Home Blog SEER3: saiba tudo sobre as ações do Grupo Ser Educacional

SEER3: saiba tudo sobre as ações do Grupo Ser Educacional

seer3

O Grupo Ser Educacional (SEER3) é uma empresa do setor de educação, sendo considerada uma das maiores organizações privadas de ensino superior do Brasil.

As ações do Ser Educacional (SEER3) integram parte da bolsa de valores brasileira. Portanto, pode ser interessante avaliar a empresa antes de decidir se é uma boa opção de investimento.

O que é o Grupo Ser Educacional (SEER3)?

Em primeiro lugar, o Ser Educacional S.A (SEER3) atua no setor de educação e opera com marcas de instituições de ensino com forte apelo regional.

Criada no ano de 1993, a empresa teve sua Oferta Pública Inicial (IPO) em 2013. O Ser Educacional vende suas ações na B3 pelo ticker SEER3. Na bolsa de valores, a empresa possui mais de 128,7 milhões de ações gerenciadas, sendo 37,5% destas em free float.

Além dela, outras companhias fazem parte do setor de educação, como por exemplo, a YDUQS (YDUQ3) e Anima (ANIM3):

  1. YDUQS: empresa especializada em educação com atuação focada no Ensino Superior, tendo a Estácio como sua marca mais conhecida;
  2. Anima: grupo empresarial educacional paulista. Conta com cerca 100 mil alunos e está presente em cinco Estados através de instituições como, por exemplo, Una, Universidade São Judas, UniBH e UniSociesc.

Sendo assim, diante a importância do Ser Educacional (SEER3) para setor de educação, assim como os seus concorrentes, é interessante compreender a história da companhia e seu modelo de negócio.

O que o Ser Educacional faz?

Em primeiro lugar, a principal atividade do Ser Educacional (SEER3) é a educação superior, como cursos técnicos, graduações e pós graduações.

Além disso, a companhia oferece serviços no formato presencial e no modelo de ensino à distância (EAD).

Entre as suas marcas regionais estão, por exemplo:

  • Uninassau;
  • Unama;
  • Univeritas;
  • Universidade de Guarulhos.

Sendo assim, é possível perceber que a empresa tem uma estratégia de diversificação regional dos seus produtos.

Como o Ser Educacional atua?

A estratégia adotada pelo Ser Educacional (SEER3) é operar com marcas de instituições de ensino com forte apelo regional. Dessa forma, apresenta bastante presença nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste do País.

Sendo assim, sua atuação é bastante diversificada.  Atualmente, conta com 184,8 mil alunos matriculados, sendo 145,5 mil matriculados em cursos de graduação presencial, 23,5 mil em cursos de graduação no EAD.

Além disso, possui 14,6 mil matriculados em cursos de pós-graduação presencial e EAD e 1,2 mil em cursos técnicos.

As ações do Ser Educacional (SEER3): onde e como negociá-las?

O ticker do Ser Educacional (SEER3) é vendido na bolsa de valores brasileira, conhecida como B3 também. Portanto, é possível adquirir papéis da empresa através de sistemas virtuais, como é o caso da plataforma de home broker.

Essa facilidade digital, além de simplificar a negociação, zela pela segurança dos investidores. As ações vendidas da empresa são as ações ordinárias (SEER3 ON). Esse tipo de papel oferta o direito de voto durante as assembleias empresariais.

Sendo assim, para comprar ações do Ser Educacional, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores que seja credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em seguida, deve-se efetuar uma transferência TED, com o valor direcionado para o aporte. Por fim, o investidor poderá escolher ações do Ser Educacional para comprar, referidas como SEER3 ON.

Características das ações do Ser Educacional (SEER3)

seer32 2

Considerada uma Small Cap, o Ser Educacional (SEER3) tem como acionista majoritário José Janguiê Bezerra Diniz, com mais de 58% das ações da empresa. Além disso, o Grupo conta com 0,28% de participação no SMLL (Índice Small Caps).

A classificação setorial do Ser Educacional (SEER3), segundo as informações disponíveis na B3, é: Consumo Cíclico / Diversos / Serviços Educacionais.

Já o segmento de listagem da companhia na bolsa de valores é o Novo Mercado. Esse tipo prioriza empresas com boa governança corporativa e alta transparência.

Por último, as ações do Ser Educacional oferecem Tag Along de 100% ON, além de free float de 37,5%.

História do Ser Educacional

O Grupo Ser Educacional surgiu em 1993, com a fundação do Complexo Educacional Bureau Jurídico, liderado pelo professor José Janguiê Diniz. No mesmo ano, Janguiê começou a investir em congressos nacionais e internacionais na área jurídica.

Já em 1999, o Complexo passou a oferecer cursos pré-vestibulares específicos para o curso de Direito. Em 2003, houve a fundação da Faculdade Maurício de Nassau, mantida pelo ESBJ – Ensino Superior Bureau Jurídico Ltda.

Após três anos, em 2006, a Faculdade Maurício de Nassau adquiriu as instituições de João Pessoa e Campina Grande, no Estado da Paraíba.

No ano seguinte, em 2007, o Grupo Universitário Maurício de Nassau credenciou e colocou em funcionamento a Faculdade Joaquim Nabuco, na cidade de Paulista, em Pernambuco.

Em 2008, o Cartesian Capital Group se associou ao Grupo Universitário. Isso aconteceu com um aporte de R$48 milhões, passando a deter uma participação de 11,3% do total das ações da ESBJ.

Além disso, nesse ano também, a Faculdade Joaquim Nabuco inaugurou uma nova unidade no centro do Recife. Ainda, comprou a FABAC, na Bahia, a ESAMC, em Alagoas; e a Faculdade CDF, no Rio Grande do Norte.

Em 2010, após a aprovação de uma linha de crédito no valor de R$ 80 milhões, o Grupo Universitário iniciou o projeto de implementação da ISO 9001.

Grupo Ser Educacional S.A

Nesse processo, buscou estruturar a instituição para a certificação e, como consequência, reavaliou e redefiniu todos os seus processos internos. Sendo assim, foi nesse ano em que a empresa mudou o nome para Grupo Ser Educacional S.A.

Em 2011, ocorreram incorporações das unidades de Aracaju, em Sergipe e Belém, no Pará, além da inauguração da unidade das Mercês, em Salvador, Estado da Bahia.

Através da portaria do MEC, em 2012, deu-se à Faculdade Maurício de Nassau, no Recife, o título de centro universitário, passando a se chamar UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau.

Além disso, nesse ano, começaram as atividades na unidade Caruaru, em Pernambuco e, ainda, incorporaram as unidades dos municípios de Manaus e São Luís.

Em 2013 o grupo Ser Educacional realizou a oferta pública inicial de ações (IPO) e passou a ter suas ações negociadas na B3.

Em 2015, com um plano de expansão para a região Sudeste, a Ser Educacional comprou 100% do capital social da Sociedade Paulista de Ensino e Pesquisa S/S Ltda. (mantenedora da Universidade de Guarulhos – UNG).

Além disso, nesse ano, o grupo Ser Educacional construiu quatro novas unidades de ensino presencial, localizadas nas cidades de Petrolina (PE), Olinda (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Feira de Santana (BA).

Ainda, houve o reconhecimento de curso EAD da UNINASSAU, que permitiu que o grupo entrasse com pedidos de abertura de mais 400 polos de ensino a distância.

Entre os anos de 2017 e 2019, a instituição, dando seguimento ao seu plano de crescimento orgânico, obteve 61 novas unidades credenciadas pelo Ministério da Educação. Por fim, em 2019, houve a compra da UNINORTE de Manaus (AM), fortalecendo a presença na região Norte do Brasil.

Linha do tempo do Ser Educacional

  • 1993: Fundação do Complexo Educacional Bureau Jurídico, liderado pelo professor José Janguiê Diniz;
  • 1999: O Complexo passa a oferecer cursos pré-vestibulares específicos para o curso de Direito;
  • 2003: Fundação da Faculdade Maurício de Nassau, mantida pelo ESBJ – Ensino Superior Bureau Jurídico;
  • 2006: Faculdade Maurício de Nassau compra instituições de João Pessoa e Campina Grande (PB);
  • 2007: Grupo Universitário Maurício de Nassau credencia e coloca em funcionamento a Faculdade Joaquim Nabuco, na cidade de Paulista (PE);
  • 2008: Cartesian Capital Group se associa ao Grupo Universitário;
  • 2010: Grupo Universitário inicia o projeto de implementação da ISO 9001.

Grupo Ser Educacional S.A

  • 2010: Mudança de nome para Grupo Ser Educacional S.A;
  • 2011: Incorporações das unidades de Aracaju (SE) e Belém (PA), e inauguração da unidade das Mercês, em Salvador (BA);
  • 2012: Faculdade Maurício de Nassau, no Recife, passar a ser UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau.;
  • 2013: O Grupo Ser Educacional realiza seu IPO e entra na B3;
  • 2015: Expansão para a região Sudeste, com a compra de 100% do capital social da Sociedade Paulista de Ensino e Pesquisa S/S Ltda. (mantenedora da Universidade de Guarulhos – UNG);
  • 2015: Reconhecimento de curso EAD da UNINASSAU;
  • 2017-2019: 61 novas unidades credenciadas pelo MEC;
  • 2019: Por fim, compra da UNINORTE de Manaus (AM), fortalecendo a presença na região Norte do Brasil.

Como ganhar dinheiro com as ações do Ser Educacional (SEER3)?

seer33

Há alguns modos de ganhar dinheiro com as ações do Ser Educacional (SEER3), como, por exemplo, o recebimento de dividendos. Isso porque a empresa possui em seu histórico um pagamento recorrente de proventos.

Além disso, é possível ganhar dinheiro vendendo ações por um valor superior ao comprado, como é comum na prática de trader.

No entanto, antes de realizar aplicações é fundamental descobrir o seu perfil de investidor e também os seus objetivos financeiros.

Por exemplo, é interessante diversificar a carteira de ativos, realizando aportes em renda fixa e renda variável. Além disso, antes de comprar ações, se recomenda que o investidor analise a segurança, liquidez e rentabilidade dos papéis.

Afinal, priorizar rentabilidade ou alta liquidez vai depender do investidor, pois é ele quem irá escolher ações para o curto, médio ou longo prazo.

Vale a pena investir no Ser Educacional (SEER3)?

Em primeiro lugar, a Ser Educacional (SEER3) vem se destacado no ramo da educação, sobretudo no Nordeste. Além disso, o ramo educacional tem se mostrado  ter grande potencial de crescimento e desenvolvimento no País, o que pode ser um ponto positivo.

Além disso, a empresa paga dividendos de forma recorrente, o que pode ser um fator benéfico a ser considerado.

No entanto é uma companhia que pode ser afetada por crises cíclicas. Por exemplo, a pandemia do coronavírus, que afetou o modelo de negócio, sobretudo, presencial.

Sendo assim, é interessante fazer uma análise fundamentalista e avaliar aspectos sólidos antes de decidir comprar ações da empresa. Dessa forma, será possível escolher comprar ou vender ações do Ser Educacional (SEER3) de forma mais segura.

Qual é o tag along das ações da SEER3?

A empresa apresenta um tag along de 100% ON.

Qual é o segmento de listagem da SEER3?

O Grupo Ser Educacional está na b3 como Novo Mercado, que prioriza empresas com boa governança corporativa e alta transparência.

A SEER3 realiza o pagamento de dividendos?

A empresa paga dividendos consecutivamente desde 2014.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *