Home Blog 5 dicas para comprar o seu primeiro imóvel

5 dicas para comprar o seu primeiro imóvel

primeiro imovel

Provavelmente, uma das maiores metas relacionadas a dinheiro e ‘investimento’ seja a compra do primeiro imóvel. Mas, antes de saber como fazer para comprar, é preciso quebrar a falsa ideia de que imóvel é investimento.

Reformulando, imóvel é um investimento desde que gere renda (ativo). Se esse não for o caso, o primeiro imóvel, ainda que seja um sonho, é um passivo. Ou seja, consome parte da renda e exige manutenções.

Mas ainda assim, existem formas eficazes de planejamento financeiro para comprar o primeiro imóvel. Onde o pensamento de ‘meu primeiro imóvel’, será uma meta alcançada sem prejudicar o bolso.

Conheça o orçamento familiar

Antes de sair correndo para comprar o primeiro imóvel, é preciso fazer um exame minucioso do orçamento para a compra do primeiro apartamento ou casa. Fazer essa análise possibilita uma melhor compreensão do que poderá ser disposto em valores para realizar esse objetivo.

Além de que, conhecendo o orçamento, se torna possível definir o tipo de imóvel que melhor se adeque à sua realidade financeira e iniciar uma redução de gastos para juntar dinheiro e se tornar um poupador.

Defina o tipo de imóvel

garantia-de-aluguel

Com o orçamento definido e o conhecimento de quanto será destinado para a aquisição do imóvel, é preciso indicar qual o tipo será procurado. Novo ou usado? Na planta ou pronto para morar? Terreno para construção?

A melhor escolha varia de orçamento para orçamento e de quanto tempo está disposto para a aquisição final, em se tratando de imóveis na planta ou terreno.

Fazer financiamento do primeiro imóvel

Estabelecer como comprar o primeiro apartamento através de financiamento ou à vista depende da liberdade financeira do comprador. O ideal é que se pague o valor total, até para que haja a possibilidade de desconto.

No entanto, se essa possibilidade estiver fora do alcance, é recomendável que se poupe para a entrada.

  • Quando maior o aporte inicial, menos juros a pagar;
  • Quanto mais rápido pagar, possibilita a amortização do saldo devedor;
  • Aplicar o FGTS na casa própria também é possível, mas é preciso verificar as condições de utilização;
  • O valor da parcela do financiamento não deve ser superior a 30% da renda.

Saiba o custo total da dívida

Ao optar por fazer um financiamento, além de designar a entrada do imóvel, é preciso estar vigilante ao custo total da dívida.

Além do custo efetivo total do juros e encargos, existe a correção no financiamento ano após ano no, geralmente baseado em uma taxa referencial.

Não se prender apenas aos valores mensais do financiamento e sim, ao custo total da dívida, evita surpresas ao final do financiamento e faz com que o planejamento financeiro cubra as despesas que surgirão sem dor de cabeça.

Desconto no ITBI

O Imposto de Transmissão de Bens é um tributo municipal que deve ser pago ao adquirir e oficializar um imóvel, mas no caso específico de aquisição de primeiro imóvel é concedido um desconto ou até mesmo isenção total da cobrança.

Como conseguir desconto no ITBI

Consulte se a legislação do seu município permite a isenção ou desconto na forma que foi escolhida para a aquisição do primeiro imóvel.

A maioria dos benefícios são obtidos através da compra por meio do SFH ou FMH.

Como solicitar o desconto para o primeiro imóvel

Para obtenção do desconto ou isenção do ITBI, o comprador deve dispor das documentações necessárias e fazer o requerimento de isenção do Imposto de Transmissão de Bens.

  • A declaração varia conforme o município, por tanto, é necessário verificar na Prefeitura qual o modelo de declaração para o pedido de desconto do ITBI.

Além do ITBI também é necessário destinar um valor para escritura pública e registro. Esses documentos garantem o pleno direito ao comprador.

Uma boa notícia é de que todo comprador tem direito a obter desconto de 50% nas taxas de registro de escritura e em casos individualizados, alcançar a escritura gratuita.

Planejamento

Buscar nos principais sites e em meios presenciais as possibilidades de imóveis nos mais variados formatos, oferece um maior leque de opções ao comprador.

Cada informação deve ser analisada para encontrar a melhor opção de propriedade imobiliária.

Em todos os casos, o planejamento financeiro é ideal para quem quer conquistar o seu primeiro imóvel. Para ajudar nisso, baixe a nossa Planilha: Planejador Financeiro Mensal e cuide melhor de seus rendimentos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *