Home Blog RADL3: descubra tudo sobre as ações da Raia Drogasil!

RADL3: descubra tudo sobre as ações da Raia Drogasil!

raia drogasil radl3 ações ticker

As ações da Raia Drogasil (RADL3) são um importante elemento do Índice Bovespa (Ibovespa), principal índice da Bolsa de Valores brasileira.

A Raia Drogasil (RADL3) desperta grande interesse dos investidores e traders que operam na Brasil, Bolsa, Balcão por conta de sua representação no Ibovespa (0,92%).

O que é a Raia Drogasil (RADL3)?

A Raia Drogasil S.A. é uma das principais redes de farmácias brasileira, presente no mercado desde 2011 e negociada na B3 sob o código RADL3.

A empresa foi fundada a partir da fusão da Raia S.A. com a Drogasil S.A. e representa um dos maiores grupos varejistas no setor de farmácias e drogarias do Brasil.

Além da rede de farmácias, a companhia também trabalha com serviços e marcas exclusivas.

Ao todo, são 330 milhões de ações emitidas pela Raia Drogasil, sendo 211 milhões destas negociadas livremente no mercado.

Por conta de sua relevância para o mercado financeiro e a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), é importante entender sua história, atuação e modelo de negócio.

Dessa forma, você consegue tomar decisões de investimento bem fundamentadas e aumentar seus lucros.

História da Raia Drogasil (RADL3)

raia drogasil radl3

A Raia Drogasil teve sua história iniciada com a fundação da Pharmacia Raia, em 1905. Somente trinta anos depois, surgiu a Drogasil, a partir da fusão de dois pequenos grupos: a Drogaria Bráulio e a Drogaria Brasil.

A partir de 1937, as duas empresas iniciaram sua expansão com a compra de outras drogarias e a ampliação de suas participações no mercado nacional.

Em 1977, a Drogasil realizou sua oferta pública de ações (IPO), sendo listada no Novo Mercado e se tornando a primeira empresa do ramo de varejo farmacêutico a ser listada na bolsa de valores de São Paulo.

Já a Raia decidiu realizar a abertura de capital na Bolsa somente em 2010, também ingressando no Novo Mercado.

Um ano depois, as duas empresas anunciaram a fusão de suas operações e se tornaram a maior rede de farmácias do Brasil: Raia Drogasil S.A.

Com isso, foi desenvolvida a nova identidade corporativa da empresa, com a transferência de todos os funcionários da matriz para uma sede única, no Butantã, em São Paulo.

Em 2014, foi concluído o upgrade na plataforma proprietária de varejo e todos os sistemas corporativos se unificaram.

No ano seguinte, a RD entrou no segmento de Especialidades após a aquisição do controle da 4Bio, segunda maior varejista de medicamentos especiais do Brasil até então.

5 anos após a fusão, em 2017, a companhia alterou sua marca corporativa para RD – Gente, Saúde e Bem-estar.

Juntas, as marcas que constituíram a Raia Drogasil somam 190 anos de presença na área.

Como atua a Raia Drogasil (RADL3)?

O modelo de negócio da Raia Drogasil (RADL3) é baseado no conhecimento e domínio do setor de farmácias, facilidade de reprodução de seu modelo de atuação de forma escalável e velocidade no atendimento.

Nesse sentido, suas plataformas próprias gerenciam o abastecimento de forma eficiente e atendem os clientes a partir de sistemas baseados em CRM.

Com mais de 1.800 lojas, a Raia Drogasil possui plataformas próprias de vendas e é responsável por atender 97% do mercado consumidor farmacêutico brasileiro.

Produtos e serviços da Raia Drogasil (RADL3)

A atividade principal da Raia Drogasil é o comércio de produtos farmacêuticos, perfumarias e afins.

Entre seus principais produtos, estão:

  • Medicamentos de marca;
  • Medicamentos de Venda Livre (Itens OTC);
  • Genéricos;
  • Produtos de Higiene;
  • Perfumaria.

Já entre seus serviços, a companhia possui:

  • Consultoria de Farmacêuticos;
  • Programas de Fidelização de Clientes.

Ações da Raia Drogasil (RADL3): onde e como são negociadas?

O ticker da Raia Drogasil RADL3 é negociado na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. As transações são feitas em um ambiente eletrônico, sem burocracia e de forma prática, com controle e segurança.

A Raia Drogasil só possui ações ordinárias (ON), que dão direito a voto nas assembleias da companhia, e está listada também no mercado fracionado (RADL3F).

As ações da Raia Drogasil oferecem Tag Along de 100% ON, além de um Free Float de 49,5%.

classificação setorial da Raia Drogasil, segundo o site da B3, é: Saúde; Comércio e Distribuição; Medicamentos e Outros Produtos.

Já seu Segmento de Listagem na bolsa de valores brasileira é o Novo Mercado.

A RaiaDrogasil também é negociada no Mercado de Balcão (OTC) dos Estados Unidos sob o código RADLY.

Como comprar ações da Raia Drogasil?

Para comprar ações da Raia Drogasil, basta baixar o aplicativo de sua corretora de valores favorita e abrir uma conta de investimento.

Após isso, você deverá fazer uma transferência TED do valor que deseja aplicar e escolher as ações da Raia Drogasil representadas pelo ticker RADL3.

Como ganhar dinheiro com as ações da Raia Drogasil (RADL3)?

farmácia investimento saúde e varejo rd raia drogasil radl3

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com ações na Bolsa de Valores com as ações da Raia Drogasil (RADL3).

Uma delas é o ganho de dividendos, que podem ser utilizados como uma renda extra ou para o reinvestimento, fazendo você se beneficiar com o fenômeno dos “juros sobre juros”.

Outra maneira prática de ganhar mais e reduzir os riscos é a diversificação de ativos.

Basicamente, essa estratégia consiste em compor uma carteira com investimentos diferentes, alguns em renda fixa e outros em renda variável.

Mas é possível diversificar em apenas um estilo de investimento. Por exemplo, na renda variável você pode escolher ações de diversos setores e, assim, minimizar o risco de ter prejuízos.

Nesse sentido, é importante se atentar aos seguintes fatores:

  • Liquidez: facilidade em que o ativo pode ser convertido em dinheiro;
  • Segurança: apresenta grau de risco na aplicação (renda variável);
  • Rentabilidade: retorno obtido a partir do capital investido.

Dependendo do objetivo financeiro do investidor, manter uma boa rentabilidade pode ser mais vantajoso que buscar uma alta liquidez.

Vale a pena investir na Raia Drogasil (RADL3)?

A Raia Drogasil S.A. é líder no setor em que atua e apresenta uma curva de lucros consistentes entre 2015 e 2019. Por conta disso, pode representar uma opção de exposição ao setor varejo e saúde.

Mesmo assim, antes de tomar sua decisão de investimento na Raia Drogasil (RADL3), é importante fazer uma análise dos fundamentos da empresa para descobrir se suas ações estão sendo negociadas na bolsa por um preço justo.

Para isso, você pode utilizar o Método Empreender Dinheiro, uma ferramenta simples que te ajuda a comparar de forma rápida e prática os principais indicadores da análise fundamentalista de empresas.

Com o Método ED, você consegue comparar informações de diferentes empresas e definir o momento de compra ou venda de suas ações.

Assim, você pode decidir como, onde e quando investir em determinada empresa e aumentar sua rentabilidade na bolsa de valores, seja com a Raia Drogasil (RADL3) ou com outra empresa.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *