Home Blog Poupança integrada: o que é e como funciona?

Poupança integrada: o que é e como funciona?

poupanca integrada 2

A poupança integrada conecta uma conta corrente a uma conta poupança. Assim, fica mais fácil a realização de movimentações e transações financeiras.

Com a poupança integrada, os clientes podem fazer resgates e aplicações diretamente da conta corrente. Isso evita a necessidade de criação de uma outra conta ou reduz o número de contas e tarifas bancárias pagas.

Esse é um procedimento padrão de quem tem uma boa educação financeira, mas além disso, é muito comum buscar contas com serviços essenciais, ou seja, gratuitas, pois, toda instituição bancária obrigatoriamente deve oferecer esses serviços. No caso da conta poupança integrada, ela possui a mesma numeração que a conta corrente. Porém, elas funcionam como dois lados da mesma conta, cada um com seus valores depositados e funções distintas.

Como funciona a conta poupança integrada

poupanca-integrada-2

Esse estilo de poupança também possibilita a movimentação da conta corrente. Dessa forma, o resgate do dinheiro aplicado é mais rápido é prático.

Além disso, ao receber o valor da conta corrente, você o transfere para a conta unificada sem pagar nenhum imposto.

Uma vantagem para quem utiliza esse tipo de serviço é que ele possibilita o pagamento de débitos com a poupança. Porém, isso deve ocorrer em emergências, como quando a conta corrente está zerada.

Por isso, é preciso tomar cuidado. Caso o resgate da poupança ocorra recorrentemente, o valor nela contido pode se esgotar.

Além disso, o serviço gratuito pode ser também limitado à movimentação da poupança. Dessa forma, as transações da conta corrente são taxadas normalmente.

Para fazer um depósito não é exigido um valor mínimo. Além disso, o rendimento da conta poupança integrada é mensal.

Para fazer uma movimentação na caderneta de poupança integrada, é só utilizar o cartão do banco no caixa eletrônico. Além disso, existem os aplicativos para celular de cada banco.

Por qualquer meio, a poupança integrada possibilita:

  • Consultar extratos;
  • Fazer transferências e pagamentos entre as duas contas;
  • Agendar movimentações mensais da conta corrente para a poupança.

Vantagens e desvantagens da poupança integrada

A comodidade concedida pela poupança integrada com a conta corrente pode ser prática, mas também perigosa. Por isso, o cliente deve ter consciência na hora de escolhê-la.

Entre as vantagens da poupança integrada, estão:

  • Facilidade de transações;
  • Nenhum valor mínimo de investimento;
  • Não há cobrança de impostos e taxas;
  • Resgate diário.

Entretanto, a poupança não é a melhor opção para guardar o seu dinheiro, por exemplo, se as meta é algo seguro os investimentos em renda fixa é o ideal. Por isso, mesmo com essa facilidade, ele pode render muito menos do que aplicado em bons investimentos.

Entre as desvantagens da integrada, estão:

  • Rentabilidade abaixo da inflação;
  • Mistura de reserva e despesas mensais;
  • Remuneração somente após 30 dias do depósito.

Há quem escolha deixar sua reserva de emergência na integrada, já que facilita o momento de resgate.

Porém, determine quais são esses problemas para você. Isso evita que seu dinheiro seja removido mensalmente por situações desnecessárias que seriam evitadas com um planejamento financeiro.

Como abrir uma conta integrada?

A abertura de uma conta integrada funciona do mesmo jeito que as tradicionais. Portanto, seja ela no banco ou pelo aplicativo, é preciso portar:

  • Documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

Após concluir a abertura, o cliente leva um tempo para receber o cartão. A ativação da poupança integrada ocorre após o primeiro depósito.

Dessa forma, analise as condições e características da poupança integrada e se ela é a melhor opção para você.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *