Home Blog Me formei, e agora? {5} Dicas essenciais para recém-formados

Me formei, e agora? {5} Dicas essenciais para recém-formados

recem formados

Ter um diploma em mãos pode ser um fator diferencial para jovens recém-formados ingressarem no mercado de trabalho.

Mas, apenas ter uma graduação no seu currículo pode não ser suficiente. Existe diversos outros fatores que podem ajudar os recém-formados a iniciar uma carreira sólida e promissora.

Os recém-formados, na maioria das vezes, são jovens que acabaram de se formar e têm muitas expectativas quanto o seu futuro profissional. O problema é que muitas vezes a ansiedade e a inexperiência podem ser inimigas deles.

Dicas para recém-formados

recém-formados

Sabendo que é comum muitos jovens terminarem a graduação sem ainda ter certeza do que fazer, apontaremos algumas possibilidades sobre o que fazer depois da faculdade, para que o recém-formado se encontre e comece a estruturar sua vida profissional.

Procurar alguma especialização

Existe um leque de possibilidades para os jovens que buscam algum tipo de especialização depois da graduação.

Muitas vezes, ao longo do curso, despertamos mais interesse em alguma área especifica. Portanto, é uma ótima oportunidade de você estudar um assunto que gosta e, ainda, tornar seu currículo mais forte.

O recém-formado pode buscar mestrados, se tiver interesse acadêmico. Ou, se o foco for o mercado de trabalho, ainda existem as opções de MBA, pós-graduação e especializações, que tem menores cargas horárias e são mais simples de ingressar.

Desenvolver seu networking

Sem dúvidas o networking, ou seja, sua rede de relacionamentos, é um fator importantíssimo para se desenvolver profissionalmente.

Expandindo sua rede de contatos profissionais, você vai conseguir ter acesso espontâneo a diversos benefícios, como:

  • Experiências;
  • Potencializar oportunidades;
  • Informações importantes;
  • Ser influenciado por pessoas que você admira profissionalmente;
  • Fortalecer sua imagem profissional;
  • Ser chamado para eventos importantes.

E ainda, existem algumas dicas que podem te ajudar a criar e desenvolver um bom networking

  1. Esteja presente de forma eficiente nas redes sociais. Atenção especial ao LinkedIn que pode ser uma rede muito promissora se usada corretamente;
  2. Participe de eventos relevantes para sua rede de contatos;
  3. Mostre interesse sincero pelos problemas dos outros;
  4. Compartilhe ideias e seja sempre aberto para ouvir;
  5. Desenvolva a comunicação: é importante falar de forma clara e usar técnicas de persuasão quando necessário.

Esteja atento a programa de trainee e recrutamento para recém-formados

Diversas empresas disponibilizam vagas de trainee, estágio e emprego para recém-formados.

Esteja atento a essas oportunidades, porque, na maioria das vezes, a empresa está disposta a contratar e treinar o jovem. Isso pode te dar experiência, agregar no seu currículo e, claro, ser uma oportunidade de se desenvolver dentro de uma empresa que você admira.

Fazer intercâmbios ou viagens engrandecedoras

Estar em contato com outra cultura pode ser algo muito incentivador e inspirador. Busque experiências com algum foco principal, mas também esteja aberto a novos conhecimento e oportunidades.

E para melhorar, existe a possibilidade de conseguir tornar o intercâmbio uma experiência barata.

  • Busque programas de voluntariado no exterior. Muitas vezes você consegue receber algo em troca, como moradia e alimentação;
  • Esteja atento a aplicativos e sites de trabalho em troca de hospedagem. Mais conhecido como “Work Exchange”, você pode se inscrever para trabalhar em algum lugar, em quase todos países do mundo, e em troca pode receber alimentação, moradia, descontos turísticos e muito mais;
  • Em caso de programas de formação continuada, busque instituições que financiem, parcialmente ou integralmente, experiências internacionais;
  • Utilize seu networking e, caso você conheça pessoas de fora, busque hospedagem.

Se candidatar a vagas de emprego na sua área

Para quem já definiu a área de atuação, se candidatar a vagas de emprego é uma ótima opção. Mas, mesmo assim, sabemos que muitos têm dúvidas de como conseguir um emprego.

  • Dica 1: formule seu currículo de acordo com a vaga e empresa que você está se candidatando;
  • Dica 2: busque contato com pessoas que já estão trabalhando na empresa. Isso pode te ajudar a entender a cultura da empresa, preparar seu currículo conforme as expectativas e se comportar da maneira adequada nas entrevistas e dinâmicas;
  • Dica 3: não coloque informações que não são verídicas. Se for identificado a mentira, causará constrangimento e, consequentemente, anulará suas chances de ser contratado;
  • Dica 4: persistência e objetividade. Você certamente irá falhar ao longo do caminho, entretanto, aprenda com os erros e siga buscando a sua oportunidade.

Os recém-formados têm um leque muito grande de opções pela frente, então, talvez seja o momento certo para tomar decisões mais arriscadas. É extremamente recomendado se manter atualizado e se desenvolvendo sempre que possível, com educação financeira!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *