Home Blog Profissional do futuro: 10 habilidades que todo profissional deve ter

Profissional do futuro: 10 habilidades que todo profissional deve ter

profissional do futuro

Os profissionais precisam estar em constante evolução. O mercado muda e quem trabalha nele também muda. O profissional do futuro estabelece uma relação de transformação nas atividades e na mentalidade, de acordo com as competências modificadas.

Ou seja, o profissional do futuro é como um camaleão, que se adapta para continuar trazendo bons resultados e se manter no mercado de trabalho. Isso não se resume apenas às novas profissões que irão crescer ou surgir com o passar do tempo.

Mas sim, com a capacidade do profissional do futuro criar um ambiente favorável para que as suas ferramentas continuem sendo indispensáveis e/ou complementares ao avanço da tecnologia, por exemplo. Por isso, se reinventar é preciso.

O que esperar do mercado de trabalho no futuro?

profissional-do-futuro-2

As tecnologias dos dias atuais serão obsoletas em um futuro próximo, assim como o que foi produzido há alguns anos atrás, está sendo superado pelas criações do presente. Ou seja, quem hoje tem espaço no mercado de trabalho, precisa se remodelar para não ser ultrapassado pelas novidades de trabalho no futuro.

Até porque nem toda a empresa disponibiliza o tempo de reaprendizado para um antigo profissional que está consciente apenas sobre as ferramentas atuais

No entanto, algumas outras não apenas concedem o tempo, como treinam o time para a modernização para habilidades do futuro.

Imaginando um cenário de alguém que trabalha com edição de vídeo, por exemplo. Os produtos utilizados se requalificam e o profissional tem dois caminhos como alternativa.

Aprender a manusear os novos equipamentos ou se prender aos instrumentos antigos que, por ventura, pode fazer com que ele seja excluído do mercado de edição de vídeo.

Isso não significa largar por completo os antigos dispositivos, muitas pessoas podem até recorrer para finalizações que aconteçam apenas com aquele determinado produto. Mas é importante ampliar as possibilidades.

É como na fotografia. Antigamente as fotos eram apenas em preto e branco, quando chegaram as câmeras coloridas, a produção de câmeras em preto e branco perdeu o sentido.

Mas isso não significa que as pessoas pararam de tirar fotografias p&b, apenas ganharam a possibilidade de optar entre um serviço ou outro, através dos filtros de edição de foto, por exemplo. Se preparar para o futuro é criar uma ampla gama de viabilidades.

10 habilidades profissionais das competências do futuro

Os profissionais do futuro precisam estar em atualização. Tanto para conhecer as profissões do futuro, quanto para fazê-las acontecer. Para isso, algumas habilidades são esperadas na progressão.

Desenvolvê-las não é nenhum mistério. Assim como outra qualquer habilidade dentro dos âmbitos físico, mental e emocional, precisam ser estimuladas e ter consistência.

  1. Negociação;
  2. Inteligência emocional;
  3. Criatividade;
  4. Comunicação;
  5. Persuasão;
  6. Capacitação;
  7. Pensamento analítico;
  8. Trabalho em equipe;
  9. Proatividade;
  10. Coerência comportamental.

Algumas das muitas habilidades já são requisitadas hoje em dia, mas muitas empresas ainda não entenderam a importância dessas mudanças. Antes que sejam requisitadas, o ideal é que seja estimulada a capacitação antes mesmo de serem requeridas.

Diante disso, o profissional do futuro precisa estar antenado com o mundo. Encarar as modificações como novas oportunidades de crescimento e não como desafios limitantes, é também uma das características do amanhã. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *