Home Blog Como fazer uma poupança para filhos?

Como fazer uma poupança para filhos?

poupanca para filhos 1

Muitos pais sonham em dar uma boa vida para os filhos. Realizar os sonhos os quais eles mesmos não puderam realizar e oferecer uma ótima qualidade de vida. No entanto, poucos pais se programam para criar uma poupança para filhos.

A importância de abrir uma poupança para filhos e desenvolver uma carteira de investimentos, não está apenas no futuro dos filhos. Está também no planejamento e maior liberdade financeira para os pais, tanto no presente, quanto no que está por vir.

Além da tradicional conta poupança, também existem outras alternativas para fazer o dinheiro render na vida adulta. Guardar uma determinada quantia mensalmente, pode trazer mais segurança nos planejamentos e mais possibilidades para alcançar metas.

Poupar para os filhos

A conta poupança é uma das primeiras coisas que vêm a cabeça dos que pensam em poupar. Não seria diferente para os pais que pensam em guardar um determinado valor para os filhos.

O problema é que a poupança não é a melhor opção para manter esse dinheiro.

O que acontece é que a caderneta de poupança tem baixo rendimento e costuma perder para a inflação. Existem outras opções que também são de baixo risco e são mais rentáveis.

Além disso, também é importante lembrar que a poupança só rende em seu ‘aniversário’. Ou seja, a remuneração só acontece mensalmente. Caso seja resgatada antes da data, não há nenhum ganho de juros.

No entanto, se a escolha ainda for a conta poupança, existem maneiras de abri-la para filhos menores de idade. A maioria dos bancos não permitem que usuários menores de idade realizem saques até atingir os 18 anos de idade.

Isso pode trazer mais segurança para os pais que pretendem que o dinheiro guardado seja utilizado para um fato determinado. Mas essa impossibilidade de movimentação na conta por menores não é via de regra.

O ideal é saber como funciona o banco escolhido para a abertura da conta. Também é válido lembrar que o rendimento da poupança é igual para todos os bancos.

Investir para os filhos

Em comparação com a caderneta de poupança, existem outras formas de fazer o dinheiro render mais, além de abrir poupança para filhos. Algumas delas são de fácil entendimento. Além do que, possuem proteção do Fundo Garantidor de Crédito.

O FGC é a garantia que o investidor tem caso a instituição financeira quebre. O Fundo Garantidor de Crédito garante aplicações de até R$ 250 mil por CPF ou por instituição emissora.

Opções de investimento para o futuro dos filhos

poupanca-para-filhos

Existem diversas opções para criar uma caderneta de investimentos, algumas delas são

●  Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB não possui isenção do IR, mas possui segurança pelo FGC. Essa modalidade de investimento oferece ao investidor a mesma segurança da caderneta de poupança. Além disso, sua remuneração pode ser pós-fixada, pré-fixada ou híbrida.

●  Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

O LCI funciona como emprestar dinheiro para o setor imobiliário. Possui as opções de rendimento pré-fixado, pós-fixado ou híbrido. É um produto isento do IR e possui garantia assegurada pelo FGC.

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

O LCA é uma espécie de empréstimo para o setor do agronegócio. Pode ser classificada em pré-fixada, pós-fixada ou híbrida. Também é isenta do Imposto de Renda e possui garantia pelo FGC.

●  Títulos públicos

O título público possui três modalidades: indexado a SELIC, atrelado ao IPCA ou pré-fixado. Os rendimentos do Tesouro Direto não estão isentos ao IR, mas também contam com opções de liquidez diária. Ou seja, mais facilidade para resgatar o valor aplicado.

Essas outras formas de gerar uma poupança para filhos também são seguras e possuem um índice de rendimento maior do que a própria conta poupança. São opções viáveis tanto para os pais, quanto para os filhos que quiserem continuar investindo. Para entender mais, baixe o Ebook: Pontapé do Investidor!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *