Home Blog RLOG3: saiba tudo sobre as ações da Cosan Log!

RLOG3: saiba tudo sobre as ações da Cosan Log!

rlog3

A Cosan Log (RLOG3) atua no setor de logística e transporte. A empresa, ainda, é uma das maiores operadoras logísticas, tendo base ferroviária independente da América Latina.

Os papéis da Cosan (RLOG3) fazem parte da bolsa de valores brasileira, a B3. Dessa forma, os investidores que têm interesse nesse setor podem avaliar a empresa para decidir se vale a pena ou não investir nela.

O que é a Cosan Log (RLOG3)?

A Cosan Logística S.A (RLOG3) atua no setor de transporte e logística. O principal ativo operacional da Companhia é a Rumo S.A.

Apesar de só ter nascido em 2014 , a história da Cosan começou em 1936, com a Cosan Limited. É possível comprar e vender ações da empresa pelo ticker RLOG3. A empresa possui mais de 463.224.241 ações gerenciadas, sendo 18,48% destas em Free Float.

Além da Cosan Log, existem outras empresas atuando no setor. São elas, por exemplo, a Rumo Log (RAIL3) e Tegma (TGMA3):

  • Rumo Log: empresa atua oferecendo serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem;
  • Tegma: empresa foca seus serviços no segmento logístico industrial, sendo responsável pela logística de veículos prontos para montadoras e importadoras do Brasil.

Sendo assim, diante da relevância da Cosan Log (RLOG3) para o seu segmento, é importante entender o modelo de negócio e sua trajetória de crescimento.

O que a Cosan Log (RLOG3) faz?

A principal atividade da Cosan Log (RLOG3) é administração, direta ou indireta, de participações societárias em empresas do setor de infraestrutura. Sendo assim, a Cosan Log oferece serviços como, por exemplo:

  • Logística;
  • Transporte de cargas;
  • Operação portuária de terminais de distribuição.

Como a Cosan Log (RLOG3) atua?

Em primeiro lugar, o principal ativo operacional da Companhia é a Rumo S.A, conhecida como Rumo. Esta, por sua vez, é uma empresa constituída pela incorporação da Rumo Logística S.A. pela ALL – América Latina Logística S.A, em 2016.

Através da Rumo, a companhia opera uma grande base de ativos, incluindo uma rede ferroviária que consiste em quatro concessões com cerca de 12km de linhas e 25.000 vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenamento.

A empresa opera 12 principais terminais de transbordo com capacidade de armazenagem estática de aproximadamente 900 mil toneladas, onde armazena grãos e açúcar, por exemplo.

Dentre tais ativos, destaca-se como mais importante o complexo logístico de Rondonópolis (MT), com capacidade de carregamento mensal de mais de 1 milhão de toneladas.

Além disso, a Rumo controla dois terminais em Santos e tem participação em quatro terminais portuários, três deles localizados no porto de Santos (SP) e um localizado no Estado do Paraná.

Estes, por sua vez, possuem uma capacidade de armazenagem estática de cerca de 1,3 milhão de toneladas e uma capacidade total de levantamento de aproximadamente 29 milhões de toneladas por ano.

Por último, ainda por intermédio da Rumo, a Cosan Log presta também serviços de logística de transporte intermodal. Isso corresponde à movimentação de carga em contêineres, com o uso de duas ou mais modalidades de transporte.

Ações da Cosan Log (RLOG3): onde e como negociar?

O ticker da Cosan Log (RLOG3) é negociado na bolsa de valores brasileira. Sendo assim, os investidores que possuem interesse na empresa podem adquiri-las através dos meios digitais, como o home broker.

A Cosan Log possui ações ordinárias (RLOG3 ON), as quais ofertam direito ao voto durante as assembleias da empresa. No entanto, isso depende da quantidade de ações que o investidor possuir.

Sendo assim, para adquirir as ações da Cosan Log, é necessário a abertura de uma conta em uma corretora de valores da preferência do investidor.

Em seguida, o acionista deve fazer uma transferência TED, com o valor direcionado para o investimento. Após isso, será possível selecionar ações da Cosan, mencionada como RLOG3.

Características das ações da Cosan Log (RLOG3)

rlog32 2

Considerada uma Small Cap, a Cosan Log (RLOG3) tem como maior acionista a Cosan Limited, detendo cerca de 73,46% das ações ordinárias da empresa. Além disso, a empresa faz parte do SMLL (Índice Small Cap), com participação de 0,78%.

A classificação setorial da Cosan Log, segundo as informações disponibilizadas na B3, é: Bens Industriais / Transporte / Transporte Ferroviário.

Além disso, o segmento de listagem da Cosan Log na B3 é o Novo Mercado, tipo de segmento que prioriza empresas com uma boa governança e uma alta transparência.

Por fim, os papéis da Cosan Log oferecem Tag Along de 100% ON, além de free float de 18,48%.

História da Cosan Log

A Cosan Limited, antes da criação da Cosan Log, nasce com a Usina Costa Pinto, em São Paulo, no ano de 1936. Em 1986, inicia o processo de expansão da empresa: a empresa adquire novas empresas e começa a exportação de açúcar para o eixo Centro-Sul do Brasil.

Em 1993, a Cosan começa a exportar açúcar a granel. Além disso, pensando no mercado externo, lança o Açúcar VHP. Em 2000, é criada a marca Cosan, consolidando a imagem da empresa. Dois anos depois, em 2002, ocorre a compra da Usina da Barra Bonita, em São Paulo.

É em 2005 que a empresa entra no Novo Mercado da bolsa de valores brasileira, se tornando a primeira empresa do setor com esse segmento de listagem.

Já em 2007, acontece o IPO da Cosan Limited na bolsa de valores de Nova York (NYSE). No ano seguinte, nasce a Rumo, aumentado a eficiência logística da empresa.

Em 2012, a Rumo inaugura o Terminal Logístico de Itirapina, em São Paulo. Nesse ano também, a Cosan amplia sua atuação no setor de energia, assumindo o controle acionário da Comgás.

Em 2014, surge a Cosan Logística S.A, a partir da cisão do negócio de logística da Cosan S.A. Já em 2015, a Rumo incorpora a ALL, dando origem à maior operadora logística com base ferroviária independente do Brasil. Em 2019, por fim, a Rumo vence leilão Ferrovia Norte-Sul conduzido pela ANTT.

Linha do tempo da Cosan Log

  • 1936: Criação da Cosan Limited, antes da criação da Cosan Log;
  • 1986: Expansão da empresa para o eixo Centro-Sul do Brasil;
  • 1993: Cosan começa a exportar açúcar a granel;
  • 2000: Criada a marca Cosan, consolidando a imagem da empresa;
  • 2007: IPO da Cosan Limited na bolsa de valores de Nova York (NYSE);
  • 2008: Nasce a Rumo, aumentado a eficiência logística da empresa;
  • 2012: Rumo inaugura o Terminal Logístico de Itirapina, em São Paulo;
  • 2014, surge a Cosan Logística S.A, a partir da cisão do negócio de logística da Cosan S.A;
  • 2015: Rumo incorpora a ALL, dando origem à maior operadora logística com base ferroviária independente do Brasil;
  • 2019: Rumo vence leilão Ferrovia Norte-Sul conduzido pela ANTT.

Como ganhar ações com a Cosan Logo (RLOG3)?

rlog33

Existem algumas formas de lucrar com a Cosan Logo (RLOG3). Um dessas formas, por exemplo, é a venda das ações por um valor mais alto do que o gasto. Entretanto, é válido se atentar a alguns fatores que possam interferir na realização de seus objetivos financeiros.

O investidor pode considerar, por exemplo, diversificar a carteira de ativos, criando um portfólio que detenha renda fixa e renda variável. Dessa forma, é importante realizar a análise da liquidez, rentabilidade e segurança, antes de efetuar a aquisição.

Sendo assim, a partir do perfil do investidor, obter uma boa rentabilidade poderá ser uma alternativa mais viável quando comparado a busca por uma alta liquidez.

Vale a pena investir na Cosan Log (RLOG3)?

Em primeiro lugar, vale dizer que a Cosan Log (RLOG3) se destaca no seu setor de atuação de transporte e logística. Como ponto positivo, por exemplo, tem prêmios de reconhecimento da sua atuação, como o Prêmio Transporte Responsável na Fenatran.

Além disso, a empresa apresenta uma boa governança e uma dívida sob controle. No entanto, a empresa não tem um histórico de pagamento recorrente de dividendos, sendo um fator negativo para os acionistas que possuem esse objetivo na hora de investir.

Portanto, antes de negociar ações na bolsa, é interessante realizar uma análise fundamentalista para que, assim, seja possível fazer uma decisão assertiva. Isso vale tanto para o caso da Cosan Log (RLOG3) como para qualquer outra empresa.

Quais as vantagens e desvantagens da RLOG3?

A empresa apresenta uma boa governança corporativa e uma dívida sob controle, no entanto, não tem histórico consistente de pagamento de dividendos.

Qual o Tag Along da RLOG3?

A empresa apresenta um Tag Along de 100% das ações ordinárias.

A RLOG3é small, medium ou large cap?

A Cosan Log é considerada uma Small Cap e, inclusive, participa do SMLL. Ela é avaliada no valor de R$40,3 milhões em 2020.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *