Home Blog Segurança financeira: como garantir a sua e ter mais tranquilidade

Segurança financeira: como garantir a sua e ter mais tranquilidade

seguranca financeira2

Ninguém está livre dos imprevistos da vida. No caso de uma emergência ou dívidas inesperadas, é necessário ter a sua disposição uma reserva de dinheiro para não contrair dívidas, e botar em risco sua segurança financeira.

Dessa forma, possuir essa salvaguarda, evita o pagamento de juros e empréstimos caros e garante a sua segurança financeira e de todos que dependem de você.

A segurança financeira é uma estabilidade das suas necessidades que envolvam dinheiro. Portanto, com a proteção dela, é possível manter a estabilidade na educação financeira, mesmo em momentos de dificuldades.

Níveis de segurança financeira

seguranca-financeira

Entretanto, obter esta blindagem financeira leva tempo e paciência. Estar seguro financeiramente, não é uma condição que vai surgir do dia para noite.

É necessário, muito planejamento financeiro e disciplina para alcançar essa garantia de proteção. O processo passa por, pelo menos, três etapas diferentes. São elas:

1. Nível de segurança básico

Neste nível a pessoa deverá garantir os custos essenciais para viver. Ou seja, se algum familiar não puder mais ajudar, financeiramente, por exemplo, o individuo precisa conseguir se sustentar bem.

Normalmente, quem começa mal neste estágio, acaba contraindo empréstimos e abusando do crédito. Toda essa desorganização inicial só dificulta o desenvolvimento financeiro da pessoa.

2. Nível de segurança contra imprevistos

Mesmo que você consiga arcar com suas contas e despesas essenciais, é necessário está preparado para situações emergenciais.

Neste nível, é necessário o desenvolvimento de uma reserva de emergência sólida. Essa reserva deverá ser usada para alguns imprevistos, como:

  • Problemas de saúde;
  • Desemprego;
  • Diminuição na renda;
  • Outros problemas que possam comprometer sua renda disponível mensal.

3. Nível de segurança para gastos futuros

Esse ponto, necessariamente, deve ser após a conquista do nível segurança básico e dinheiro para imprevistos. O objetivo desse nível é garantir esses dois pontos por um longo prazo.

Para gastos e conforto futuro, é necessário começar desde cedo uma reserva para a vida.

É interessante neste nível iniciar investimentos mais rentáveis e a construção de uma aposentadoria.

Dicas de como conseguir sua segurança financeira

Para conseguir sua segurança financeira e estar mais perto da realização financeira, existem algumas recomendações válidas.

1. Organize seu planejamento financeiro

Se planejar financeiramente desenvolve a capacidade de se organizar quanto ao uso do seu dinheiro.

Você deve desenvolver estratégias e antecipar situações que possam comprometer sua reserva financeira e seus recebimentos.

Esse ponto será determinante para que você inicie conseguindo pagar todas as contas e, após alguns anos, estar desenvolvendo sua reserva para gastos futuros.

2. Poupar uma parte da renda

Desenvolva o hábito de gastar menos que ganha. E, na medida do possível, tente cada vez mais gastar uma parcela menor dos seus recebimentos.

3. Iniciar uma reserva de emergência

A reserva de emergência é o principal ponto do início de uma organização financeira. Ela garantirá uma gordura nas suas finanças, que deverá somente ser gastas em situações emergenciais.

O indicado é que essa reserva de emergência seja com um valor equivalente a um ano de recebimentos. Claro, cada caso é diferente, mas, quanto maior for sua reserva, mais blindada suas finanças vão estar.

Segurança: Um dos pilares da realização financeira

A realização financeira é um objetivo comum entre praticamente todas pessoas. Além da segurança financeira, existem dois pilares para alcançar a realização financeira.

  • Liberdade financeira: significa você alcançar um nível financeiro em que consegue arcar com suas necessidades e ainda ter uma reserva para gastar com o que quiser;
  • Independência financeira: é quando um fluxo de renda gerado, a partir dos seus rendimentos financeiros, se consolida. E, com esse dinheiro, você já consegue garantir os gastos para manter seu padrão de vida.

Portanto, para ter uma vida tranquila, é essencial conseguir a segurança financeira. Afinal de contas, buscamos a realização financeira, felicidade e a manutenção delas por um longo prazo.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *