Home Blog Primeiro funcionário: entenda como e quando contratar um!

Primeiro funcionário: entenda como e quando contratar um!

primeiro funcionario

Para quem tem um empreendimento e deseja contratar o primeiro funcionário, pode surgir a dúvida se o momento atual é o certo para fazer isso. Além das questões monetárias, existem outros fatores que devem ser levados em consideração para essa ação.

Contratar o primeiro funcionário exige uma série de ponderações. Isso porque um mau contrato ocasiona em um mau resultado. E ninguém quer contratar uma pessoa para entregar frutos negativos.

Por isso, antes de escolher o primeiro empregado é preciso estar atento a algumas inquisições. Seja para o empreendedor iniciante no negócio pequeno ou para uma empresa de grande porte.

Contratar primeiro funcionário é um passo importante!

Como escolher primeiro funcionário?

Primeiro é preciso que o candidato à integrante do time tenha “feeling” com a empresa de uma forma geral.

Não adianta contratar a pessoa mais qualificada no assunto se não existir uma conexão entre o funcionário e a motivação por trás da função. Isto é, o empreendedor precisa unir a ele pessoas que compartilhem do mesmo propósito.

Por exemplo, para alguém que possui um estúdio de musical não seria recomendável contratar alguém que não gosta de música.

Acontece que o trabalho se tornaria exaustivo para ambas as partes. Tanto para o contratante, quanto para o contratado. O ideal é trabalhar com o que se gosta, porque dá tesão e vontade de se desenvolver cada vez mais.

Por isso, para escolher o primeiro funcionário, é preciso antes de tudo saber se o candidato possui afinidades com o que a empresa propõe.

Funções podem ser delegadas e aprendidas para, posteriormente, serem executadas. Já a paixão é algo mais difícil de se desenvolver.

É imprescindível ter ao lado pessoas que compartilhem das mesmas paixões e propósitos. Até porque não é possível contar com isso 100% do tempo. O local de trabalho deve ser um lugar de amor, dedicação e fruição.

Quando contratar primeiro funcionário?

Contratar uma ou mais pessoas para agregarem na jornada do empreendedorismo pode ser uma tarefa complicada, primeiro, para saber o momento e quais são os perfis que o empreendedor busca.

Para saber o momento ideal de contratar o primeiro funcionário para não perder recursos financeiros e nem ânimo nas próximas contratações, é preciso saber da necessidade.

Por exemplo, em uma empresa iniciante que quer ter visibilidade no universo digital, mas o empreendedor não possui conhecimento sobre a área. Pode ser bastante viável contratar alguém especializado em marketing digital.

Muitos podem pensar no custo que a contratação trará, mas um empreendedor inteligente pensa além disso. Ou seja, além do valor que será pago para o funcionário, quais serão os valores agregados por ele.

Como contratar primeiro funcionário?

Depois de fazer uma avaliação sobre os recursos financeiros a serem dispostos e a real necessidade de trazer mais uma pessoa para compôr o empreendimento, é preciso encontrar a pessoa que seja compatível com o que a empresa pretende.

Fazer uma busca no mercado, pedir para amigos compartilharem a oportunidade e até mesmo divulgar nas redes sociais, são maneiras eficazes de ter um maior leque de opções de possíveis funcionários que tenham a cara da empresa.

Depois disso, é preciso ir em busca da regularização dos documentos necessários para contratar o primeiro funcionário. A partir daí, juntar os esforços e fazer a empresa crescer cada dia mais. Lembrando que agora foi formado um time! Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *