SMTO3: tudo sobre as ações da São Martinho!

smto3

A São Martinho (SMTO3) é uma empresa que possui atuação no setor de açúcar e álcool. Além do mais, é uma das maiores empresas brasileiras relacionadas a produção de sucroenergético. 

As ações da São Martinho (SMTO3) integram uma parte da bolsa de valores, ou simplesmente B3. Diante disso, os investidores que se interessam pelo setor de açúcar e álcool, podem considerar a empresa como uma opção de investimento.

O que é a São Martinho (SMTO3)?

A São Martinho é uma empresa que atua na produção de açúcar e álcool, em território nacional.

Possui, aproximadamente, uma capacidade de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, além de ter uma capacidade de estocagem de 830 mil toneladas de açúcar. 

Dessa forma, ressalta-se que a empresa também tem atuação na geração de energia elétrica. 

A companhia surgiu em 1937 e realizou sua Oferta Pública Inicial (IPO) no ano de 2006. Dessa maneira, pode-se negociar os papéis da São Martinho na B3, por meio do ticker SMTO3

Além disso, a companhia possui mais de 354.011.329 milhões de ações gerenciadas, sendo 45,4% destas em Free Float

Lembra-se que, além da São Martinho, outras companhias integram o setor de açúcar e álcool no Brasil. São elas a Cosan (CSAN3) e a Biosev (BSEV3).

  1. Cosan: a Cosan é considerada uma das maiores fabricantes de etanol e exportadora de cana-de-açúcar do mundo. Além disso, é líder na distribuição de gás natural e combustíveis no Brasil. 
  2. Biosev: a Biosev é uma companhia processadora de cana-de-açúcar, controlada pelo grupo Louis Dreyfus. Dessa maneira, a empresa atua no desenvolvimento de atividades agrícolas, além de comercialização e geração de energia.

Dessa forma, devido a relevância da São Martinho (SMTO3) para o mercado financeiro e sua participação na B3, recomenda-se buscar entender a trajetória e o modelo de negócio adotado pela companhia. 

O que a São Martinho (SMTO3) faz?

A principal atividade da São Martinho (SMTO3) está na compra, cultivo e colheita de cana-de-açúcar, matéria prima na produção de açúcar e álcool. 

Diante disso, dentre os produtos ofertados, estão: 

  • Açúcar: a São Martinho produz diversos tipos de açúcar. Além disso, o principal produto da empresa tem sido o VVHP, sendo definido como um tipo de açúcar padrão que negocia-se no mercado internacional;
  • Etanol: a empresa possui uma atuação expressiva na produção de etanol hidratado;
  • Energia Elétrica: o bagaço da cana, utilizado na fabricação de açúcar e etanol, é reaproveitado de forma integral. Por isso, a energia elétrica que surge da cana-de-açúcar, alimenta as usinas e pode ser vendida.

Como a São Martinho (SMTO3) atua?

A São Martinho atua com, em média, 4 usinas em operação, sendo elas: 

  1. São Martinho, na região de Ribeirão Preto (SP);
  2. Iracema, em Limeira (SP);
  3. Santa Cruz, localizada em Américo Brasiliense (SP);
  4. Boa Vista, em Quirinópolis (GO).

Além disso, a empresa possui mais de 12,5 mil colaboradores e 350 mil hectares de área agrícola de colheita. 

Ressalta-se que a empresa possui uma capacidade de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. E, por fim, uma capacidade de estocagem de 820 mil toneladas de açúcar. 

As ações da São Martinho (SMTO3): onde e como se negociam?

SMTO3 2

Negocia-se o ticker da São Martinho na bolsa de valores através de plataformas digitais, sendo o home broker o principal meio utilizado. 

Diante disso, na B3 a companhia possui ações ordinárias (SMTO3 ON), que afetam o direito ao voto durante as assembleias empresariais. 

Por isso, para que o investidor realize a aquisição de ações da São Martinho, é necessário realizar a abertura de uma conta em uma corretora de valores credenciada pela CVM.

Após isso, é importante que o investidor realize a execução de uma transferência TED, com o valor desejado para efetuar o investimento. Logo após, seleciona-se as ações da São Martinho, que referem-se ao ticker SMTO3. 

Características das ações da São Martinho (SMTO3)

Sendo definida como uma Mid Cap, a empresa possui como sócio majoritário a LJN Participações, sendo detentora de 54% das ações da empresa. 

Assim, a classificação setorial da São Martinho (SMTO3), de acordo com os dados que constam na B3 é Consumo não Cíclico, Alimentos Processados, Açúcar e Álcool. 

Além do mais, o segmento de listagem da São Martinho na B3 é o Novo Mercado. Por isso, é possível compreender que a empresa apresenta altos níveis de transparência e boa governança

Sendo assim, os papéis da São Martinho oferecem Tag Along de 100% ON, além de um Free Float de 45,4%. 

História da São Martinho

O início da história da São Martinho se deu no ano de 1937, quando comprou-se a Usina Iracema em Iracemápolis e, logo após, se transformou em uma destilaria de álcool. 

Dessa forma, no ano de 1946, a usina começou a fabricar açúcar também e, três anos mais tarde, foi realizada a aquisição da Usina São Martinho, transformando-se em uma das maiores processadoras de cana do mundo. 

Ao longo dos anos, ambas as usinas cresceram e modernizaram-se. Assim, em 1969, ocorreu a primeira colhedora mecanizada. Além disso, em 1992, obteve-se a primeira plantadora. 

Sendo assim, foi no ano de 2007 que a empresa realizou sua oferta pública de ações (IPO) na B3. 

Além disso, em 2010, criou-se a Nova Fronteira Bioenergia, que se define como a Joint Venture com a Petrobras. 

Por fim, foi em 2017 que se considerou a empresa como a melhor empresa do setor Agronegócio (Você S/A) e, posteriormente, considerou-se a São Martinho como a melhor empresa do ano. 

Ainda, em 2020, a empresa foi atingida pela crise do coronavírus e suas ações na bolsa de valores apresentaram quedas expressivas. 

Linha do tempo da São Martinho

  • 1937- Início da história da São Martinho;
  • 1946 – Começa a fabricação de açúcar na usina;
  • 1949 – Efetua-se a aquisição da Usina São Martinho;
  • 1969 – Ocorre a primeira colheita mecanizada;
  • 1992 – Primeira plantadora;
  • 2007 – A empresa realiza o IPO;
  • 2010 – Cria-se a Nova Fronteira Bioenergia;
  • 2017 – Considera-se a empresa a melhor empresa do setor do Agronegócio;
  • 2020 – A companhia sofre com a crise do coronavírus. 

Como obter lucros com a São Martinho (SMTO3)?

SMTO3 1

De início, é válido se atentar que existem diversas maneiras de realizar a aquisição de lucros com as ações da São Martinho (SMTO3) na bolsa de valores.

Assim, dentre as maneiras possíveis, realiza-se a inclusão do recebimento de dividendos, visto que a empresa possui um histórico recorrente de pagamentos de proventos.

Além do mais, o investidor poderá adquirir lucros por meio da venda de ações, por um preço mais alto que o adquirido anteriormente. 

Soma-se a isso, é importante destacar a diversificação da carteira de ativos que incluem ativos de renda fixa e renda variável

Por fim, é importante se atentar a liquidez, rentabilidade e segurança das ações antes de realizar as aquisições. 

Vale a pena investir na São Martinho (SMTO3)?

A São Martinho (SMTO3) é uma das grandes empresas do setor sucroenergético brasileiro. Diante disso, as principais vantagens oferecidas pela empresa são referentes ao seu modelo de negócio totalmente verticalizado.

Além disso, a empresa possui uma diversificação de mercado, possuindo uma atuação vasta no mercado nacional e internacional. 

Entretanto, a empresa possui uma grande exposição aos fatores climáticos, que podem impactar diretamente na produção da empresa. 

Dessa forma, antes de selecionar qual ação investir o capital, recomenda-se que o investidor realize uma análise fundamentalista com o intuito de verificar se o aporte está sendo realizado de maneira assertiva. 

Portanto, é importante realizar uma análise, seja com as ações da São Martinho (SMTO3) ou com outras ações de companhias que negociam-se na B3. 

Qual é o Tag Along das ações da São Martinho?

A companhia apresenta um Tag Along de 100% ON.

A SMTO3 realiza o pagamento de dividendos?

A empresa São Martinho realiza o pagamento de dividendos de forma recorrente.

Qual é o segmento de listagem da SMTO3?

O segmento de listagem é o Novo Mercado.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos