Home Blog Produtividade no trabalho: 8 dicas para trabalhar com mais eficiência

Produtividade no trabalho: 8 dicas para trabalhar com mais eficiência

produtividade no trabalho 2

Desgaste físico e emocional, falta de planejamento e organização são alguns dos fatores que podem levar alguém a perder a produtividade no trabalho. Esses fatores quando surgem vêm acompanhados de perda de tempo e energia, fora e dentro do ambiente laboral.

Ter mais produtividade no trabalho e nas demais atividades diárias é um sonho da maioria das pessoas. No entanto, por medo da falha, poucas pessoas buscam desenvolver hábitos que ajudem a aumentar a produtividade.

A produtividade no trabalho está diretamente ligada a ser mais produtivo nas outras áreas da vida. Por isso, é tão importante que haja a otimização em todos os setores para que, em conjunto, tudo funcione bem.

Como ter melhor desempenho no trabalho?

Antes de qualquer coisa é necessário o esclarecimento e diferenciamento do que é trabalhar bem e trabalhar muito.

Ao contrário do que o senso comum diz, uma coisa não está necessariamente ligada a outra.

Por exemplo, uma pessoa que trabalha o período de 4h diárias pode render muito mais do que outra pessoa que trabalha o período de 7h. O que faz uma trabalhar melhor do que a outra não é a duração do trabalho, mas a atuação na atividade.

Dito isto, trabalhar bem é exercer a função de forma consciente, aumentar desempenho, otimizar o tempo etc. Assumir este tipo de postura é vantajoso não apenas para a empresa, mas para o colaborador que pode fazer melhor em menos tempo.

Ou seja, a função é produzida sem sofrer sobrecarga e ainda proporciona crescimento no rendimento interno e externo para quem atua de maneira inteligente.

8 dicas de produtividade

1. Definir prioridades

Definir prioridades faz com que o trabalho seja acrescido em grande escala de produção e não necessariamente de tempo.

Antes de iniciar as atividades do dia, sejam elas no âmbito profissional ou não, é preciso estabelecer o que é prioridades.

Uma simples caneta e papel pode ajudar na missão, ou até mesmo, o bloco de notas do celular.

2. Planejar as atividades do dia

Planejar as atividades do dia é tão essencial quanto definir a prioridade. Isto é, listar as tarefas em uma matriz de priorização ajuda a compreender de forma clara o que deve ou não ser feito e, além disso, quando deve ser feito.

3. Dormir bem

Uma boa noite de sono pode ajudar no melhor raciocínio, diminuição do estresse, melhoria do humor e até mesmo ativar a memória.

Ficar ansioso pelas atividades que precisam ser feitas e não dormir é um círculo vicioso de não rendimento.

4. Não procrastinar

A regra de ouro é: não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje! A procrastinação pode levar ao acúmulo de funções e atividades.

O que significa aumento na carga emocional e física, podendo gerar um “tilt” na produtividade.

5. Pausas são essenciais

Como na música e nas demais artes, a ausência da existência de algo por si só já é um produto.

Tornando mais claro, a pausa faz parte da produtividade. Seja para levantar, tomar um café ou até mesmo interagir com os colegas de trabalho.

No entanto, é preciso cautela na hora das pausas. Pessoas que não possuem controle quanto aos descansos podem entrar em um processo de procrastinação. Estipular horários é uma forma de não sofrer a autossabotagem.

6. Praticar exercícios

Fazer atividade física ajuda o corpo e a mente a desenvolverem um estímulo a mais para a produtividade.

Uma simples caminhada ou ir à academia, significa melhoria na saúde em todos os aspectos.

7. Se alimentar bem

A expressão ‘saco vazio não para em pé’ assume o total sentido. Quem não se alimenta bem tem maior probabilidade de não conseguir produzir de forma positiva e eficaz.

8. Baixar aplicativos e manter anotações

Alguns aplicativos trazem métodos gratuitos que prometem ajudar na produtividade. Por exemplo, a técnica pomodoro pode ser aplicada para conseguir um melhor ritmo de produção na atividade laboral.

Isto é, uma boa alternativa para ter mais produtividade no trabalho é buscar aplicativos gratuitos que disponibilizem maneiras de gerenciar o tempo, planejar e produzir mais. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle