Home Blog PPR: entenda como funciona o programa!

PPR: entenda como funciona o programa!

ppr

Um dos pilares do empreendedorismo está nas boas práticas empresariais e uma das estratégias utilizadas por empresas de todo o mundo para remunerar seus funcionários é: o PPR.

Entendido como um instrumento de integração entre o capital produzido e o trabalho, o PPR também incentiva a produtividade.

O PPR é uma forma de remuneração que varia de acordo com o alcance de metas e cumprimento de estratégias de uma empresa.

Esse tipo de programa, geralmente, apresenta altas elevações nos resultados das empresas.

Como funciona o programa de participação nos resultados (PPR)?

Para implementar esse tipo de programa, a empresa deve criar uma comissão paritária.

Composta por representantes da empresa e dos empregados, a comissão deve definir as regras de distribuição de valores.

Essa remuneração é obtida a partir do alcance de metas pré-estabelecidas de acordo com os objetivos da empresa. Como por exemplo:

Se o faturamento mensal ultrapassar certo valor, uma porcentagem dele é oferecida para os funcionários.

Diferenças entre PPR e PLR

O Programa de Participação nos Resultados é comumente confundido com o Programa de Participação nos Lucros e Resultados. Entretanto, existem algumas diferenças:

No PLR, parte dos lucros de uma empresa gerados em um determinado período de tempo é dividido com os funcionários. Essa porcentagem é estabelecida previamente.

Já no PPR, a bonificação ocorre a partir do alcance de metas bastante específicas, que também podem incluir o aumento do lucro.

Entre as vantagens dos Programas de Participação, estão:

  • Unificação de objetivos;
  • Produtividade;
  • Maior empenho, comprometimento e dedicação;
  • Crescimento da empresa e dos funcionários;
  • Incentivo à melhoria dos produtos e serviços oferecidos.

Quais as regras do PPR?

A empresa deve definir qual o valor que vai ser entregue aos funcionários, que pode variar bastante. Ele pode ser estipulado em porcentagem sobre os salários ou fixo.

Esse programa foi regularizado em 19 de dezembro de 2000, com a lei 10.101. Após isso, em 20 de junho de 2013, por meio da Lei 12.832, foram feitas algumas atualizações.

As regras para a participação determinadas pela comissão paritária devem ser claras e objetivas. Isso inclui as determinações quanto à periodicidade de distribuição, período de vigência e os prazos para a revisão do acordo.

A lei determina que o pagamento não pode ocorrer por mais de duas vezes no mesmo ano. Além disso, os beneficiados devem ter vínculo com a empresa.

O que fazer com essa renda extra?

É comum que, ao receber uma renda extra, as pessoas acabem se descontrolando financeiramente. Por isso, uma dica para não direcionar mal o seu dinheiro é analisar a sua realidade financeira.

Se você está desorganizado e possui algumas dívidas, é indicado que esse valor seja direcionado para a quitação delas. Isso vai possibilitar uma maior estabilidade para sua vida financeira.

Entretanto, se você vive em seu padrão de vida, com sua renda fixa cobrindo as despesas, esse valor pode ir para alguns “luxos”.

Esses luxos podem ser seus objetivos de curto prazo, como comprar algum produto novo.

Muitas vezes, a renda de uma pessoa não possibilita que ela faça algum curso ou atividade desejada. Nesse caso, dependendo do valor recebido, seria possível contratar o serviço, como por exemplo, o pacote anual de uma academia.

Por isso, o PPR ou outro Programa de Participação pode ser bastante benéfico, pois traz benefícios para a empresa e seus funcionários. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle