Preços premium: entenda como funciona essa estratégia de precificação

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Várias estratégias de precificação são usadas de formas inteligentes pelos negócios e, com certeza, a estratégia de preços premium, é uma das mais eficientes no empreendedorismo.

Por isso, para empresas que estão buscando táticas de maximização do seu faturamento, entender sobre a estratégia de preços premium é extremamente relevante para o negócio.

O que são preços premium?

O preço premium é uma estratégia de precificação que pode trazer uma série de benefícios aos negócios.

Primeiramente, é interessante destacar que as estratégias de precificação são técnicas utilizadas por um negócio para alcançar alguns objetivos, como:

  • Aumentar o market share ou fatia de mercado;
  • Ganhar competição com produtos semelhantes via alterações no preço;
  • Otimizar resultados do negócio;
  • Inserir produto no mercado.

Esses são apenas alguns dos benefícios de utilizar estratégia de preços para se destacar em meio ao mercado competitivo.

Entretanto, voltando especificamente para a estratégia de precificação premium, é importante destacar como essa tática pode impactar o negócio e seu respectivo mercado consumidor.

Ao usar a essa estratégia, a empresa disponibiliza algum produto ou serviço premium que, na verdade, é um produto semelhante ao básico, mas com preço elevado.

Você deve está se perguntando: “Qual sentido em vender um produto semelhante a um preço mais caro, e esperar um resultado positivo?”.

Benefícios da estratégia de preços premium

Para esclarecer essa dúvida, é necessário entender as consequências positivas da utilização da estratégia premium.

Em primeiro lugar, é importante olhar pela lógica do posicionamento de preço esperada pela empresa.

Ao disponibilizar um produto premium com um preço mais caro e semelhante ao produto básico, a precificação do produto básico pode parecer muito mais atrativa ao consumidor.

Dado que o produto premium entrega um valor ligeiramente maior que o básico e que a diferença entre os preços dos produtos seja significante na visão do consumidor, a relação preço-valor o fará decidir comprar o produto básico de forma mais eficiente e rápida.

Além disso, por receber o nome de premium, o produto pode chamar a atenção de consumidores com uma restrição orçamentária mais larga.

Ou seja, por buscar condições exclusivas, esses consumidores poderão acabar optando pela opção premium, e isso vai ajudar a maximizar o faturamento da empresa.

E ainda, a estratégia de preços premium pode ser extremamente útil para o posicionamento de marca.

Ao disponibilizar produtos mais caros que os da maioria dos concorrentes, os consumidores poderão subentender que os seus produtos têm uma série de recursos exclusivos.

As empresas comumente utilizam essa estratégia para se posicionar no mercado e associar sua imagem diretamente a algo de alta qualidade.

Caso a estratégia de chamar a atenção dos consumidores tenha sido bem sucedida, a empresa pode reduzir os preços do produto, criando uma sensação de oportunidade de compra nos potenciais clientes.

Exemplo de preços premium

A estratégia de precificação premium é amplamente usada por lojas de artigos de luxo, mesmo que de forma quase que inconsciente por parte de algumas.

A marca de relógios Rolex, por exemplo, é famosa mundialmente pela qualidade dos seus produtos, muito disso graças ao preço cobrado pela marca.

Se a Rolex der pequenos descontos no seus produtos, o número de vendas pode subir drasticamente, já que os consumidores irão encarar a situação como a chance única de adquirir um Rolex a um preço mais acessível.

Claro, para usar essa estratégia de forma eficiente, é necessário muito estudo de mercado e entendimento dos potenciais clientes.

Dessa forma, as empresas podem utilizar a tática de preços premium, se destacando em meio aos concorrentes e conquistando uma parcela de mercado cada vez mais significante.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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