Home Blog Sacador avalista: o que é e qual a sua função?

Sacador avalista: o que é e qual a sua função?

sacador avalista 2

Um boleto apresenta diversos campos em sua configuração. Entre eles, é possível observar um que se destaca recorrentemente para algumas pessoas, o sacador avalista.

O sacador avalista funciona por meio de uma terceirização de um pagamento, geralmente, por boleto. Por exemplo, empresas online que realiza transações financeiras para outras instituições, servindo assim, como “forma de pagamento” e aparecendo como sacador avalista.

Então, o sacador avalista é a pessoa ou empresa responsável por intermediar a prestação e/ou venda de um serviço ou produto. É através dele que a transação comercial acontece com o sacado (cliente).
Ou seja, o sacador avalista recebe o valor e repassa para o beneficiado.

O boleto bancário e os seus personagens

O boleto bancário atua como uma ferramenta de pagamento. Dessa maneira, toda emissão de boleto é uma criação de um título de cobrança, e geralmente, ele está atrelado a serviços prestados ou valores relativos a uma venda.

Um boleto pode ser pago em qualquer agência bancária ou caixa lotérica, a depender do seu valor.

Até mesmo, por internet, através dos aplicativos e do internet banking, sua praticidade seu valor ser à vista são fortes atrativos para concessão de descontos.

Agora, na composição de um boleto é identificar alguns campos, desde as linhas de código de barras que são escaneadas para o pagamento, até a linha digitável que corresponde aos 48 dígitos de rastreio do boleto.

Além disso, o boleto terá:

  • Cedente: é a empresa ou pessoa que receberá o valor daquele título (boleto). O cedente também é conhecido como beneficiário;
  • Sacado: é a pessoa física, jurídica ou empresa responsável por ter que pagar o valor presente no boleto. O sacado também é conhecido como o pagador ou cliente (no caso de um serviço);
  • Sacador ou avalista: é o responsável por mediar ou interceder em uma transação entre o sacado (cliente) e o cedente (beneficiado). O sacador, que geralmente é uma instituição financeira, também é conhecido como sacador avalista ou apenas avalista.

Ainda não ficou claro? Vamos a um exemplo de sacador avalista:

Imagine uma instituição financeira, por exemplo, um banco, ele é o responsável por receber o pagamento e fazer o repasse para um beneficiado, chamemos esse banco de “Bankão”.

Agora, a pessoa que irá pagar, ou seja, o sacado, podemos chamá-lo de “Robert”, ele é o responsável pela dívida.

Além desses dois personagens, existe o cedente original do título, que é  “Felipe”, o responsável pela venda e a pessoa que receberá o valor combinado.

Nesse exemplo, Robert deve a Felipe R$5 reais, devido as duas trufas que ele comprou na hora do almoço.

Então, para receber, Felipe gera um boleto em consentimento do Bankão com o nome de Robert como devedor.

Ou seja, quando Robert (o sacado) pagar o boleto de R$5, o Bankão (que é o sacador avalista) irá fazer o repasse para Felipe (o cedente).

Nessa relação, Felipe precisa do Bankão para realizar a cobrança do boleto e o repasse dos valores.

Dúvidas frequentes sobre o sacador avalista, boletos e pagamento.

Quando o assunto é boleto, existem algumas dúvidas de educação financeira que podem surgir.

Não só sobre o pagamento dos boletos, mas também sobre a função de determinadas pessoas ou empresas que aparecem descritas no boleto.

Entre as principais dúvidas, estão:

Quais os documentos necessários para pagar um boleto?

Normalmente, não é pedido documento na hora de realizar o pagamento de um boleto. Entretanto, há ocasiões podem ser solicitados os dados do sacador avalista e até o RG/CPF do titular devedor.

Como emitir um boleto?

Para emissão de boletos, seja pessoas jurídicas ou físicas é necessário ter uma conta bancária, ir à agência referente à conta e fazer a solicitação, assim, acontece a transação comercial com o sacado.

Qual é a função do sacador avalista?

O avalista sacador é responsável pela intermediação de um título ou boleto. Ele é responsável pela função de repassar o valor recebido para a empresa ou pessoa que contratou o serviço.

A utilização de sacador avalista é muito comum no âmbito digital, pois algumas empresas oferecem o serviço de pagamento por meio de suas plataformas.

Essas plataformas geram boletos endereçados as empresas digitais e as mesmas fazem o repasse para o destinatário original.

Em contrapartida, algumas instituições financeiras cobram uma taxa para o cliente que utiliza essa função de boleto ou cobram o destinatário pela disponibilidade de serviço.

Cuidados como sacador e a emissão de boletos

Agora que você entendeu o que significa sacador avalista. Vamos para os cuidados que se deve ter na hora de se tornar um sacador ou até mesmo para quem é apenas um cedente, é preciso verificar se as seguintes informações estão coerentes:

  • Verificar se o nome aparece como cedente (se for esse o seu caso);
  • Identificar se o CNPJ está correto;
  • Em caso de pessoa físcia se o seu CPF está correto;
  • Identificar se o CEP é condizente com o seu.

Vale lembrar que informações incoerentes no boleto podem gerar problemas de compensação, por isso, checar esses dados é importantíssimo.

Por fim, com advento dos aplicativos de pagamento e sites especializados, a figura do sacador avalista está em voga. Conhecê-lo, ajuda a identificar o trajeto do dinheiro e mune o consumidor em  caso de problemas e eventualidades, já que ele saberá para quem recorrer.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *