Home Blog PSSA3: tudo sobre as ações da Porto Seguro!

PSSA3: tudo sobre as ações da Porto Seguro!

PSSA3

A Porto Seguro (PSSA3) centraliza suas atividades no setor financeiro e de seguros, tendo como principal foco a emissão de seguros patrimoniais e de automóveis. Além de ser considerada uma das maiores seguradoras do Brasil.

As ações da Porto Seguro (PSSA3) compõem parte da bolsa de valores brasileira, ou seja, a B3. Por isso, as ações da empresa podem ser comercializadas por investidores que percebem no setor e números da empresa oportunidades rentáveis.

O que é a Porto Seguro (PSSA3)?

PSSA3 1

A Porto Seguro (PSSA3) direciona seus serviços para a oferta de seguros relacionados ao segmento de automóveis e residências. A empresa é brasileira e considerada a 4° maior companhia seguradora do Brasil.

Dessa forma, as ações da empresa são negociadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), por meio do ticker PSSA3. 

Em suma, a Porto Seguro atua no setor de seguros, desde o ano de 1945, oferecendo seguros automotivos, seguro patrimonial e seguros de saúde. A companhia possui mais de 323.293.030 milhões de ações, sendo 29,1% destas em free float

Além da Porto Seguro, outras empresas integram o setor de seguros no Brasil, dentre elas o SulAmérica (SULA11) e o IRB Brasil (IRBR3).

  1. SulAmérica: a empresa direciona seus serviços para a oferta de seguro saúde e odontológico. Além de oferecer seguros de vida e acidentes pessoais. 
  2. IRB Brasil: a companhia atua no segmento de resseguro. Sendo assim, assume o compromisso de realizar a indenização a outras seguradoras, diante de prejuízos que podem surgir em decorrência de suas apólices. Recebendo assim, como uma troca, parte dos prêmios

Dessa forma, mediante a expressividade da Porto Seguro (PSSA3) para o mercado financeiro, recomenda-se compreender o modelo de negócio da empresa e alguns fatos relevantes que devem ser considerados. 

Por isso, por meio das informações que podem ser adquiridas pelo acionista, os investimentos poderão ser executados de maneira mais consciente e assertiva. 

O que faz a Porto Seguro (PSSA3)?

A atividade principal da Porto Seguro é centralizada no setor financeiro e de seguros, além de outros serviços.

Logo, dentre os principais produtos e serviços que são oferecidos pela Porto Seguro, estão: 

  • Seguro de vida;
  • Previdência;
  • Seguro saúde e odontológico;
  • Financiamento;
  • Consórcio

Sendo assim, é possível perceber que a Porto Seguro consegue oferecer serviços diversificados, atingindo os mais variados públicos. 

Como atua a Porto Seguro (PSSA3)?

A Porto Seguro (PSSA3) é considerada líder no segmento de seguros de automóvel e residência. Além de ser a 4° maior seguradora em território nacional.

Desse modo, a empresa conta com mais de 9,6 milhões de clientes. Além disso, a empresa trabalha com mais de 38 corretores independentes. 

Ressaltando que, a empresa possui mais de 120 filiais e 13 mil prestadores de serviços, que possuem contrato de exclusividade. 

As ações da Porto Seguro (PSSA3): onde e como são negociadas?

O ticker da Porto Seguro (PSSA3) é negociado na bolsa de valores brasileira ou B3 (Brasil, Bolsa e Balcão). 

Sendo assim, as ações da companhia podem ser negociadas por meio de sistemas digitais, tornando as negociações entre os acionistas mais ágeis e seguras, para ambas as partes envolvidas.  

A companhia dispõe de ações ordinárias (PSSA3 ON) que dão direito ao voto durante assembleias empresariais.

Dessa forma, para adquirir ações ofertadas pela Porto Seguro, é importante que seja realizada a abertura de uma conta numa corretora de valores de preferência do investidor. 

Após isso, é necessário realizar uma transferência TED, com o capital desejado para realizar a aquisições de ações da Porto Seguro, referidas como PSSA3. 

Características das ações da Porto Seguro (PSSA3)

As ações da Porto Seguro são negociadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) e possuem as seguintes características:

A classificação setorial da Porto Seguro (PSSA3) diante das informações que estão disponibilizadas na B3 é: Financeiro / Previdência e Seguros / Seguradoras.

Além disso, seu segmento de listagem na bolsa de valores é o Novo Mercado

Suas ações oferecem Tag Along 100% ON, além de terem um Free Float de 29,1%.

História da Porto Seguro (PSSA3)

Foi no ano de 1945 que os diretores e acionistas do Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco) fundaram a Porto Seguro Cia de Seguros Gerais

Sendo assim, em 1947, ocorreu a abertura da primeira Sucursal, localizada no Rio de Janeiro. 

Posteriormente, no ano de 1949, a empresa realizou a aquisição da Rochedo Cia de Seguros. Dessa forma, foi unificada a administração, formando assim o Grupo Segurador Porto Seguro, sendo composto por três seguradoras: Central, Porto Seguro e Rochedo.  

No ano de 1958, o Grupo Segurador Porto Seguro adquiriu a companhia Renascença de Seguros. Desse modo, ocorre a mudança da empresa para a sede da Renascença.

Em 1963, o principal acionista da Central Seguradora e do Banco Bandeirantes, Quirino Ferreira Neto, decidiu pela venda do Banco a outros acionistas, restringindo assim seus negócios. Após essa decisão, o Grupo Porto Seguro passou a ser totalmente independente de qualquer instituição financeira.

Alguns anos após, especificamente em 1967, Domingos Quirino Ferreira vendeu o controle acionário da Renascença.

Por isso, foi em 1970 que a Porto Seguro vendeu o controle acionário da companhia Central de Seguros. 

Dessa forma, no ano de 1971, a companhia Rochedo foi incorporada a empresa, deixando assim, de existir.

Em 1972, Abrahão Garfinkel desligou-se do Grupo Atlântica Boavista de Seguros e assumiu o controle acionário da Porto Seguro Cia.

Foi em 1975 que a companhia realizou a aquisição da Central Veículos, concessionária Volkswagen, buscando baratear a compra de peças para veículos sinistrado da mesma marca. 

Dessa maneira, em 1976, ocorreu a abertura da companhia Porto Seguro Consórcio, dando início às atividades referentes a venda de consórcio de automóvel.

No ano de 1983, a companhia chegou a 700 funcionário no seu quadro.

Em 1985 ocorreu a renovação no logotipo da Porto Seguro, incluindo a palavra: “Seguros”. Além disso, foram iniciadas as operações da Central Porto Seguro de atendimento 24h.

A criação do “Porto System” aconteceu em 1991, objetivando auxiliar o corretor na consulta de tabelas, sem precisar recorrer a companhia.

Criações da Porto Seguro

Além do mais, ocorreu o lançamento de dois produtos, a Porto Seguro Empresa e Porto Seguro Residência, buscando acompanhar o movimento do mercado e simplificar os seguros patrimoniais para pessoas físicas e pequenas empresas. 

Foi em 1992 que aconteceu a criação do produto “Porto Seguro Saúde”, proporcionando atendimento médico, laboratorial e hospitalar aos seus segurados. 

Soma-se a isso, para alavancar o portfólio de produtos, a empresa lança o “Porto Seguro Fiança Locatícia”, garantindo o aluguel para os proprietários de imóveis. 

No ano de 1995, a empresa iniciou as atividades da Porto Seguro Del Uruguay, que possui sede em Montevidéu. Dando início a comercialização do seguro de automóveis.

No mesmo ano também foi constituída a empresa Porto Seguro Vida e Previdência S.A.

Posteriormente, em 1996, ocorreu o lançamento do site da Porto Seguro, tornando-se mais um canal de comunicação entre a companhia, seus clientes e o público em geral. 

Sendo assim, foi em 1998 que a empresa criou o Porto Seguro Proteção Patrimonial, direcionado para o controle da segurança de empresas e residências através de alarmes monitorados a distância. 

Inovações da Porto Seguro

Chegando ao ano de 2001, a empresa lançou o Auto Jovem, um seguro de automóvel para jovens entre 18 e 24 anos, que oferecem serviços referentes a Direção Segura e descontos conforme perfil do segurado. 

Dessa maneira, em 2007, ocorreu a criação de novos benefícios para consorciados de automóvel. 

Além do lançamento do cartão de crédito Porto Seguro Visa, que estava operando pela financeira Portoseg. 

Logo, mediante a associação com o Banco Itaú, em 2009, a Porto Seguro assumiu o controle dos seguros dos clientes Itaú Auto e Residência. 

No ano de 2010 ocorreu a implantação de um sistema de gerenciamento de resíduos automotivos nos Centros Automotivos Porto Seguro. 

Sendo assim, no ano de 2012, ocorreu o lançamento do Porto Seguro Serviços Avulsos, um produto oferecido pela empresa que reunia uma série de serviços que podem ser contratados de maneira avulsa por segurados ou não segurados da Porto Seguro.

Além do mais, ainda em 2012, foi criada a Porto Seguro Capitalização, administradora de títulos de capitalização que possui atuação nas modalidades tradicional e incentivo. 

Desse modo, em 2015, ocorreu a comemoração dos 70 anos da Porto Seguro. 

Por fim, no ano de 2017 a Porto Seguro Auto lançou a campanha “Sem sair do sofá” mostrando as soluções e serviços oferecidos pela companhia, principalmente aquelas referentes a segurança do veículo.

Linha do Tempo da Porto Seguro (PSSA3)

  • 1945 – A Porto Seguro Cia de Seguros Gerais é fundada;
  • 1947 – Ocorre a abertura da primeira Sucursal;
  • 1949 – A empresa realiza a aquisição da Rochedo Cia de Seguros. Unificando assim, a administração e formando o Grupo Segurador Porto Seguro;
  • 1958 – O Grupo Segurador Porto Seguro adquire a companhia Renascença de Seguros;
  • 1963 – O Grupo Porto Seguro passa a ser totalmente independente de qualquer instituição financeira;
  • 1967 – Domingos Quirino Ferreira vende o controle acionário da Renascença;
  • 1970 – A Porto Seguro vende o controle acionário da companhia Central de Seguros;
  • 1971 – A companhia Rochedo é incorporada a empresa;
  • 1972 – Abrahão Garfinkel desligou-se do Grupo Atlântica Boavista de Seguros assumindo o controle acionário da Porto Seguro Cia;
  • 1975 – A empresa realizou a aquisição da Central Veículos;
  • 1976 – Acontece a abertura da companhia Porto Seguro Consórcio;
  • 1983 – A companhia chega a 700 funcionário no seu quadro;
  • 1985 – Ocorre a renovação no logotipo da Porto Seguro, incluindo a palavra “Seguros”;
  • 1985 – São iniciadas as operações da Central Porto Seguro de atendimento 24h;
  • 1991 – Ocorre a criação do “Porto System”;
  • 1991 – Acontece o lançamento da Porto Seguro Empresa e Porto Seguro Residência;
  • 1992 – É criado o produto “Porto Seguro Saúde”;
  • 1992 – A empresa lança o “Porto Seguro Fiança Locatícia”;
  • 1995 – São iniciadas as atividades da Porto Seguro Del Uruguay;
  • 1995 – É constituída a empresa Porto Seguro Vida e Previdência S.A.;
  • 1996 – Ocorre o lançamento do site da Porto Seguro;
  • 1998 – É criado o Porto Seguro Proteção Patrimonial;
  • 2001 – A empresa lança o Auto Jovem;
  • 2007 – Ocorre a criação de novos benefícios para consorciados de automóvel;
  • 2007 – É lançado o cartão de crédito Porto Seguro Visa;
  • 2009 – A Porto Seguro assume o controle dos seguros dos clientes Itaú Auto e Residência;
  • 2010 – Ocorre a implantação de um sistema de gerenciamento de resíduos automotivos nos Centros Automotivos Porto Seguro;
  • 2012 –  É lançado o Porto Seguro Serviços Avulsos;
  • 2012 – É criada a Porto Seguro Capitalização;
  • 2015 – Ocorre a comemoração dos 70 anos da Porto Seguro;
  • 2017 – A Porto Seguro Auto lança a campanha “Sem sair do sofá”. 

Como ganhar dinheiro com as ações da Porto Seguro (PSSA3)?

PSSA3 2

É válido compreender que o mercado financeiro disponibiliza diversas maneiras de adquirir lucros com ações da Porto Seguro na bolsa de valores.

Por isso, pode-se considerar o recebimento de dividendos, dado que a companhia possui em seu histórico a distribuição recorrente de proventos. 

Além disso, o investidor tem como opção adquirir capital mediante a negociação de ações que já foram adquiridas anteriormente, comercializando-as por uma valor maior que o adquirido.

Logo, é válido se atentar a questões que possibilitam o recebimento de investimentos com segurança. Dentre essas questões, o investidor pode considerar a diversificação da carteira de ativos, realizando a criação de uma carteira que contenha renda fixa e variável

Por isso, é recomendado que o investidor realize a análise da liquidez, segurança e rentabilidade de uma ação, antes de adquiri-las na B3.

Sendo assim, adquirir uma boa rentabilidade poderá parecer mais interessante para o investidor de longo prazo, quando comparado a busca por uma alta liquidez. 

Logo, decidir entre priorizar rentabilidade ou alta liquidez irá depender dos objetivos definidos pelo investidor. Sendo eles de curto, médio ou longo prazo

Vale a pena investir na Porto Seguro (PSSA3)?

A Porto Seguro (PSSA3) é a 4° maior seguradora do Brasil, sendo líder no segmento de automóvel e residência.

A companhia possui uma ampla participação em diversas regiões do Brasil, realizando suas operações pelos mais variados canais.

Entretanto, a Porto Seguro opera em um setor altamente cíclico, podendo ser afetada pela volatilidade. Por isso, seu desempenho pode ser afetado quando a economia está ruim, dado que a rentabilidade da empresa poderá ser afetado. 

Desse modo, antes de realizar investimentos em ações da bolsa de valores, é importante realizar uma análise fundamentalista.

Logo, será possível verificar se as aplicações estão sendo realizadas de maneira assertiva, seja com a Porto Seguro (PSSA3) ou com outra companhia da bolsa de valores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *