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6 dicas para melhorar sua prospecção de clientes e vender mais!

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Todo negócio que pretende crescer e atingir um público cada vez maior precisa trabalhar bem a sua prospecção de clientes.

Para quem está começando um negócio ou vem sentindo dificuldade na aquisição de leads qualificados, é interessante começar a entender e trabalhar um pouco mais a prospecção de clientes. Aumentando as chances de sucesso no empreendedorismo!

O que é prospecção de clientes?

A prospecção de clientes é a atividade relacionada a atração de leads para que eles possam ingressar no funil de vendas de uma empresa.

Toda essa prospecção deve ser muito bem pensada, já que, desde do primeiro contato com a sua marca, o consumidor já está criando uma opinião sobre sua empresa e seus produtos ou serviços.

Portanto, melhorar prospecção de clientes significa atrair consumidores cada vez mais qualificando-os em relação à solução que você vende.

6 dicas de prospecção de clientes

Como em todos processos da empresa, existem algumas técnicas para prospectar clientes que, se dominadas, as chances de aumentar o fluxo de vendas da sua empresa só crescem.

Para isso, é necessário ter em mente as melhores dicas para prospectar clientes e assim começar adaptá-las para o seu negócio.

1. Prepare o consumidor antes de entrar em contato

Imagine que você está em casa ou no trabalho fazendo suas atividades, quando de repente uma empresa desconhecida liga para vender um produto o qual você nunca demonstrou interesse.

É possível ver que situações como essa raramente acabam com uma venda e uma boa impressão da empresa.

Por isso, é muito importante fazer com que sua marca vá entrando na vida do consumidor e que ele saiba o que é sua empresa e quais tipos de produtos ou serviços são oferecidos.

Para prospectar novos clientes, o primeiro contato com o lead deve ser feito de forma sutil, muitas vezes sem parecer que você está vendendo, mas sim o ajudando a solucionar um problema.

2. Se comporte como um especialista

Para ganhar credibilidade com um lead qualificado, você deve se posicionar como um especialista no setor que sua empresa atua.

Como dito anteriormente, você deve se posicionar como quem está ajudando o consumidor a resolver um problema, e quando ele o enxerga como um especialista no assunto, é muito mais fácil que ele escolha a sua solução.

Existe uma série de estratégias para se posicionar como um especialista e ganhar mais credibilidade.

  • Crie um blog para lançar conteúdos educativos sobre o setor;
  • Vá a conferência de empresas;
  • Dê workshops;
  • Se posicione nas redes sociais.

3. Ganhe confiança de clientes

O objetivo da venda não deve ser simplesmente empurrar o produto para um consumidor e receber o dinheiro dele.

Quando, mesmo após a compra, o vendedor dá suporte ao cliente, a confiança em relação a marca só aumenta.

Essa relação de confiança é importante por 2 principais motivos:

  • Clientes satisfeitos e que confiam na sua marca tendem a indicá-las para pessoas próximas, ou seja, aumentam organicamente a captação de clientes;
  • A confiança e satisfação quanto ao seu produto ou serviço pode aumentar a “vida útil do cliente”, ou seja, ele tende a passar mais tempo consumindo da sua empresa.

4. Desenvolva scripts de referência

Se o time de vendas eventualmente crescer, é necessário que todos os vendedores falem a mesma linguagem, que vai ser a da marca.

Essa linguagem deve ser desenvolvida a partir do conhecimento sobre o cliente, entendendo o seu perfil e que tipo de ajudas ele vem buscando, para assim atrair clientes qualificados.

Portanto, ter um roteiro para prospectar clientes pode ser bom para reduzir as chances de erros durante as conversas com leads e para adaptar os vendedores a linguagem que a empresa quer passar.

5. Qualifique os leads

É essencial que as pessoas que sua empresa está criando um relacionamento sejam prontamente qualificadas.

Para isso, você deve entender quem são as pessoas que, ao consumirem seus produtos ou serviços, ficam satisfeitas.

Essa etapa é muito importante, já que, qualificando leads de forma efetiva, as chances de vendas, satisfação e recomendação só aumentam.

6. Estabeleça um follow up

Follow up é uma expressão em inglês comumente usada no mundo dos negócio que significa basicamente “fazer o acompanhamento”

Em vendas complexas, principalmente, o consumidor não toma a decisão de compra no primeiro contato com um vendedor.

Existem expectativas do consumidor relacionadas ao seu negócio, que caso não sejam atendidas, as chances de fechar uma venda diminuem.

Portanto, é preciso ter alguma ferramenta, como as de CRM (customer relationship management), que ajuda o time de vendas a cumprir com as expectativas do consumidor.

Essas expectativas podem estar relacionadas a uma ligação que foi marcada ou um conteúdo especial que foi prometido.

Portanto, o descumprimento de qualquer uma dessas duas situações pode resultar na perda de uma venda.

Por fim, fica claro que, para desenvolver uma prospecção de clientes eficiente, o relacionamento com os consumidores deve ser a maior preocupação do time de vendas. Dessa maneira, mais vendas serão feitas, resultando em ainda mais clientes satisfeitos. Assine a nossa newsletter para mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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