Home Blog SaaS: o que é e quais suas vantagens?

SaaS: o que é e quais suas vantagens?

saas

Criar um negócio no digital não é uma tarefa fácil, principalmente diante as diversas possibilidades e nichos. Porém, a venda de um SaaS ou software como serviço pode ser forma de atingir um novo público e ainda se diferenciar das demais soluções existentes.

O SaaS (Software as a Service) funciona por meio de uma plataforma-software hospedada em algum servidor e acessada via navegador ou por meio de aplicativo com o intuito de fornecer um serviço. Geralmente, apresenta um plano de negócio através da assinatura ou sob medida.

Então, o SaaS (Software as a Service – em português Software como serviço) é um modelo de negócio baseada na criação de um software (plataformas como: o Microsoft Office) que possa ser acessado pela internet ou por alguma aplicação, e vender isso como um serviço. Ou seja, uma opção de empreendedorismo.

Como se configura um SaaS?

O software como serviço pode ser adaptado de acordo com a realidade do cliente, mas geralmente, apresenta um layout padrão que todos os consumidores podem adquirir.

Além disso, é muito comum trabalhar com o sistema sob demanda.

Por exemplo, em um aplicativo de até 10 funcionalidades, a assinatura de SaaS permite o cliente obter as 10 por R$30 reais ou 5 funcionalidades por R$17 reais.

Contratar SaaS (software por serviço) tende a ser uma maneira de suprir mais facilmente necessidades em uma empresa ou até mesmo na vida de algumas pessoas.

Entre alguns dos sistemas SaaS mais famosos, estão:

  • Spotify: plataforma de streaming de música que disponibiliza uma versão gratuita e uma versão premium (paga), acesso através de aplicativo ou website e contém a praticidade de escutar musicas com apenas alguns cliques;
  • Netflix: plataforma inovadora de streaming de conteúdo audiovisual que atua em diversas plataformas, celulares, tablets e computadores. Ela vende o seu software como serviço, disponível por assinatura, mas, oferece um período gratuito para testes;
  • Google Drive e Google Docs: é um serviço gratuito da Google, similar ao Microsoft Office 365, porém, completamente digital e com armazenamento em nuvem. A plataforma permite que usuários criem planilhas, documentos de texto e até mesmo slides.

Quais são benefícios de um SaaS?

Dessa forma, substituir um sistema por SaaS é uma forma viável de reduzir os custos e ainda obter uma ferramenta completa e ajustável.

Além disso, entre as vantagens de contratar SaaS para uso pessoal ou empresarial, estão:

  • Ferramenta completa com processos acessíveis: por ser uma prestação de serviço, há uma maior preocupação na questão do cliente e usabilidade. Por isso, é comum ter ferramentas de fácil manuseio e pautadas em um problema, ex. receber e-mails;
  • Adaptabilidade, praticidade e integração: pode ser vendido com apenas algumas adaptações de acordo com a realidade do cliente, mas no geral, é de fácil integração por ser uma plataforma “pronta para uso” (acontece, por vezes, customizações);
  • Segurança e automação: por estar hospedado nas nuvens (servidores), apresenta baixo risco em relação a perda de arquivos e inclusive, algumas plataformas apresentam automação de seus serviços, com inteligência artificial para lidar com os dados gerados.

Por fim, o SaaS é uma ótima modalidade de negócio que oferece vantagens tanto para os clientes quanto para os empreendedores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *