Qualidade de vida no trabalho: como manter uma boa qualidade?

qualidade de vida no trabalho

Todo mundo quer atuar profissionalmente em algo que dê retorno financeiro e felicidade. Afinal, pessoas mais satisfeitas são mais produtivas. A qualidade de vida no trabalho impacta diretamente em todas as áreas da vida, não apenas no âmbito profissional.

A qualidade de vida no trabalho precisa ser mantida para que a pessoa renda mais, tenha saúde, goste do que faz, entre outras razões. Mas para alcançar a qualidade de vida no trabalho em empresas é preciso estar atento a algumas questões.

Ou seja, a qualidade de vida no trabalho está ligada diretamente a empresa e das pessoas que compõem o ambiente de trabalho. Para isso, é preciso ter um lugar harmônico, com boas relações e motivação, por exemplo.

Saúde e qualidade de vida afetam diretamente no emprego?qualidade-de-vida-no-trabalho-2

A qualidade do trabalho sofre alterações direta de acordo com a qualidade de vida fora do trabalho. Por exemplo, alguém que tem uma vida ativa física e mental, para além das atividades profissionais, têm menores chances de se sentir sobrecarregado.

Expandir os lugares em que se frequenta, que se produz as tarefas diárias, melhora o aspecto no ambiente de trabalho. Ou seja, a saúde e a qualidade de vida afetam diretamente no fator profissional.

Muitas pessoas reclamam da falta de tempo para realizar atividades físicas, mas gostam de se exercitar. Essa frustração pode fazer com que a pessoa culpe o trabalho pela falta de tempo para se exercitar, mas mudando o mindset é possível ver sob outra perspectiva.

Acordar mais cedo, caso trabalhe no período da tarde ou até mesmo se exercitar à noite, é uma das maneiras de não deixar de exercitar e não culpabilizar o trabalho pela falta de tempo.

Como ter mais qualidade de vida no ambiente de trabalho?

As empresas cada dia mais estão preocupadas com a felicidade dos colaboradores. Isso porque perceberam que as emoções afetam diretamente no rendimento e na participação do profissional.

Até a criação de projeto de qualidade de vida no trabalho já é uma realidade para muitos negócios. Os programas de qualidade de vida no trabalho buscam otimizar e trazer mais leveza para o trabalho.

Em alguns lugares, as questões de comodidade são levadas em consideração. Por exemplo, espaço para lazer, local acolhedor para descanso ou convivência. Aproximam o time para a integração e deixam o funcionário mais feliz em fazer parte do todo.

Qual a importância da qualidade de vida profissional?

  • Remuneração salarial

Ser reconhecido pelo esforço é um dos principais fatores de qualidade. A remuneração salarial é uma das maneiras do reconhecimento ser efetivado. Um profissional bem remunerado pode ser ainda mais estimulado a produzir.

  • Ambiente agradável

Um local de trabalho confortável, com as ferramentas necessárias e com a confiança de se produzir um bom trabalho.

  • Relações interpessoais

Um bom relacionamento com as pessoas que compõem o universo da empresa é importante para ter integrações.

  • Presença de um líder

A presença de um líder e não um chefe, é importante para o crescimento e qualidade de vida. Isso porque um líder motiva, reconhece o trabalho, dá oportunidades de crescimento.

Ou seja, a qualidade de vida no trabalho é composta por diversos fatores. Buscar desenvolver os que mais suprem as necessidades é uma forma de render mais e ter mais felicidade dentro e fora do espaço profissional. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos