Home Blog SBSP3: como lucrar com as ações da Sabesp?

SBSP3: como lucrar com as ações da Sabesp?

sbsp3

A Sabesp (SBSP3) é uma sociedade de economia mista que atua no setor de saneamento em São Paulo. Em termos de população atendida, é considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo.

As ações da Sabesp (SBSP3) estão listadas na bolsa de valores brasileira com participação de 0,87% no Ibovespa. Portanto, os papéis podem ser comprados por investidores que observam no setor de água e saneamento oportunidades futuras de lucro.

O que é a Sabesp (SBSP3)?

Em primeiro lugar, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SBSP3) é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 370 municípios do Estado de São Paulo.

Criada no ano de 1973, a empresa teve sua Oferta Pública Inicial (IPO) em 2002. A Sabesp vende suas ações na B3 pelo ticker SBSP3. Além disso, possui mais de 683,5 milhões de ações gerenciadas, sendo 49,7% destas em free float.

Além dela, outras companhias fazem parte do setor de água e saneamento, sendo elas, por exemplo, a Copasa (CSMG3) e a Sanepar (SAPR11):

  1. Copasa: empresa atua como sociedade de economia mista brasileira, possuindo sede em Belo Horizonte. É responsável pela prestação de serviços relacionadas ao saneamento básico em grande parte do estado mineiro;
  2. Sanepar: a empresa centraliza suas atividades na cidade do Paraná, sendo responsável por mais de 54 mil quilômetros de tubulações referentes a distribuição de água potável.

Diante da importância da Sabesp (SBSP3) e do seu setor de atuação, vale entender a trajetória e histórico da companha para que, assim, se possa escolher, com segurança, comprar ou não ações da empresa.

O que a Sabesp (SBSP3) faz?

A principal atividade da Sabesp (SBSP3) é o saneamento básico. Objetivo da criação da empresa era implementar as diretrizes do Governo brasileiro estabelecidas no Plano Nacional de Saneamento.

Dessa forma, a Sabesp oferece serviços para o Estado de São Paulo como, por exemplo:

  • Tratamento de água;
  • Tratamento do esgoto;
  • Políticas do meio ambiente.

Como a Sabesp (SBSP3) atua?

A Sabesp responde por cerca de 30% do investimento em saneamento básico no Brasil. A companhia atende 27,9 milhões de pessoas com abastecimento e 22,8 milhões com tratamento de esgoto.

Em parceria com empresas privadas, a companhia presta serviços de água e esgoto em outros quatro municípios, sendo eles: Mogi-Mirim, Castilho, Andradina e Mairinque.

No segmento de água de reuso obtida a partir do tratamento de esgotos, a Sabesp produz, fornece e vende por meio de suas próprias estações; Além disso, por ser sócia da Aquapolo Ambiental, abastece o Polo Petroquímico de Capuava.

Já no segmento de esgotos não domésticos, a Companhia é sócia da Estre Ambiental, na empresa Attend Ambiental.

Mais recentemente, no segmento de energia elétrica, criou a Paulista Geradora de Energia S.A., em sociedade com as empresas Tecniplan Engenharia e Servtec.

A Companhia também oferece serviços de consultoria sobre uso racional da água, planejamento e gestão comercial, financeira e operacional. Dessa forma, a Sabesp tem atuação no Panamá, Honduras, e Nicarágua, sendo nos dois primeiros países em parceria com a Latin Consult.

Por fim, no geral, quem exerce o controle, fiscalização e regulação das operações é a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – Arsesp.

Ações da Sabesp (SBSP3): como e onde negociá-las?

É possível comprar e vender o ticker da Sabesp (SBSP3) na bolsa de valores brasileira. Isso porque existem sistemas virtuais, como o home broker, que permitem essa facilidade.

As ações vendidas da empresa são apenas ações ordinárias (SBSP3 ON), tipo de papel que oferta o direito de voto durante as assembleias empresariais. Além disso, a Sabesp está no mercado fracionário (SBSP3F).

Portanto, para comprar ações da Sabesp, é preciso ter uma conta em uma corretora de valores. Esta, por sua vez, deve ser credenciada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Com isso, em seguida, deve-se efetuar uma transferência TED, com o valor direcionado para a aplicação. Feito isso, por fim, o investidor poderá escolher ações da Sabesp para comprar, referidas como SBSP3 ON.

Características das ações da Sabesp (SBSP3)

sbsp32

Considerada uma Mid Cap, a Sabesp (SBSP3) tem como acionista majoritário o Governo do Estado de São Paulo, que detém mais de 50% das ações da empresa. Além disso, a companhia conta com 0,87% de participação no IBOV (Índice Ibovespa).

A classificação setorial da Sabesp (SBSP3), segundo as informações disponíveis na B3, é: Utilidade Pública / Água e Saneamento.

Ainda, o segmento de listagem da Sabesp na bolsa de valores é o Novo Mercado. Esse tipo prioriza empresas com boa governança corporativa e alta transparência. Por último, as ações da Sabesp oferecem Tag Along de 100% ON, além de free float de 49,7%.

História da Sabesp

Em primeiro lugar, a Sabesp surgiu em 1973 com o objetivo de seguir as diretrizes do Governo brasileiro estabelecidas no Plano Nacional de Saneamento, conhecido como PLANASA.

Na década de 80, por exemplo, a Sabesp realizou diversos investimentos dedicados à coleta e tratamento de esgoto em todo o Estado.

Já em 1985, foi concluído o Programa de Fluoretação na Grande São Paulo. Na década seguinte, em 1992, a empresa assinou convênios para a despoluição do Rio Tietê e recuperação da Represa de Guarapiranga.

No século 21, em 2002, a Sabesp aderiu às regras do Novo Mercado da B3, obteve o registro na Securities and Exchange Commission – SEC e a empresa negocia ações dela na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), na forma de ADRs.

No ano de 2004, ocorre uma nova oferta pública para distribuição, no mercado brasileiro e internacional, de ações ordinárias nominativas de titularidade do Estado de São Paulo.

Em 2008, ocorreu a expansão geográfica e adição de novos tipos de serviços relacionados com o saneamento ambiental e energia da Sabesp.

Sendo assim, essa ampliação permitiu a companhia desenvolver diversas iniciativas, no Brasil e no exterior. Mais recente, por fim, em 2017, aprova-se uma Lei Estadual que autoriza o Governo do Estado de São Paulo a constituir uma Sociedade Controladora para abrigar todas as ações da Sabesp pertencentes ao Governo.

Linha do tempo da Sabesp

  • 1973 : Criação da Sabesp, com o objetivo de implementar as diretrizes do Governo brasileiro estabelecidas no Plano Nacional de Saneamento (PLANASA);
  • Década de 80: Sabesp realiza investimentos dedicados à coleta e tratamento de esgoto em todo o Estado de São Paulo;
  • 1985: Conclusão do Programa de Fluoretação na Grande São Paulo;
  • 1992: Assinatura de convênios para a despoluição do Rio Tietê e recuperação da Represa de Guarapiranga;
  • 2002: Adesão da Sabesp às regras do Novo Mercado. Negociação de ações da empresa na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE);
  • 2004: Nova oferta pública para distribuição simultânea de ações ordinárias nominativas de titularidade do Estado de São Paulo;
  • 2008 : Expansão geográfica e adição de novos tipos de serviços relacionados com o saneamento ambiental e energia;
  • 2017: Lei Estadual autoriza o Governo do Estado de São Paulo a constituir uma Sociedade Controladora para abrigar a totalidade das ações da Sabesp ao Governo.

Como ganhar dinheiro com as ações da Sabesp (SBSP3)?

sbsp33

Em primeiro lugar, existem várias maneiras de obter lucro com as ações da Sabesp (SBSP3). Uma das formas, por exemplo, é o ganho de dividendos. Isso se torna possível porque a empresa apresenta em seu histórico um quadro recorrente de pagamento de proventos.

Além disso, é possível obter lucros mediante a prática de trader, isto é, a venda de ações por um preço mais alto que o valor comprado.

No entanto, essa escolha vai depender do seu perfil enquanto investidor. Portanto, é muito importante traçar seus objetivos financeiros antes de entrar no mercado de investimentos.

Uma dica básica a se ressaltar é diversificação da carteira de ativos. O acionista deve criar uma carteira que tenha renda variável, mas também renda fixa, tipos de investimentos que envolvem diferentes riscos.

Além disso, é importante ficar atento a liquidez, rentabilidade e segurança de um papel antes da compra. Por fim, vale lembrar que priorizar rentabilidade ou liquidez depende do seu propósito, afinal, você pode realizar investimentos de curto, médio e longo prazo.

Vale a pena investir nas ações da Sabesp (SBSP3)?

A Sabesp (SBSP3) é uma das grandes empresas nacionais no setor de água e saneamento. Como pontos positivos, por exemplo, a empresa possui um baixo endividamento.

Além disso, a empresa possui premiações como, por exemplo, o 1 º Lugar no Ranking do Saneamento 2015 e, ainda, o Troféu Transparência Anefac 2015 – Categoria Empresas de Capital Aberto.

Por outro lado, o Governo do Estado de São Paulo atua como sócio majoritário da empresa. Nesse caso, mudanças de gestões podem impactar as operações da companhia.

Portanto, antes de realizar a compra de ações da Sanepar, é importante realizar uma análise fundamentalista.

Com isso, será possível acompanhar seus investimentos e verificar se eles estão sendo realizados de forma prudente. Isso vale tanto para a Sabesp (SBSP3) como para todas as outras empresas da B3.

A SBSP3 é uma small, medium ou large cap?

A empresa é uma Mid Cap avaliada em cerca de R$32 milhões em 2020.

A SBSP3 participa do Ibovespa?

A Sabesp tem participação de 0,87% no Ibovespa.

Quais são os concorrentes da SBSP3?

Algumas das empresas concorrentes no setor de água e saneamento é a Copasa e a Sanepar.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *