Home Blog RENT3: saiba tudo sobre as ações da Localiza!

RENT3: saiba tudo sobre as ações da Localiza!

rent3

A Localiza (RENT3) é uma empresa de aluguel de carros que também atua com franchising, gestão de frotas e venda de seminovos.

As ações da Localiza (RENT3) estão listadas na bolsa de valores brasileira com participação de 1,71% no Ibovespa. Sendo assim, os investidores que acreditam que o segmento de aluguel de carros é uma boa oportunidade, vale a pena avaliar a empresa.

O que é a Localiza (RENT3)?

Em primeiro lugar, no setor de consumo cíclico, a Localiza Rent A Car S.A (RENT3) é uma das maiores empresas de aluguel de carros na América do Sul, em número de agências.

Criada no ano de 1973, a empresa teve sua Oferta Pública Inicial (IPO) em 2005. A Localiza oferta suas ações na B3 pelo ticker RENT3. Sendo assim, a empresa possui mais 758,5 milhões de ações gerenciadas na B3. Destas, 73,3% estão em free float.

Além da Movida, outras empresas atuam no setor de locação de veículos, como, por exemplo, a Locamerica (LCAM3) e a Movida (MOVI3):

  • Locamerica: empresa de terceirização de frotas e revenda de veículos seminovos, com sede em Belo Horizonte e ações negociadas na B3;
  • Movida: empresa brasileira de locação de veículos, com forte presença no mercado e relevância dentro do setor de transporte e logística.

Devido à importância da Localiza (RENT3) para o mercado de locações de veículos, é importante analisar seu histórico e atuação para que, assim, o investidor possa fazer uma escolha mais segura.

O que faz a Localiza (RENT3)?

A principal atividade da Localiza (RENT3) é a locação de veículos, além de trabalhar com franchising, gestão de frotas e venda de seminovos. Portanto, os segmentos de atuação da empresa são:

  • Divisão de Aluguel de Carros: aluguel de carros em agências localizadas em aeroportos e fora de aeroportos por empresas, pessoas físicas em negócios ou lazer, motoristas de aplicativos, seguradoras e montadoras;
  • Divisão de Gestão de Frotas: terceiriza frotas para empresas com base em contratos de longo prazo (2 a 3 anos);
  • Localiza Seminovos: vende os carros usados principalmente para o consumidor final após o aluguel e estima o valor residual dos carros.

Como a Localiza atua?

A Localiza (RENT3) atua no Brasil e na América do Sul. Seus clientes incluem, por exemplo: empresas, pessoas físicas, motoristas de aplicativos, seguradoras e montadoras. A área de franchising é responsável por franquear o aluguel de carros na América Latina.

Ainda, a divisão de gestão de frotas terceiriza carros para empresas com base em contratos de longo prazo, geralmente de 24 ou 36 meses. Além disso, a rede de lojas Seminovos vende os carros usados em sua maioria para consumidores finais.

Com essa estratégia, então, a companhia maximiza o valor de recuperação dos ativos, reduzindo a depreciação dos carros e o investimento líquido para renovação da frota.

Ações da Localiza (RENT3): onde e como negociá-las?

É possível comprar ações da Localiza (RENT3) na bolsa de valores brasileira. Portanto, quem deseja comprar papéis da empresa pode fazê-lo através de sistemas virtuais, como é caso do home broker.

Sobre as ações da empresa, elas são ações ordinárias (RENT3 ON), as quais ofertam direito ao voto durante as assembleias empresariais.

Sendo assim, para comprar ações da Localiza, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores. Esta, por sua vez, deve ser credenciada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em seguida, o investidor deve efetuar uma transferência TED, com o valor direcionado para o aporte. Por último, ele poderá selecionar as ações da Localiza, referidas como RENT3.

Características das ações da Localiza (RENT3)

rent32

A Localiza (RENT3) é uma Mid Cap, com um capital pulverizado. Além disso, a empresa participa do IBOV (Índice Bovespa), com 1,71%.

A classificação setorial da Localiza (RENT3), segundo as informações disponíveis na B3, é: Consumo Cíclico / Diversos / Aluguel de carros.

Ainda, o segmento de listagem na bolsa de valores é o Novo Mercado. Esse tipo de segmento prioriza empresas com boa governança corporativa e alta transparência. Por fim, suas ações oferecem Tag Along de 100% ON, além de free float de 73,3%.

História da Localiza

A história da Localiza começa no ano de 1973, com uma pequena agência no centro de Belo Horizonte, Minas Gerais. No final da década de 70, em 1979, a Localiza começa sua expansão, abrindo sua primeira filial em Vitória, Espírito Santo.

Logo depois, passa a estar presente no Rio de Janeiro, Salvador, São Luiz e Fortaleza. Diferente da concorrência, a Localiza decide começar a expansão pelo Nordeste e, em menos de 3 anos, já está presente na maioria das capitais dessa região.

É em 1981 que a Localiza assume a liderança no mercado de aluguel de carros no Brasil, em número de agências. Em 1984, a Localiza inicia suas atividades de franchising no Brasil com o objetivo de expandir sua rede. Sendo assim, ocorre o licenciamento das 6 primeiras franqueadas, através de sua controlada Localiza Franchising.

No início dos anos 90, a Localiza inicia a venda para a renovação da frota dos carros usados nas Divisões de Aluguel de Carros e de Frotas, direto a consumidores finais com a criação do Seminovos Localiza.

Já em 1997, os sócios fundadores vendem a 33,33% da Localiza para o DLJ Merchant Banking, gestor de fundos de investimentos estrangeiros.

Além disso, nesse ano, a Companhia acessa o mercado de capitais internacional por meio da emissão de Senior Note, registradas na SEC (Security and Exchange Commission) com o prazo de 8 anos. Por último, nesse ano, a Localiza constitui sua controlada Total Fleet, responsável por contratos de longo prazo.

Século 21

Em 2005, a Localiza abre seu capital através de oferta pública de ações ordinárias, quando o sócio Donaldson, Lufkin & Jenrette – DLJ vendeu a totalidade de sua participação na Localiza.

Um ano depois, em 2006, tem fim a distribuição primária de 3.825.000 ações, captando recursos de R$156,8 milhões (follow-on). Nesta mesma oferta pública, houve uma distribuição secundária de 5.785.714 ações de titularidade dos acionistas fundadores.

Já em 2012, as ações da Localiza passam a compor a carteira teórica do Índice Bovespa. Em 2017, a Localiza dá início à sua parceria estratégica com a Hertz, de modo que o segmento de Aluguel de Carros começa a se chamar Localiza Hertz.

No ano seguinte, em 2018, a Localiza continua apresentando forte ritmo de crescimento e rentabilidade, sendo considerada, pela ABLA (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis), a líder do mercado brasileiro de aluguel de carros.

Por último, em 2020, a Localiza e a Unidas (LCAM3) anunciam um acordo de fusão.

Linha do tempo da Localiza

  • 1973: Nascimento da Localiza enquanto uma pequena agência no centro de Belo Horizonte, Minas Gerais;
  • 1979: Início da expansão da empresa, abrindo sua primeira filial em Vitória, Espírito Santo;
  • 1981: Localiza assume a liderança no mercado de aluguel de carros no Brasil, em número de agências;
  • 1984: Localiza inicia suas atividades de franchising no Brasil com o objetivo de expandir sua rede;
  • 1991: Início da venda para a renovação da frota dos carros usados nas Divisões de Aluguel de Carros e de Frotas, com a criação do Seminovos Localiza;
  • 1997: Sócios fundadores vendem a 33,33% da Localiza para o DLJ Merchant Banking;
  • 2005: Localiza abre seu capital na bolsa de valores;
  • 2006: Fim da distribuição primária de 3.825.000 ações, captando recursos de R$156,8 milhões;
  • 2012: Ações da Localiza passam a compor a carteira teórica do Índice Bovespa;
  • 2017: Localiza dá início à sua parceria estratégica com a Hertz, de modo que o segmento de Aluguel de Carros começa a se chamar Localiza Hertz;
  • 2018: Localiza continua apresentando forte ritmo de crescimento e rentabilidade, sendo considerada líder do mercado brasileiro de aluguel de carros;
  • 2020: Anúncio do acordo de fusão da Localiza e a Unidas.

Como ganhar dinheiro com as ações da Localiza (RENT3)?

rent33

Existem várias formas de lucrar com as ações da Localiza (RENT3). Uma das formas, por exemplo, é o ganho de dividendos. Isso porque a empresa apresenta em seu histórico um quadro recorrente de pagamento de proventos.

Em segundo lugar, é possível obter lucros através da venda de ações por um preço mais alto que o valor comprado. No entanto, a escolha de qual forma ganhar dinheiro vai depender do seu perfil de investidor. Portanto, é importante traçar seus objetivos financeiros antes de comprar ações.

É interessante que o investidor considere, por exemplo, a diversificação na carteira de investimentos, incluindo ativos de renda fixa e renda variável.

Além disso, é importante ficar atento a liquidez, rentabilidade e segurança de um papel antes da compra. Por fim, vale lembrar que priorizar rentabilidade ou liquidez depende do seu propósito.

Vale a pena investir na Localiza (RENT3)?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a Localiza (RENT3) é uma das maiores empresas locadoras de veículos do mercado brasileiro.

Como ponto positivo, têm-se o fato de que os ratings da Companhia pelas principais agências de rating (Por exemplo, a Moody´s, Standard & Poor’s e Fitch Ratings) são os melhores do setor, permitindo a captação de recursos em melhores condições, tanto em prazos quanto em custos.

Além disso, é uma marca reconhecida globalmente, o que auxilia na confiança e solidez perante os fornecedores e clientes.

No entanto, por integrar o setor de locação, possui uma forte concorrência, a empresa pode sofrer impactos no seu crescimento ao longo dos anos.

Portanto, para tomar uma decisão mais assertiva, é  interessante que o investidor faça uma análise fundamentalista da Localiza.

Dessa forma, então, ele poderá saber se vale a pena comprar ou vender ações da empresa na B3. Essa prática vale tanto para a avaliar a Localiza (RENT3) como qualquer outra empresa na bolsa de valores.

Qual o Tag Along da RENT3?

A Localiza possui um Tag Along de 100% nas ações ordinárias.

A RENT3 realiza o pagamento de dividendos?

Desde 2005, a Localiza distribui dividendos aos seus acionistas de forma constante.

Qual é o segmento de listagem da RENT3?

A empresa está listada no Novo Mercado, que preferencia empresas com boa governança e alta transparência.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *