Home Blog Saúde financeira da empresa: como saber como está?

Saúde financeira da empresa: como saber como está?

saude financeira da empresa2

A saúde financeira da empresa é um ponto muitas vezes subestimado por empreendedores, que acabam perdendo todo o trabalho e esforço feito por descuidos relacionados as finanças do negócio.

Portanto, para o crescimento sustentável e consistente dos negócios, é muito importante que seja dada atenção a saúde financeira da empresa.

O que é a saúde financeira da empresa?

A saúde financeira da empresa diz sobre como a empresa vem performando em relação aos suas finanças, levando em consideração todos os recebimentos e saídas do negócio.

Analisar saúde financeira da empresa é uma tarefa indispensável para garantir que a empresa esteja crescendo, mas com capacidade de arcar todas suas obrigações financeiras.

Para alcançar o diagnóstico sobre a situação financeira da empresa, é necessário ter em mãos algumas métricas, dados e informações relativas ao negócio.

5 principais indicadores da saúde financeira do negócio

O trabalho da gestão financeira das empresas, deve ser voltado a garantir o bom funcionamento de todas as atividades pecuniárias do negócio.

Um dos principais trabalhos da gestão, é calcular e analisar alguns indicadores financeiros, que vão demonstrar como andam as finanças da empresa.

Índice de endividamento

Assim como nas finanças pessoais, para um reorganização financeira das empresas, é necessário se livrar das dívidas e dos juros atrelados a eles.

O índice de endividamento revela a porcentagem dos recursos que são necessários para a manutenção das atividades do negócio provenientes de terceiros, através de empréstimos e financiamentos.

Para encontrar o valor deste índice, basta pegar o balanço patrimonial da empresa, e dividir o passivo total pelo ativo total.

Se o resultado for 10%, por exemplo, significa que 90% das atividades são financiadas por recursos próprios e 10% vem de capital de terceiros.

Lucratividade

Analisar o faturamento de um negócio é muito importante, mas não é suficiente, já que, a depender dos custos, o lucro líquido da empresa pode ser baixo.

Por isso, é necessário conhecer a lucratividade de um negócio, que é obtida através da divisão do lucro líquido pelo faturamento total, para um mesmo período.

Caso esse índice esteja baixo, um aumento nos custos do negócio ou um ação da concorrência que diminua as receitas da empresa, podem tornar a empresa deficitária.

Isto é, ter esse número em mãos é importantíssimo para as decisões estratégicas relacionadas às finanças da empresa.

Ticket médio

O ticket médio é um indicador extremamente importantes para que a empresa tenha expectativas realistas quanto ao seu faturamento em determinado período.

Ou seja, é obtido através da divisão entre o volume de vendas e número de vendas, ou seja, demonstra o faturamento médio por venda de um negócio.

Através do ticket médio, é possível encontrar outros indicadores importantes como o LTV (Lifetime Value), por exemplo.

Break Even point (Ponto de equilíbrio)

O break even point ou ponto de equilíbrio de uma empresa, é o ponto onde os custos e os faturamentos do negócio se igualam.

Portanto, este é o ponto que indica o nível produtivo necessário para que a empresa não seja deficitária.

Conhecer esse ponto é muito importante para a avaliação financeira das atividades produtivas de uma empresa.

Grau de satisfação dos clientes

Este índice não é diretamente financeiro, mas é extremamente importante para demonstrar a satisfação dos clientes em relação a empresa, e isso é fundamental para estimativas sobre o futuro do negócio.

Se o grau de satisfação dos clientes for baixo, ou pior ainda, o índice de insatisfação dos clientes for alto, pode ser um sinalizador de que a saúde financeira do negócio pode ser prejudicada no longo prazo.

Clientes não satisfeitos, além de não comprar novamente, detratam a marca para outros possíveis clientes, dificultando as possibilidades de escalabilidade do negócio no longo prazo.

Como melhorar a saúde financeira da empresa?

Para melhorar a saúde financeira da empresa, é necessário ter muita atenção e planejamento em relação às entradas e saídas do negócio.

Portanto, existem alguns passos que podem ser tomados para causar um impacto positivo na saúde financeira dos negócios:

  • Elaborar bom planejamento financeira;
  • Criar fundo de emergência empresarial;
  • Avaliar investimentos em vendas e marketing;
  • Testar produtos e serviços e aumentar rentabilidade do negócio.

A união entre a análise financeira e a criatividade no desenvolvimento de estratégias inovadoras, são as chaves essenciais para a melhora da saúde financeira de qualquer negócio.

Por fim, é importante lembrar que a saúde financeira da empresa deve ser sempre prezada, portanto, é necessário um frequente acompanhamento das finanças e o desenvolvimento de estratégias para melhorar os resultados.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *