Home Blog Sócio investidor: como encontrar um para sua empresa?

Sócio investidor: como encontrar um para sua empresa?

socio investidor 3

Já pensou em criar um negócio e empreender? Um aplicativo? Uma Startup? Começar seu projeto com uma dívida, geralmente não é a melhor opção. Por issoé sempre bom refletir como encontrar um sócio investidor e se essa é uma alternativa viável. 

Iniciar um negócio ou manter uma empresa não é algo fácil. Por isso, um sócio investidor pode ser a pessoa que ajudará no seu projeto e apresentar possibilidades 

é o sócio investidor quem vai investir uma determinada quantia de capital e por vezes recurso humanos no seu projeto.  

Como conseguir um sócio investidor?

Antes mesmo de começar a pensar em como conseguir investidores, deve se questionar a necessidade de um sócio investidor.  

  • No momento que você não tiver capital para iniciar o projeto que você almeja, por exemplo, fazer um aplicativo “X”, precisará de 50 mil iniciais;
  • Outro ponto importante é quando você não tiver conhecimentos sobre determinada área e quer buscar uma pessoa que tenha expertise para contribuir de alguma forma no seu negócio. 

Fora esses dois motivos, realmente deve se tomar cuidado ao pensar na frase procuro sócio investidor, visto que essa busca pode ser desnecessária 

Um cuidado em dobro, de fato, pois essa pessoa compartilhará com você lucros e eventuais problemas.  

É importante, então, encontrar alguém que esteja disposto(a), com ideais e valores próximos aos do seu negócio para que não exista um conflito interno.  

Claro, o respeito a algumas diferenças vai trazer diversidade e novidade para seu projeto, pode ser até preferível buscar essas diferenças 

As vantagens de ter um sócio investidor


As vantagens de ter um sócio investidor vão variar a partir da modalidade de parceria que vocês firmaram, mas se bem planejada, será benéfica para todas as partes envolvidas. 

Um sócio investidor pode te ajudar em diversas áreas da empresa, como:

  • Administração;
  • Gestão financeira;
  • Gestão tecnológica;
  • Conhecimento de mercado;
  • Conselhos e consultoria;
  • Captação de recursos;
  • Divulgação e criação de conteúdo.

Entre essas e outras áreas, o sócio investidor pode te auxiliar de diversas formas, dependendo apenas da sua necessidade e expertise.

Contudo, existe alguns sócios investidores que não desejam manter um contato com o empreendimento. 

Esses investidores se qualificam apenas pelo aporte financeiro e geralmente estão aguardando o retorno do investimento ou o momento correto para vender sua parcela do negócio. 

investidor anjo e outras formas de captar investimentos 

Existe algumas modalidades de sócios investidores, dentre elas o investidor anjo, que geralmente procuram projetos embrionários (startups), estando eles em seu momento inicial.
Contudo, existe outras formas de captar investimentos para além dos investidores anjo e sócios investidores. 
Você pode, por exemplo: 

  • Buscar sites crowdfunding (uma modalidade de “vaquinha” online em que pessoas dispostas a investir quantias ‘X’ de dinheiro se reúnem em prol de alguma causa. Geralmente, são concedidos benefícios e brindes no negócio ou projeto em questão);
  • Conseguir financiamentos e linhas de crédito: essa modalidade deve ser usada com cautela, pois, como dito anteriormente, iniciar um projeto com dívidas não é aconselhável. É preciso ter noção de retorno financeiro que seu negócio terá para que assim, possa tomar essa decisão. 

Modelo de contrato para sócio investidor e procedimentos 

Após todo o processo de busca ser finalizado, é necessário seguir alguns procedimentos para montar um bom modelo contrato para sócio investidor. 

Dentre eles estão algumas cláusulas: 

  1. Aporte financeiro: deixar claro no contrato qual será o investimento capital que o sócio investidor trará; 
  2. Confidencialidade: parte crucial do negócio, exigir o sigilo de algumas informações importantes sobre seu projeto;
  3. Remuneração: qual será a porcentagem que o sócio investidor terá do seu negócio e quais datas ou prazos para liberação de lucros do aporte para o sócio;
  4. Infrações legais e contratuais: costuma-se descrever tipos de infrações ou formas que se caracterizaria quebra de contrato. Mediante o acontecimento dos fatos descritos nessa cláusula, você poderá encerrar o contrato e parceria com o sócio empreendedor. 

Vale lembrar que mesmo após todas essas informações, é crucial definir quais são suas necessidades e definir bem qual é o perfil que você deseja para o seu projeto.  

Com isso em mente, você poderá buscar pelo melhor sócio investidor, estando ele adequado ao perfil do seu negócio. 

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *