Home Blog PMP: como ajustar o prazo médio de pagamento no seu negócio?

PMP: como ajustar o prazo médio de pagamento no seu negócio?

poder aquisitivo 1

Assim como outras várias informações financeiras relevantes para o negócio, o prazo médio de pagamento é um dado relevante para o planejamento e projeção do negócio.

Por isso, para organizar as questões financeiras e contábeis de um negócio, entender o que é o prazo médio de pagamento e como calculá-lo é muito importante no empreendedorismo.

O que é o prazo médio de pagamento?

Essa atividade ponta o tempo médio que um negócio leva para completar o pagamento aos fornecedores, iniciando a contagem a partir do dia de compra.

Entender esse prazo médio de pagamento a fornecedores é muito importante para a relação com os mesmos e para a gestão orçamentária do negócio.

É interessante destacar que, se uma empresa opera com vários produtos, o prazo médio de pagamento de compras pode variar de mercadoria para mercadoria, tendendo naturalmente a ser maior quanto mais cara a compra for.

Ou seja, é necessário para o controle do fluxo de caixa de um negócio.

Quanto maior for o PMP, melhor será para o seu caixa, já que haverá mais tempo de você conseguir vender produtos e pagar suas obrigações com o fornecedor.

Como calculá-lo?

Para ter em mãos essa informação valiosa, é necessário primeiramente entender como calcular prazo médio de pagamento.

Ao comprar de um determinado fornecedor, a gestão de pagamento deve se atentar a todos valores exatos a serem pagos e seus respectivos prazos.

Para fazer esse cálculo, basta usar a fórmula do prazo médio de pagamento:

  • PMP = Somatório (Prazos dos pagamentos x Valores) / Somatório de todos os valores.

Por exemplo, uma loja de calçados comprou insumos de uma fábrica x e da fábrica y, nos x valores de R$2.000,00 e R$3.000,00 e nos prazos de 50 dias e 40 dias, respectivamente.

Assim, basta inserir os valores na fórmula do PMP descrita acima.

  • PMP= {(2.000 x 50) + (3.000 x 40)}/(2000 + 3000)
  • PMP= (100.000 + 120.000)/5000
  • PMP= 40 dias

Portanto, esta loja de calçados terá o PMP aos seus fornecedores de 40 dias.

Importância do PMP

No processo contábil e de planejamento orçamentário de um negócio, colher e documentar o máximo de informações possíveis é muito importante.

O valor do índice do PMP permite a obtenção de outras diversas informações chaves para um negócio.

Portanto, entre as principais funções do cálculo, estão:

  • Viabiliza o cálculo da necessidade de fluxo de caixa;
  • Junto com o prazo médio de recebimento é possível evitar o caixa negativo;
  • Viabilizar o processo operacional de um negócio.

Ou seja, é uma métrica relevante que informa, conjuntamente com outras informações, sobre a disponibilidade de recursos financeiros em um negócio para viabilizar a operação e funcionamento da empresa.

Por fim, é importante destacar que informações como o prazo médio de pagamento não podem ser deixadas de lado pela gestão de um negócio, já que são fundamentais para o planejamento e desenvolvimento financeiro de uma empresa.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *