Home Blog Renovação de seguro: quando fazer e como economizar nesse momento?

Renovação de seguro: quando fazer e como economizar nesse momento?

renovacao de seguro 2

Algumas seguradoras apresentam bonificações para clientes que estão a mais tempo no seguro, bem como para os clientes que utilizaram pouco do seguro veicular. Além disso, essas bonificações podem beneficiar na hora da renovação de seguro.

A renovação de seguro funciona como uma revalidação ou continuidade de um contrato de seguro. Geralmente, está destinada a contrato de seguro veicular e poderá apresentar uma taxa na hora de sua renovação. Além disso, o contrato pode ser alterado mediante mudanças de perfil ou adição de agregados.

Portanto, a renovação de seguro é uma forma de garantir que o cliente continue com os benefícios que foram contratados com uma seguradora.

A empresa, por lei, não pode renovar sem contato prévio com o consumidor, com ressalvas se apresentar cláusula contratual.

Com a educação financeira, é possível analisar se vale a pena contratar ou renovar com a seguradora.

A renovação automática de seguro é legal?

A renovação automática de seguro de automóvel é prevista em contrato, mas apenas para o primeiro ano.

Ou seja, no momento de realização do contrato de seguro auto, se faz necessário ter uma clausula que atente para a renovação automática de seguro.

Entretanto, passado o prazo de um ano, a renovação automática de seguro de veículo não é prevista por lei.  Então, mesmo com a clausula de renovação, o contrato não pode ser renovado sem a consulta prévia do cliente.

Portanto, a renovação de seguro deverá partir de uma solicitação do cliente.

Além disso, é de ciência comum que ela poderá sofrer os reajustes de acordo com as mudanças especificas, na grade familiar, por exemplo, e com alterações no perfil do consumidor.

Como renovar seguro do carro e qual é o prazo para renovação?

Para renovar seguro basta entrar em contato com a seguradora contratada e salientar que deseja a renovação (é possível que seja marcada uma reavaliação para que seja averiguado se é necessário alterar valores).

Além disso, é recomendável:

  • Não esperar o prazo limite do contrato ou não aguardar que a seguradora notifique sobre fim do contrato;
  • Não omitir fatos, mesmo que isso aumente o valor do seguro: por lei, se a seguradora descobrir que seu cliente omitiu fatos sobre o veículo e seus portadores, poderá optar por não cobrir casos que seriam assegurados ou até recusar renovação de seguro.

Qual é o custo da renovação de seguro?

A renovação de seguro auto tem um custo variante, geralmente baseado no próprio valor de contrato, sendo apenas uma porcentagem ou taxa cobrada pela realização do novo contrato.

Já em relação ao valor do seguro veicular, são levados em conta os seguintes aspectos:

  • O modelo do carro;
  • O ano do veículo;
  • O perfil do motorista;
  • Os dependentes ou pessoas que tem acesso ao carro.

No caso da renovação de seguro com sinistro ou mudança de uma seguradora para outra, é averiguado o histórico do cliente e isso pode influenciar no valor ou na decisão de acolhimento por parte da seguradora.

Por lei, a seguradora pode recusar renovação de seguro ou até mesmo a própria realização do contrato inicial.

Geralmente, carros que foram rebaixados ou sofreram alguma modificação física, são difíceis de serem aceitos no seguro, assim como, carros antigos ou de colecionadores.

Por fim, a renovação de seguro é uma forma atualizar ou permanecer com os benefícios de um seguro. Este é um passo importante para o cliente segurado, pois, com o vencimento do contrato, qualquer ocorrência de sinistro ou eventualidade representará uma despesa adicional para o consumidor. Mais conteúdos? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *