Como pedir a segunda via do cartão?

segunda via do cartao

O cartão de crédito e débito é um item pequeno, mas que está sempre ao alcance das mãos do utilizador. No entanto, em alguma situação cotidiana pode ocorrer de perdê-lo e precisar fazer a solicitação da segunda via do cartão.

Com a necessidade de tirar a segunda via do cartão surgem algumas dúvidas. Por exemplo, quais os procedimentos para solicitar a segunda via do cartão de crédito, quanto tempo demora e, principalmente, se esse serviço é pago.

Para solicitar a segunda via do cartão em caso de perda ou roubo, existem alguns procedimentos indicados pelas instituições bancárias. Primeiro, para proteger o cliente de possíveis golpes e segundo, para fazer a emissão da segunda via.

Perda de cartão

Em ocorrência de perda ou roubo de cartão,é preciso estar atento a alguns pontos básicos para não ser prejudicado pelo acontecimento.

Existem inúmeros casos de compras realizadas com o cartão de crédito que foi perdido ou furtado.

1. Comunicar o fato para a administradora

Solicitar o bloqueio de uso assim que é percebido a perda ou furto do cartão é a melhor atitude a se fazer, dessa forma, evita que haja compras efetuadas no nome do cliente sem autorização.

Caso tenha já tenha ocorrido a compra, é preciso entrar em contato com a administradora para que o caso seja levado ao departamento de segurança do cartão de crédito para uma averiguação da compra realizada.

Nesse caso, também é recomendável que seja realizado um boletim de ocorrência, para que haja segurança jurídica. Além disso, é imprescindível ficar atento aos golpes financeiros.

Alguns cartões só fazem o processo de cancelamento da compra ou ressarcimento do valor em caso de furto do cartão , se o cliente estiver portando um boletim de ocorrência.

2. Solicitar segunda via de cartão

Após o processo de registro da ocorrência, o cliente da instituição pode pedir segunda via do cartão. Alguns bancos permitem que o requerimento seja feito tanto por telefone, quanto pelo aplicativo.

3. Quanto tempo demora a segunda via do cartão

O prazo de entrega da segunda via do cartão de crédito é determinado pelo banco. Geralmente, a emissão da segunda via pode demorar de 4 até 7 dias úteis após a expedição.

Além disso, grande parte das instituições solicitam que o usuário que solicitou a segunda via do cartão de débito ou crédito compareça ao banco para buscar e efetuar o desbloqueio de cartão.

4. Valor da emissão de segunda via

A maioria das administradoras não cobram pela emissão de segunda via  e em alguns casos, essa taxa de cartão realmente não pode ser cobrada e está assegurada por lei.

  • Emissão da primeira via;
  • Mau funcionamento do cartão;
  • Vencimento da data de validade do cartão de crédito.

Em todos os casos, o recomendável é estar atento ao cartão e sua utilização. Em caso de perda, roubo ou extravio, é preciso entrar em contato imediatamente com a central de atendimento.

A segunda via do cartão não é um processo complicado ou extenso, mas é melhor evitar precisar de utilizar esse serviço. Desta forma, ficar de olho nos cartões e documentos é a melhor dica para se utilizar! Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos