Como fazer uma poupança para filhos?

poupanca para filhos 1

Muitos pais sonham em dar uma boa vida para os filhos. Realizar os sonhos os quais eles mesmos não puderam realizar e oferecer uma ótima qualidade de vida. No entanto, poucos pais se programam para criar uma poupança para filhos.

A importância de abrir uma poupança para filhos e desenvolver uma carteira de investimentos, não está apenas no futuro dos filhos. Está também no planejamento e maior liberdade financeira para os pais, tanto no presente, quanto no que está por vir.

Além da tradicional conta poupança, também existem outras alternativas para fazer o dinheiro render na vida adulta. Guardar uma determinada quantia mensalmente, pode trazer mais segurança nos planejamentos e mais possibilidades para alcançar metas.

Poupar para os filhos

A conta poupança é uma das primeiras coisas que vêm a cabeça dos que pensam em poupar. Não seria diferente para os pais que pensam em guardar um determinado valor para os filhos.

O problema é que a poupança não é a melhor opção para manter esse dinheiro.

O que acontece é que a caderneta de poupança tem baixo rendimento e costuma perder para a inflação. Existem outras opções que também são de baixo risco e são mais rentáveis.

Além disso, também é importante lembrar que a poupança só rende em seu ‘aniversário’. Ou seja, a remuneração só acontece mensalmente. Caso seja resgatada antes da data, não há nenhum ganho de juros.

No entanto, se a escolha ainda for a conta poupança, existem maneiras de abri-la para filhos menores de idade. A maioria dos bancos não permitem que usuários menores de idade realizem saques até atingir os 18 anos de idade.

Isso pode trazer mais segurança para os pais que pretendem que o dinheiro guardado seja utilizado para um fato determinado. Mas essa impossibilidade de movimentação na conta por menores não é via de regra.

O ideal é saber como funciona o banco escolhido para a abertura da conta. Também é válido lembrar que o rendimento da poupança é igual para todos os bancos.

Investir para os filhos

Em comparação com a caderneta de poupança, existem outras formas de fazer o dinheiro render mais, além de abrir poupança para filhos. Algumas delas são de fácil entendimento. Além do que, possuem proteção do Fundo Garantidor de Crédito.

O FGC é a garantia que o investidor tem caso a instituição financeira quebre. O Fundo Garantidor de Crédito garante aplicações de até R$ 250 mil por CPF ou por instituição emissora.

Opções de investimento para o futuro dos filhos

poupanca-para-filhos

Existem diversas opções para criar uma caderneta de investimentos, algumas delas são

●  Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB não possui isenção do IR, mas possui segurança pelo FGC. Essa modalidade de investimento oferece ao investidor a mesma segurança da caderneta de poupança. Além disso, sua remuneração pode ser pós-fixada, pré-fixada ou híbrida.

●  Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

O LCI funciona como emprestar dinheiro para o setor imobiliário. Possui as opções de rendimento pré-fixado, pós-fixado ou híbrido. É um produto isento do IR e possui garantia assegurada pelo FGC.

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

O LCA é uma espécie de empréstimo para o setor do agronegócio. Pode ser classificada em pré-fixada, pós-fixada ou híbrida. Também é isenta do Imposto de Renda e possui garantia pelo FGC.

●  Títulos públicos

O título público possui três modalidades: indexado a SELIC, atrelado ao IPCA ou pré-fixado. Os rendimentos do Tesouro Direto não estão isentos ao IR, mas também contam com opções de liquidez diária. Ou seja, mais facilidade para resgatar o valor aplicado.

Essas outras formas de gerar uma poupança para filhos também são seguras e possuem um índice de rendimento maior do que a própria conta poupança. São opções viáveis tanto para os pais, quanto para os filhos que quiserem continuar investindo. Para entender mais, baixe o Ebook: Pontapé do Investidor!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos