Home Blog O que fazer com meu primeiro salário? 5 dicas para usar esse dinheiro

O que fazer com meu primeiro salário? 5 dicas para usar esse dinheiro

primeiro salario

O primeiro salário é um sonho para muitos. É aquele dinheiro que você definitivamente pode chamar de seu.  

Por isso, saber o que fazer com o primeiro salário é muito importante. Se com o primeiro recebimento você já adotar uma postura responsável e com educação financeira, é normal, que isso se torne uma tendência com seus próximos salários.  

O primeiro salário é o primeiro pagamento em dinheiro que você vai adicionar ao seu orçamento, que será pago por um terceiro, mediante ao serviço que você presta para o mesmo.  

O que fazer com meu primeiro salário?

primeiro-salario-2 

Quando recebemos o nosso primeiro salário, é normal que sujam algumas perguntas, como por exemplo: 

  • Como administrar meu primeiro salário? 
  • Onde aplicar meu primeiro salário? 
  • O que devo fazer com meu primeiro salário? 

Essas perguntas são muito comuns. E se você está se perguntando isso, parabéns. Provavelmente, você quer desenvolver um planejamento financeiro 

Para ajudar nesse processo de planejamento a partir do recebimento do seu primeiro salário, vale lembrar de algumas dicas que podem ajudar bastante na hora de controlar sua renda e multiplicá-la.  

Dica 1: Pague suas dívidas. 

Um ótimo primeiro passo para se organizar, financeiramente, é quitar as obrigações pendentes. Reserve uma parcela do seu primeiro salário para sanar esse problema do seu orçamento, e nos próximos salários, você não precisará se preocupar com dívidas.  

Dica 2: Monte uma reserva de emergência 

Montar uma reserva de emergência é indispensável para quem está começando a se organizar financeiramente.  

Isso porque a reserva de emergência tem papel fundamental em proteger seu orçamento de futuros gastos inesperados, te ajudando, também, a não precisar contrair dívidas.  

Dica 3: Estabeleça metas financeiras de curto e longo prazo 

Definir as metas financeiras vão te permitir ter uma visão ampliada sobre seu orçamento, seus objetivos e o plano de ação necessário para alcançá-los.  

Essa é uma estratégia valiosa para quem quer traçar um caminho claro para os objetivos finais desde do seu primeiro salário.  

Dica 4: Poupe e comece a investir  

Se a partir do seu primeiro salário o hábito de poupar for desenvolvido, você conseguirá desenvolver uma boa reserva para investir. 

Vale reforçar que a reserva de investimento deve ser poupada além da reserva de emergência. Já que, os investimentos representam dinheiro em longo prazo, e a reserva de emergência é um recurso que poderá ser usado em qualquer eventualidade de gastos acima da média.  

O comportamento de investir é muito positivo para o desenvolvimento da sua independência financeira. E, quanto mais cedo começar a investir, mais capacidade de multiplicar sua renda e experiência você terá.   

Dica 5: Invista em você mesmo 

Invista parte do seu dinheiro no seu desenvolvimento. Essa dica é sem dúvidas uma das mais importantes. 

Guarde parte do seu dinheiro para viagens enriquecedoras, cursos que possam te ajudar pessoalmente e/ou profissionalmente, livros e, é claro, no seu lazer.  

O seu primeiro salário pode ser o início da sua jornada financeira, e isso é muito relevante! Desenvolva desde já hábitos que vão te possibilitar multiplicar e usufruir da melhor forma a sua renda. 

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *