Projeção de vendas: aprenda a fazê-la corretamente em seu negócio

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Saber exatamente a quantidade de vendas em uma empresa, é uma missão impossível. Mas é preciso que um negócio esteja preparado para dar suporte na comercialização. Para isso, existe o cálculo de projeção de vendas.

Isto é, a projeção de vendas ajuda a empresa a se planejar sobre o suporte que será despendido na composição do faturamento. Por isso, fazer uma projeção de vendas é importante na estrutura de um empreendimento.

De forma geral, a projeção de vendas significa realizar uma previsão do quanto se espera faturar na empresa em um período futuro. Calcular projeção de vendas possibilita também um melhor direcionamento no planejamento do negócio.

Como fazer um planejamento de vendas?

Realizar a previsão de receitas é uma etapa importante nos processos dentro de um negócio. A gestão de vendas, se for bem realizada, traz grandes benefícios ao rendimento da empresa.

Isto significa que, projetar vendas dinamiza o relacionamento e execução de alguns canais. Por exemplo:

  • Experiência de vendas: através da análise de vendas é possível acompanhar a jornada dos clientes. Assim, a eficácia no histórico atualiza a previsão de faturamento;
  • Análise de concorrência: realizar a análise de concorrência não significa se prender aos padrões de venda de outras empresas do mesmo segmento, mas procurar entender como funciona o processo de comercialização;
  • Canais de distribuição: realizar o reconhecimento e aumentar as possibilidades dos canais de distribuição para melhorar o relacionamento com o cliente. Isto é, o produto ou prestação de serviço precisa estar visível e acessível para quem quiser adquirir ou contratar;
  • Preços: determinar o preço de produtos ou serviços através da análise do custo de produção e demais gastos precisa ser levado em consideração para não entregar um valor destoante para o cliente e nem sair perdendo;
  • Ambiente fora do negócio: os fatores externos também podem influenciar no orçamento de vendas. Por isso, é preciso estar atento ao que acontece na economia, por exemplo.

Como realizar a previsão de receitas?

A importância de uma projeção de vendas não se restringe à ideia do que pode ser ganho a partir das vendas. Mas também se expande à segurança de um empreendimento estar preparado e buscar melhorias de comercialização. Outros benefícios:

  • Organização e planejamento de campanhas direcionadas;
  • Avalia quais produtos/serviços a empresa vende em maior quantidade;
  • Possibilita a identificação dos pontos fortes e fracos do negócio.

Conheça 3 métodos de projeção de vendas

Existem diversos métodos para projetar as vendas. Para encontrar o ideal, é preciso entender como funciona o desenvolvimento dentro da empresa. Ou até mesmo, testar ferramentas diferentes e encontrar a melhor forma.

  1. Características de negócio: analisa como a personalidade dentro das negociações podem influenciar positivamente ou negativamente no fechamento de vendas;
  2. Resultado realizado: entender o que aconteceu nos processos passados, pode influenciar no que pode existir no futuro. Por isso, é importante entender as vendas passadas e as receitas que foram geradas;
  3. Mercado: a análise de mercado baseia a pesquisa em estudar o cenário dentro do plano de negócios que foi montado para a empresa.

Ou seja, a projeção de vendas atua diretamente nas realizações de atividades futuras. Para mais informações como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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