Seguro contra roubo: qual sua cobertura e vantagens principais?

seguro contra roubo

Todo bem, imóvel, veículo e até mesmo aparelhos smartphones podem ser assegurados contra roubo e furto. O seguro contra roubo é destinado para pessoas que desejam uma maior economia, mas sem abrir mão de estarem acobertados com um seguro.

O seguro contra roubo atua por meio de uma seguradora que oferece essa modalidade de seguro. Geralmente, ele oferece mensalidades mais acessíveis e seu preço para carro, variando de acordo com o ano e modelo.

O seguro contra roubo é uma modalidade de seguro que oferece coberturas contra furto e roubos. Sendo roubo, apenas quando há o uso de violência ou ameaça, ou seja, quando há coerção para entregar determinado bem ou quando há invasão.

Com educação financeira, é possível avaliar se vale a pena ou não contratar este tipo de seguro.

Qual é a cobertura do seguro contra roubo?

Apesar de não ser uma modalidade muito comum, esse tipo de seguro atua para um público de nicho.

Por isso, o seguro roubo cobre problemas como extravio de bens valiosos, roubo de carro, invasões domiciliares e afins, mas sempre restringindo a sua usabilidade.

Por conseguinte, com o seguro furto ou roubo, é possível contemplar uma cobertura de diversos bens, desde seguro para:

  • Roubo ou furto de automóvel: carros, motos, caminhões e até mesmo bicicletas;
  • Residencial: destinado para objetos presentes na casa (alguns cobrem eventualidades ou incêndios que foram provocados por terceiros);
  • Eletrônicos e smartphones: celulares, tablets, relógio digitais, computadores e outros bens;
  • Equipamentos, materiais e peças: é geralmente aderido por empresas que desejam proteção contra o roubo ou extravio de seu maquinário.

Quais as vantagens do seguro e para quem ele é indicado?

Um seguro contra furto pode ser aplicado em diversos bens, mas nem toda seguradora apresenta essa modalidade.

Alguns seguros, inclusive, são vendidos de forma separada, como por exemplo o seguro para smartphones vendidos no momento de aquisição.

Contudo, seguro contra furto e roubo está, de certa forma, ligado a veículos. É comum que as seguradoras ofereçam este tipo de serviço como forma de abranger mais clientes.

Vale lembrar que em problemas como desastres naturais, incêndios e até mesmo acidentes (colisões e afins), não é comum a cobertura nesse tipo de seguro.

Por isso, aqueles indivíduos cuja preocupação maior é relacionada à acidentes, essa prática de seguro restritivo não é a mais indicada.

Assim como pessoas que moram em cidade com índices baixos em relação à violência ou para quem possui garagem, essa modalidade de seguro apenas para roubo ou furto, se torna menos viável.

Entre as vantagens do seguro contra roubo, estão:

  • Proteção contra delitos: o seguro cobre desde roubo (quando há violência, ameaça ou coerção) até furto, extravio e afins;
  • Parcelas mais acessíveis: por ser um seguro para determinada finalidade, apresenta parcelas mais em conta e variam de acordo com o bem. Alguns são pagos apenas no momento da compra e outros tem parcelas mensais pelo tempo contratado;
  • Aceitação ampla e diversificada: seguros tradicionais de carro, por exemplo, tendem a não aceitar qualquer tipo de veículo (rebaixado, modificado ou que teve aquisição por leilão).

Por fim, o seguro contra roubo é uma alternativa viável para pessoas que sentem essa necessidade de proteção contra esse evento específico e desejam economizar. Entretanto, seguros mais amplos podem representar maiores economias de acordo com a realidade de cada consumidor. Mais conteúdos como esse? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos