A técnica pomodoro, se somada à outras atitudes, pode ser a solução para quem tem dificuldades em realizar tarefas de forma eficaz. Por isso, vale a pena testá-la e adaptá-la à sua rotina. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos