Score: saiba o que é e como aumentar a sua pontuação

nps gada674b3d 1280

Ao solicitar crédito a uma empresa, seja para um financiamento da casa própria ou aumento do limite no cartão, o comportamento financeiro do consumidor passa por uma análise para definir se ele será aprovado ou não e em quais condições – como valor da taxa de juros, por exemplo. Essa análise a partir do CPF e gera uma pontuação chamada de Score.

Sendo assim, órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, Boa Vista e SPV disponibilizam o nosso histórico para que as empresas possam consultar e fazer uma avaliação para, a partir daí, nos conceder o crédito que precisamos de acordo com o nosso perfil econômico. Um dos principais indicadores é o Serasa Score.

Ter um bom Score pode garantir mais limite no cartão de crédito, empréstimos com juros mais baixos e até mesmo condições de pagamento facilitadas. Assim como não ter uma boa pontuação pode prejudicar seus planos financeiros.

Mas, afinal, o que é Serasa Score?

O Score é uma pontuação de crédito no Brasil calculada pela Serasa Experian com base no comportamento financeiro do consumidor. São levados em consideração alguns critérios que vamos falar mais na frente, como pagamento das contas em dia, negociar dívidas, manter o cadastro do Serasa atualizado, entre outros.

Essa pontuação vai de 0 a 1000 e divide-se da seguinte forma:

0 a 300 – Baixo (alta chance de inadimplência);
301 a 500 – Regular (risco médio de inadimplência);
501 a 700 – Bom (risco intermediário de inadimplência);
701 a 1000 – Muito bom (baixas chances de inadimplência).

Para as empresas, o alerta é ligado quando o consumidor tem um Score entre 0 e 300 pontos. Por isso, dificilmente uma pessoa nessa faixa conseguirá crédito e se conseguir, suas taxas de juros são mais elevadas, pois as empresas veem como um risco maior aprovar o crédito para ele, por seu histórico de inadimplência.

Os consumidores que estão de 301 a 600 pontos ainda conseguem fazer negociações, embora ainda não garantam as melhores condições que quem está com o Score considerado bom, entre 600 e 800 pontos. Acima dos 800 pontos estão as pessoas que raramente (ou talvez nunca) atrasaram uma fatura.

Quais empresas podem consultar meu Score?

  1. Instituições financeiras (bancos, fintechs, etc.);
  2. Imobiliárias;
  3. Financiamento estudantis;
  4. Operadoras de internet e telefonia;
  5. Seguradoras e imobiliárias.

Como funciona?

Existem quatro critérios que fazem a pontuação aumentar ou diminuir. Conhecendo-os, você pode usá-los ao seu favor. Cada uma das quatro categorias tem um peso e são divididas da seguinte forma:

  • Pagamento de crédito

Este critério avalia se você tem algum empréstimo, financiamento, parcelamento ou cartão de crédito no seu nome. Se você faz todos os pagamentos em dia, a tendência é que o seu Score aumente. Esta é a categoria mais importante e equivale a 43% da sua pontuação.

  • Consultas para serviços de crédito

Cuidado ao fazer simulações de crédito com frequência, pois ela pode impactar negativamente o seu Score. Quando você consulta um serviço de crédito em uma instituição financeira, ela analisa os seus dados no Serasa.

Se isso acontece com frequência, a Inteligência Artificial interpreta como algo negativo. Esta categoria corresponde a 19% do Score,

  • Histórico e pagamento de dívidas

Este tópico representa 19% da sua pontuação e inclui as suas dívidas ativas, que você ainda não pagou ou negociou. Para que o seu Score comece a aumentar, é preciso regularizar a sua situação

  • Crédito contratado e tempo de uso

Quanto mais organizado você for financeiramente, honrando os seus compromissos, você ganha a confiança do mercado mostrando que está apto para receber novos créditos. Todas as informações sob crédito obtido por você são agregadas ao score, que tem 18% de influência na pontuação.

Como consultar o meu Score?

ecommerce gf899223ff 1920

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Serara Score, saiba como ter acesso a essas informações.

Para acessar o seu Score gratuitamente, acesse o site do Serasa Consumidor ou baixe o aplicativo da empresa no seu smartphone na loja do seu celular (disponível para Google Play e App Store).

Na página inicial, clique em “consulte agora” e cadastre as informações solicitadas. Logo depois, você criará o seu login e senha. Ao realizar o acesso, você verá a sua pontuação na tela inicial, como também se existe alguma dívida em aberto no seu nome.

Ainda é possível consultar outras informações financeiras e também acessar conteúdos sobre educação financeira.

Por que devo acompanhar a minha pontuação?

Acompanhar o seu histórico financeiro é uma boa forma não só de aumentar a sua pontuação e melhorar a sua chance de crédito, mas também de se prevenir contra fraudes.

Um ponto positivo do Serasa Score é que você pode ver em tempo real se a sua pontuação caiu ou aumentou, o que garante mais transparência e controle para você. Além disso, se a sua pontuação oscilar sem que você tenha buscado crédito, seu CPF pode estar sendo usado para fraudes. Por isso, fique atento.

Monitorar sua pontuação faz com que você passe a entendê-la e, assim, pode melhorá-la. Dessa forma, você investe na sua educação financeira, já que estimula boas práticas de pagamento consumidor, ensinado como controlar suas finanças e diminuir a inadimplência.

Qual o impacto do Score na economia?

O mercado de crédito é uma das principais fontes de crescimento de um país, seja ele público ou privado. Ele é usado para o financiamento de obras públicas, estímulo do consumo, desenvolvimento de famílias, negócios e também para o empreendedorismo.

Por ser um insumo básico para o crescimento econômico, quanto mais aquecido o mercado estiver, mais a economia do local ganha com isso. E não só as grandes empresas e governos contribuem para isso: o planejamento individual e a educação financeira da população, aplicadas em atitudes individuais, também ajudam no desenvolvimento econômico.

Assim, iniciativas que orientam os cidadãos a cuidar do dinheiro de forma sustentável e consciente incentivam e garantem melhores condições de crédito saudável e progresso econômico coletivo. Ou seja, todos são beneficiados.

Como aumentar a minha pontuação?

Separamos algumas dicas vão te ajudar a subir o seu Score e, consequentemente, conseguir melhores condições e oportunidades de crédito.

  • Pague suas contas em dia

É a primeira e mais importante dica. Como falamos anteriormente, todo o seu histórico financeiro (incluindo as contas) influenciam a pontuação no Serasa, então, fique atento as suas dívidas e datas de vencimento para não deixar nenhuma passar.

Você pode anotar em uma agenda ou até mesmo usar o lembrete do celular para não esquecer das datas de pagamentos das contas.

  • Se estiver com o nome sujo, quite suas dívidas

Um dos principais motivos que podem fazer com que a sua pontuação no Serasa caia é estar com dívidas. Por isso, procure a empresa para negociar o valor e as condições de pagamento para resolver o problema.

Muitas empresas apresentam facilidades para os consumidores que querem quitar suas dívidas diminuindo ou até mesmo zerado os juros acumulados.

  • Não gaste mais de 30% da sua renda com o cartão de crédito

Uma das regras da educação financeira é que você não comprometa mais de 30% da sua renda com dívidas. Por isso, faça um planejamento financeiro e evita compras por impulso. O ideal é que você analise se aquele produto/serviço de desejo é realmente uma necessidade.

Sendo assim, se a sua renda mensal é de R$ 3 mil, o seu limite de dívidas é de R$ 900. O ideal, claro, é que você mantenha o valor abaixo disso.

  • Atualize seus dados no Serasa regularmente

Quanto mais você dá informações atualizadas sobre você para o Serasa, mais o Score aumenta. Por isso, sempre que tiver uma nova informação financeira, faça o login no site e atualize seu cadastro.

  • Faça seu cadastro positivo

O Cadastro Positivo permite aos órgãos de proteção ao crédito utilizarem as informações financeiras das pessoas para avaliá-las no mercado de crédito, que leva em consideração o seu histórico. Por isso, é importante que você faça o seu, para que as instituições bancárias possam repassar essas informações ao Serasa.

  • Não empreste o seu nome a ninguém

Qualquer dívida feita no seu nome vai impactar negativamente o seu Score. Por isso, não empreste o seu cartão de crédito ou “empreste” o seu nome a terceiros para financiamentos ou empréstimos. Em caso de atrasos ou inadimplência, você será o penalizado.

  • Invista em educação financeira

Mais do que para aumentar o seu Score, essa dica é para te dar qualidade de vida! Educação financeira é essencial para que você possa planejar a sua vida com mais tranquilidade e assertividade. É por meio da organização financeira que você pode realizar os seus sonhos, seja ele uma viagem nas férias ou quitar a sua casa própria.

Dessa forma, você poderá fazer escolhas mais conscientes e da melhor maneira, controlando o seu dinheiro, ao invés dele controlar você.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre Score e que, a partir de agora, você possa acessar as informações financeiras no Serasa de forma consciente e que te ajude a otimizar a sua vida financeira.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos