Home Blog 7 dicas para sair do aluguel com inteligência financeira

7 dicas para sair do aluguel com inteligência financeira

sair do aluguel 1

Sair do aluguel e adquirir a primeira casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Mas junto com esse desejo também podem surgir dúvidas e medos de como conseguir comprar um imóvel. Além disso, a falta de gestão de recurso faz com que o sonho seja sempre adiado.

No entanto, sair do aluguel é uma realidade possível. Com clareza de meta, planejamento de meta e inteligência financeira. Ou seja, são necessárias mudanças em alguns hábitos para que a aquisição do primeiro imóvel não seja um processo financeiramente doloroso.

Mesmo que a opção da locação seja muito bem vista por alguns, o sonho da maioria das pessoas é conseguir sair do aluguel.

Seja para poder ter um lugar para chamar de seu ou até mesmo para sentir maior garantia em relação ao futuro e autonomia com o ambiente.

Quero sair do aluguel: o que fazer?

sair-do-aluguel-2

A ausência de planejamento e visão clara sobre a realidade financeira são uns dos fatores que limitam a visão de quem deseja adquiri um lar. Por exemplo, muitas pessoas se perguntam como sair do aluguel ganhando pouco ou como sair do aluguel com o nome sujo.

No entanto, poucas se questionam como ganhar mais para sair do aluguel ou como limpar o nome para sair do aluguel. As situações podem parecer as mesmas, mas não são. Quando uma pessoa pensa apenas em como sair do aluguel com pouco dinheiro, por exemplo, limita a capacidade criativa de desenvolver meios de ter mais renda.

Obviamente que nem todas as pessoas possuem a mesma saúde financeira. Mas mudar a visão frente às adversidades pode ser o primeiro passo para conseguir qualquer objetivo financeiro com inteligência e mais folga.

Dicas práticas para mudar a realidade financeira e sair do aluguel

1. Ter planejamento

Para quem almeja sair de um imóvel alugado para o próprio, é preciso ter clareza dos objetivos e traçar um planejamento para realização do objetivo.

Por exemplo, não adianta esperar que se tenha recursos financeiros para alcançar o sonho se não houver mudança nas atitudes.

2. Começar a economizar para sair do aluguel

Uma das principais atitudes positivas que alguém que deseja obter uma casa própria precisa ter, é começar a economizar. Mas não a economia inconsciente. É preciso saber quais custos podem ser reduzidos sem que isso afete a qualidade de vida.

A economia não diz respeito diretamente ao “ir ao cinema”, por exemplo, mas sim a quantidade de vezes que se vai ao cinema ou quanto é gasto em lanches. Trazer essa percepção ativa é um ponto essencial.

3. Investir a curto, médio ou longo prazo

Investir é um processo necessário para quem quer aumentar o montante de dinheiro, seja visando um curto, médio ou longo prazo.

Quem deseja cumprir uma meta financeira que exige maiores recursos, precisa avaliar e estudar a possibilidade de realizar investimentos.

4. Pesquisar imóveis e preços

Antes da concretização do desejo de comprar a casa ou apartamento próprio, é preciso que haja pesquisa, tanto para saber qual a localização, as necessidades estruturais e os valores que precisam ser desembolsados para a aquisição.

5. Considerar a possibilidade de renda extra

Buscar soluções criativas para conseguir ganhar mais dinheiro é uma experiência boa tanto para mente, quanto para o bolso. A possibilidade de renda extra pode ajudar a trazer mais para perto a realização do sonho de obter a casa própria.

6. Avaliar custos possíveis de sair do aluguel

Sair de um aluguel e comprar a casa própria exige dinheiro. Não apenas para a compra do imóvel, mas para a compra de móveis, por exemplo.

Por isso, é essencial que haja planejamento e uma reserva de emergência para suprir custos possíveis tanto para a manutenção da casa, quanto para documentos relacionados.

7. Conhecer as oportunidades de mercado

Na busca em sair do aluguel, é possível encontrar alguns locais com valores mais baixos para compra do imóvel. Por isso, é preciso ter conhecimento sobre o que se busca e saber identificar as oportunidades de mercado. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle