Home Blog Seguro empresarial: vale a pena contratar um?

Seguro empresarial: vale a pena contratar um?

seguro empresarial

Independentemente de sua atuação, um negócio está exposto à alguns riscos, sinistros e eventualidades que podem incidir e causar um dano nas finanças ou físico no patrimonial empresarial. Por isso, algumas organizações optam pelo seguro empresarial.

O seguro empresarial funciona como uma cobertura que empresas adquirem em uma seguradora para lidar com eventualidades. Inclusive, é comum que pequenas e médias empresas adquiram um pacote de serviços essenciais para cobrir eventualidades básicas e assim, fiquem asseguradas contra riscos que possam abalar a atividade empreendedora.

Então, o seguro empresarial é uma forma de assegurar empresas desde o pequeno ao grande porte.

Geralmente, ele cobre incêndios, furtos e outras questões relativas ao ramo de negócio da empresa, variando de acordo com a seguradora e com o tipo de apólice contratada.

Como funciona o seguro empresarial?

Os seguros empresariais protegem empresas de diversos setores e conforme a modalidade prescrita na apólice.

O funcionamento do seguro empresarial pode ser burocrático, mas com os aprimoramentos tecnológicos, algumas seguradoras tornam mais simples a sua efetivação.

Portanto, a empresa segurada deve se atentar ao estilo de contrato firmado, suas cláusulas e benefícios, pois somente o que estiver no contrato será acobertado e haverá o ressarcimento do material ou da quantia em dinheiro, respectiva ao acordado em contrato.

Dessa forma, entre os tipos de seguro empresarial mais comuns estão:

  • Incêndios;
  • Furtos;
  • Devido a condições climáticas e desastres naturais;
  • Responsabilidade civil.

A responsabilidade civil é uma maneira de garantir o pagamento de indenizações que determinadas empresas ganham para subsidiar problema que derivam de acidentes no trabalho, acidente que envolvam terceiros, pagamentos de indenizações e afins.

Portanto, a apólice é justamente tudo que a cobertura do seguro empresarial contempla, todos os aspectos, a forma como poderá ser solicitado e os itens que estão fora de cobertura.

Nesse caso, somente os itens que estão na apólice terão validade perante a lei e a seguradora.

Quais são os benefícios e desvantagens do seguro para empresas?

A empresa segurada tem algumas vantagens sobre a formulação do contrato, pois, algumas seguradoras prestam serviços personalizados, por exemplo, seguro viagem para funcionários.

Por isso, as vantagens do seguro empresarial estão focadas no ressarcimento dos itens acobertados na medida de sua substituibilidade ou numa compensação.

Portanto, já que seguro para empresas é adaptável, seu custo pode ser amenizado de acordo com as particularidades de cada empresa, o que viabiliza o seu uso e contratação.

Por exemplo, uma empresa que apresenta estoques provavelmente desejará um seguro contra furto, incêndios e desastres naturais, mas não tem interesse em seguro bagagem.

Isso porque não lida diretamente com muitos funcionários que apresentem essa necessidade.

Entretanto, o seguro de empresas, geralmente, não apresenta cobertura para os seguintes itens:

  • Obras de arte;
  • Joias, metais e pedras preciosas;
  • Bens infungíveis;
  • Raridades e itens de colecionador;
  • Danos causados diretamente pela ação humana.

Por fim, o seguro empresarial determina o grau de proteção que uma empresa irá receber de acordo com a apólice contratada. É essencial para acobertar pequenas e médias empresas, pois, os riscos podem abalar financeiramente e levar a um colapso do negócio, além, de proteger contra eventualidades que acometam terceiros. Assine a newsletter e receba conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *