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Spin-off empresarial: entenda o que é e como ele funciona!

spin off

O Spin-off corporativo é um termo pouco utilizado no mercado financeiro. No entanto, ele é um processo bastante comum dentro das empresas.

Geralmente, o Spin-off ocorre para atender um crescimento de demandas de serviços ou produtos que se distancia do core business da empresa.

Mas o que é o Spin-off, afinal?

Spin-off

O Spin-off empresarial nada mais é do que um processo de criação de uma empresa a partir de uma outra já existente.

Essa prática de derivação costuma ser sinônimo de sucesso dentro do mercado, já que, além do plano principal, outros setores começam a se destacar. Assim, desenvolvendo a necessidade de um novo plano de negócios.

Essa nova criação pode resultar em uma empresa ou até startup. Assim, possibilitando que a empresa-mãe não se distancie de seu foco principal e continue a se desenvolver.

Esse processo também costuma ocorrer dentro de universidades, quando um estudante cria um plano de negócios a partir de um projeto. Assim, ele recebe apoio financeiro da instituição para a criação de uma companhia.

Nas empresas, ele pode ocorrer por diferentes motivos, como uma oportunidade de vendas ou destaque de um setor.

Esse processo é bastante comum no mundo do entretenimento, quando personagens secundários acabam ganhando um longa próprio nos cinemas.

Quando o Spin-off ocorre?

O Spin-off surge a partir da obtenção de resultados expressivos a partir do desenvolvimento de negócios.

Nesses casos, muitas vezes produtos ou serviços secundários acabam ganhando  o gosto do público, necessitando de uma atenção especial.

Essa realidade representa uma grande oportunidade para os empreendedores que, a partir de pesquisas, descobrem negócios em potencial.

Quais os motivos para fazer o Spin-off?

Em uma grande corporação, com processos definidos e bem estruturados, muitas vezes fica complicado inovar.

Por isso, a estratégia de empreendedorismo conhecida como “Spinoffar” aproveita os conhecimentos da empresa existente para criar um novo negócio.

Entre alguns motivos para empresas fazerem Spin-off, estão:

  • Estratégias financeiras;
  • Geração de valor;
  • Aproveitamento de nichos;
  • Facilidade de inovação;
  • Retenção de talentos.

Assim, a estrutura e o legado do negócio principal são preservados, ao mesmo tempo em que a empresa ajuda na implementação do novo projeto.

Qual a relação entre Spin-off e Startups?

No mercado atual, as startups têm representado cada vez mais um espaço de inovação e geração de receitas.

Isso ocorre, pois elas são caracterizadas por um modelo de negócios passível de escalabilidade, ou seja, replicável.

É bastante comum que as Startups sejam confundidas com o Spin-off. No entanto, enquanto a Startup surge de uma nova ideia, o Spin-off é uma derivação de algo já existente.

Ou seja, aproveita conhecimentos e recursos disponibilizados pela empresa principal.

E qual a diferença entre o Spin-off e a Franquia?

A Franquia é uma espécie de autorização para a utilização de uma marca ou tecnologia existente.

Dentro do empreendedorismo, ela representa uma grande oportunidade para a abertura de um negócio de forma mais segura.

No entanto, ela é diferente do Spin-off, já que, comparada ao negócio original, ela é uma reprodução, enquanto o Spin-off, um novo produto.

Qual o momento certo para fazer Spin-off?

Quando uma empresa percebe a possibilidade de crescimento do negócio a partir do destaque de um produto ou serviço, é preciso ficar de olho.

Esse pode ser o momento ideal para o desenvolvimento desse projeto de maneira isolada da empresa-mãe.

No entanto, antes disso, é preciso observar alguns pontos importantes:

O ideal é que o Spin-off seja feito quando um produto começa a ofuscar os itens principais da empresa.

Caso ele seja feito com um produto principal, a empresa irá se prejudicar por perder sua força motora.

Como exemplos de Spin-off de empresas, temos:

  • Seguros de bancos;
  • Programas de fidelidade;
  • Holding empresarial.

Quais os benefícios do Spin-off?

Sem dúvidas, o Spin-off oferece inúmeras vantagens tanto para as empresas quanto para seus clientes.

Para a empresa-mãe, fica possível manter o foco em seu core business e demais produtos. Fazendo, assim, que elas consigam aumentar sua competitividade ao explorar novos setores e tecnologias.

Já as novas empresas têm seu desenvolvimento apoiado pela experiência de mercado e recursos financeiros do negócio principal.

Com isso, os clientes recebem produtos cada vez mais desenvolvidos e focados em seu benefício, tudo isso sem prejudicar o serviço original.

Por isso, para não prejudicar o “time que já está ganhando”, pode valer a pena fazer um Spin-off. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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