Home Blog Conheça [8] segredos financeiros de pessoas bem-sucedidas!

Conheça [8] segredos financeiros de pessoas bem-sucedidas!

segredos financeiros 1

Por trás de bons resultados e grandes lucros, existem alguns segredos financeiros utilizados pelos(as) grandes investidores(as).

Os segredos financeiros das pessoas bem-sucedidas não são tão secretos se isolados. No entanto, utilizá-los de forma conjunta pode trazer ótimos resultados para suas finanças.

E se você tem o objetivo de alcançar a independência financeira ou ao menos garantir uma boa qualidade de vida no futuro, os segredos financeiros dos grandes investidores(as), são fundamentais.

Os Pilares da Educação Financeira

segredos financeiros

Existem quatro pilares fundamentais dentro da Educação Financeira que levam ao sucesso financeiro, são eles:

Produzir dinheiro

Um desejo em comum a todos é conseguir gerar mais renda.

E essa vontade de algo mais vem desde a pré-história com o ser humano já que, para progredir, ele sempre teve que continuar buscando o novo.

Esse fator faz com que, mesmo em um mundo bastante desenvolvido e com o suficiente para viver bem, nós queiramos ainda mais coisas.

Sendo isso, uma característica não limitada ao âmbito das finanças, já que também queremos mais tempo, mais conhecimento etc.

No entanto, é preciso deixar claro que não há nenhum problema com essa característica, desde que ela não se torne uma obsessão.

E para conseguir produzir mais dinheiro, você deve buscar desenvolver sua mentalidade. Assim, facilitando o alcance de oportunidades.

Administrar dinheiro

Não adianta conseguir mais dinheiro se você não souber cuidar bem dele. E para que isso ocorra, é preciso ter controle e buscar cada vez mais conhecimento.

Só dessa maneira você estará prevenido contra as tentações diárias do consumismo, que na maioria das vezes o distancia dos seus objetivos.

Entendendo os princípios fundamentais da administração do seu dinheiro você conseguirá se organizar melhor e evitar dores de cabeça no futuro.

Investir dinheiro

Um pensamento derivado diretamente da crença limitante sobre o dinheiro é que o investimento é uma atividade exclusiva de pessoas ricas.

Na verdade, os investimentos consistem na aplicação de recursos financeiros (dinheiro) na busca por uma valorização futura sobre esse capital.

Evidentemente, essa é uma atividade que demanda um bom estudo e preparação, se feita de forma mais avançada.

No entanto, o ato de investir está ao alcance de pessoas com rendas comuns, que apenas precisam ter disciplina e poupar parte dos seus ganhos.

Empreender dinheiro

O empreendedorismo é visto como a capacidade de identificar problemas e, a partir deles, visualizar ou encontrar oportunidades para desenvolver soluções que se adequem ao às demandas do mercado.

Por isso, se você possui o desejo de enriquecer ou, pelo menos, viver a partir de seus rendimentos, é preciso colocar seus projetos em prática.

Os 10 principais segredos financeiros

segredos financei

Uma ótima estratégia para alcançar o sucesso financeiro é se espelhar nas atitudes de pessoas de sucesso.

Por isso, confira os 8 segredos financeiros mais importantes e comece a fixá-los em sua mente e aplicá-los em suas ações.

Tenha um objetivo

Ter um objetivo financeiro significa saber onde você quer chegar daqui a um certo período de tempo.

Quando isso ocorre, as nossas ações não são motivadas apenas porque são as corretas, mas sim as mais adequadas ao nosso objetivo.

Isso evita, além do mais, alguns erros e estratégias inadequadas para o alcance do que você deseja.

Quando temos algo definido na mente, nossas metas de curto, médio e longo prazo ficam alinhadas para o crescimento financeiro.

Vale lembrar que o objetivo de um não precisa ser, obrigatoriamente, o objetivo de outro. Por isso, o sucesso pode significar tanto a independência financeira quanto uma moradia confortável em um local tranquilo.

Seja seu próprio investimento

A forma principal para ganhar mais dinheiro é investindo no próprio potencial. Isso porque a sua mente é a máquina principal para te levar ao sucesso.

Nesse sentido, fazer cursos que desenvolvam habilidades necessárias para sua área ou setor desejado, como conseguir uma certificação, por exemplo, podem ser sinônimos de uma promoção e aumento salarial.

Além disso, no caso dos empreendedores, às vezes um simples ajuste indicado por um consultor financeiro pode fazer o projeto sair do papel.

Aprenda a guardar dinheiro

Na maioria dos casos, é impossível alcançar a independência financeira se você não começar poupando seu dinheiro.

Para isso, basta entender um pouco sobre orçamento e planejamento financeiro e começar a separar seus gastos mensais.

Assim, você conseguirá melhorar seus hábitos de gasto e começará a ver seu dinheiro sobrar mais ao final do mês, podendo ser investido ou poupado para seu desenvolvimento futuro.

Não pense tanto como os outros pensam

Muitas pessoas, por se preocuparem demais com a opinião de amigos e familiares, não conseguem economizar dinheiro, mesmo possuindo bons objetivos.

Quando isso acontece, elas acabam se tornando dependentes da aceitação social, o que só prejudica suas próprias finanças e o alcance de seus objetivos.

Por isso, caso seu objetivo seja poupar dinheiro, seja para começar a investir ou iniciar um projeto, não tenha medo de abrir mão de certas coisas nem, muito menos, do julgamento alheio.

Tenha disciplina

O maior segredo para uma boa evolução financeira é a consistência. E para que ela seja formada, é preciso ser persistente e aprender a formar hábitos.

Inclusive, muitas desistências ocorrem apenas por conta da perda de controle financeiro.

Por isso, é importante que você mantenha seu orçamento organizado para ter total controle sobre seus gastos e ganhos.

Compre ativos, elimine passivos

Um grande erro que faz as pessoas ficarem estagnadas financeiramente ou até diminuir seu padrão de vida é a constante compra de ativos.

Os ativos são aqueles bens que só geram gastos, como o carro e sua manutenção, por exemplo.

Já os ativos são os bens que produzem ainda mais renda. Por exemplo:

Caso você faça a compra de um curso, ele não irá gerar renda automaticamente. No entanto, de maneira indireta, ele contribui para sua qualificação profissional e, consequentemente, sua renda.

Um dos ativos mais conhecidos são os investimentos, que geram renda constante para seus aplicadores.

Ao investir, faça aportes regulares

O ato de poupar é ainda mais relevante quando falamos de investimentos.

Com aportes regulares, até as aplicações com rendimentos medianos podem chegar em rendimentos de bons ativos.

Por isso, continue aplicando dinheiro em seus investimentos e contribua com a ação dos juros compostos.

Encare desafios

O maior segredo financeiro é sair da zona de conforto. Isso porque, em vários momentos, ela é apenas um disfarce para os nossos medos.

No entanto, isso não significa que você deve sair aplicando todo o seu dinheiro em ativos que não conhece ou algo do tipo, mas sim que você enfrente seus medos respeitando seu perfil financeiro.

Para muitas pessoas, inclusive, um grande desafio é apenas começar a aplicar o dinheiro em investimentos.

Nesse caso, é importante lembrar que excelentes ensinamentos só são adquiridos com a vivência como investidor.

Caso você se interesse, conheça outros segredos financeiros na nossa plataforma Segredos Financeiros® e descubra ainda mais informações sobre o mundo das finanças!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *