Home Blog Portabilidade bancária: como transferir sua conta para outro banco

Portabilidade bancária: como transferir sua conta para outro banco

portabilidade bancaria 2

Assim como trocar de banco, receber o seu salário com uma maior comodidade ou renegociar aquela dívida que está com um juro muito altodeixou de ser um problema. Desde 2006, segundo a lei de resolução nº 3402, os bancos têm a obrigação de ajudar na portabilidade bancária. 

portabilidade bancária funciona na base de uma transferência, seja ela de cadastro, dados, salários, créditos ou conta 

A portabilidade bancária é a possibilidade de transferir integralmente de um banco para o outro: sua linha de créditoconta e salário. Ela tem como objetivo uma melhor situação financeira ou comodidade junto ao banco para o qual o indivíduo irá migrar 

Tipos de portabilidade bancária 

Algumas modalidades apresentam regras da portabilidade bancária específicas e também benefícios diferentes. Portanto, dependendo da modalidade escolhida, é possível ganhar isenção de taxa de manutenção de conta, juros menores e outros.  

Existem três tipos de portabilidade bancária: 

Portabilidade de crédito:  

portabilidade de crédito funciona como uma espécie de novo empréstimo, que nesse caso será concedido pelo Novo Banco escolhido. Ela isenta o indivíduo de impostos caso o empréstimo seja para quitar apenas a dívida com o Banco de Origem.

Portabilidade de Salário  

portabilidade de salário permite que funcionários (sejam eles do setor público ou privado) transfiram seus salários para o banco a sua escolha. 

Portabilidade de cadastro ou conta  

portabilidade de conta é uma transferência dos seus dados cadastrais de um banco para o outro, agilizando assim, todo o trâmite para que você não precise fazê-lo novamente.  

Lembrando que se você solicitar, o banco é obrigado a ceder essas informações.

Portabilidade de crédito 

Agora, vamos falar do passo a passo para fazer a portabilidade bancária: 

  • Solicite a portabilidade no seu banco de origem;
  • Entre em contato com o novo banco;
  • Solicite a proposta de crédito e veja os termos do contrato;
  • Espere aprovação do novo banco e envio dessa proposta para o banco de origem;
  • Aguarde liquidação da dívida no banco de origem;
  • Receba o novo empréstimo com o banco para o qual mudou e se atenha aos prazos.

Banco de origem 

Caso o banco ao qual você já é afiliado tenha uma dívida, um contrato ou uma conta, você deverá solicitar essas informações. Ou seja, número do contrato, quantidade de parcelas restantes na dívida, extrato desse saldo e afins. 

Entretanto, no caso de uma portabilidade de salário, é necessário quitar primeiramente suas dívidas. Caso sua intenção seja transferir uma dívida, portabilidade de crédito ou empréstimo para outro banco, fique atento aos juros que serão cobrados nesse novo banco. Além disso, aos novos prazos, que irão constar na proposta de crédito enviada pelo mesmo. 

Novo banco 

O banco para o qual você irá mudar. Por isso, é importante organizar e coletar os dados para que a portabilidade de crédito seja mais ágil.

Assim que o novo banco aceitar sua solicitação, ele irá enviar um pedido de proposta de crédito para o Banco de Origem. 

Nesse pedido, virá salientado os termos para que o banco de origem consiga fazer uma contraproposta. 

contraproposta 

É uma proposta realizada após uma proposta de crédito, que será enviada ao banco de origem.  

Dentro de um prazo de cinco dias, o banco de origem apresentará uma contraproposta. Caso ela não seja feita, o novo banco automaticamente ficará com o crédito.  

Quanto tempo leva a portabilidade bancária?  

A execução dessa portabilidade bancária, seja de salário, de conta ou de crédito, varia até no máximo cinco dias úteis, contando a partir do dia que foi comunicado a intenção de mudar.

A partir desse momento, o Banco de Origem deve transferir a conta para a nova instituição indicada no dia em que os créditos forem recebidos, tendo como prazo limite até 12 horas após recebimento. 

Vantagens da portabilidade bancária 

  •  Melhor taxa de juros: ao fazer a portabilidade de salário, por exemplo, o Novo Banco poderá propor uma taxa de juros mais baixa;
  • Mais opção de escolha: você pode optar qual banco quer receber seu salário, levando em conta localização e comodidade;
  • Taxa de manutenção isenta ou diminuição do valor pago no banco de origem: varia de acordo com as negociações;
  • Não necessidade de um novo cadastro. 

Dicas sobre portabilidade 

No momento de transferir o seu dinheiro da conta atual para a nova, você pode realizar um TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou um DOC (Documento de Ordem de Crédito). 

No caso de uma liquidação de dívidas no banco anterior ou portabilidade de crédito, o novo banco irá quitá-las através da TED e você estará isento de qualquer custo.  

Lembre-se de cancelar as contas de débito automático como água, luz e celular, realizo cadastro desse débito na nova conta. Assim, você estará evitando dívidas indesejadas  

Para que decisões como essa sejam feitas de forma benéfica, é necessário um bom nível de educação financeira.

portabilidade bancária merece uma análise profunda de suas ramificações, especialmente quando a questão for fazer um novo crédito. Mas, de uma forma geral, ela apresenta diversos benefícios.  Para mais conteúdos como este, se inscreva no nosso Whatsapp

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *