Home Blog Seguro Prestamista: saiba como funciona o seguro para quem tem dívidas

Seguro Prestamista: saiba como funciona o seguro para quem tem dívidas

seguro prestamista 2

Contratar um seguro é um ato de precaução Diferente dos outros, o seguro prestamista beneficia tanto o lugar que te fez o empréstimo, quanto sua família em relação a eventualidades futuras 

seguro prestamista é oferecido em qualquer tipo de empréstimo e entra em cena quando você não tem condições de pagá-lo, seja em caso de morte, incapacitação ou até mesmo desemprego. 

Mas claro, para decidir se o seguro prestamista vale a pena, é necessário o uso do seu conhecimento financeiro para chegar na conclusão mais vantajosa para suas finanças.

O que é o seguro prestamista?

O seguro prestamista é um tipo de seguro que tem como beneficio a quitação total ou parcial de dívidas, mediante ao falecimento, incapacidade ou desemprego da pessoa que contratou o serviço.  

Como funciona?

Esse tipo de seguro corresponde a uma modalidade de seguro de vida em grupo. 

E o seguro de vida em grupo funciona com a contribuição de um grupo de pessoas em uma espécie de fundo coletivo, que é utilizado em diversos casos.

Entretanto, o seguro prestamista vai além da morte da pessoa segurada, ele leva em conta também a impossibilidade de pagar as dívidas, seja por desemprego involuntário ou invalidez física 

Quais os tipos de dívidas cobertas pelo seguro?

As dívidas cobertas pelo seguro prestamista têm leves variações de seguradora para seguradora, mas em suma, ele está disponível para os seguintes serviços: 

Como fazer um seguro prestamista?

O seguro prestamista não é contratado por você diretamente da prestadora de seguros.

Ele é contratado pela instituição financeira ou empresa da qual você está comprando um produto ou serviço. 

A empresa em questão, no momento que você vai fazer o contrato e consequentemente uma dívida, te oferece essa possibilidade de contratar o seguro.  

O valor do seguro será imbuído nas prestações ou parcelas da sua dívida e você não terá que fazer alguma movimentação por fora. Ou seja, a própria instituição financeira, banco ou empresa realizará o repasse desse valor.  

Agora, deve surgir uma outra dúvida: “quanto custa o seguro prestamista?”.  

Então, o preço do seguro alterna de acordo com algumas variáveis, sendo elas: 

  • O prazo do pagamento desse empréstimo, financiamento ou dívida;  
  • A idade da pessoa que está requisitando o seguro. 

A venda do seguro em si é realizada através de parcerias entre as instituições financeiras e as seguradoras, sendo assim, o seguro é ofertado pelo seu gerente 

Porém, se falando de lojas de varejo, geralmente, elas mantêm um suporte dentro da própria loja, ou seja, um corretor de seguros ou pessoa especializada.

Assim, o seguro tende a ser oferecido pelo próprio vendedor(a) e/ou por meio do próprio contrato. 

 

As vantagens do seguro prestamista 

Dentre as vantagens do seguro prestamista, a primeira é a sua multifuncionalidade, caracterizada por quatro pilares: 

  • Seguro para dívidas  direcionado a empréstimos, linhas de crédito, cartões e outras transações);
  • Seguro para financiamentos – direcionado para bens: de imóveis, veículos e até eletrodomésticos;
  • Seguro para desemprego – direcionado para desemprego compulsório (não voluntários) e perda de renda;
  • Seguro de vida – direcionado para casos de falecimento da pessoa segurada.  

Entre as vantagens em específico do seguro para os bancos e instituições financeiras, temos a garantia de que os créditos cedidos serão pagos.

Por conta isso, eles tendem a baixar suas taxas de juros e encargos quando o seguro prestamista é acordado.  

Em contrapartida, para quem contrata o seguro prestamista, ele garante a estabilidade financeira da sua família. 

Isso porque ele proporciona a quitação de uma dívida e a manutenção em algumas ocasiões dos seus bens, caso ocorra alguma eventualidade.  

Por fim, é importante lembrar que ele protege a vida financeira de você e toda a sua família contra eventualidades que possam surgir.

Então, se você já tem condições de contratar um seguro de vida, analise as características do seguro prestamista. Caso seja preciso, utilize a Planilha: Planejador Financeiro Mensal para isto!  

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *