Home Blog SULA11: descubra tudo sobre as ações da SulAmérica!

SULA11: descubra tudo sobre as ações da SulAmérica!

SULA11

A SulAmérica S.A (SULA11) direciona suas atividades para a operação de seguros, previdência, gestão de ativos e capitalização, além de ser considerada uma das maiores seguradoras do Brasil.  

As ações da SulAmérica (SULA11) compõem a bolsa de valores brasileira e podem ser negociadas por investidores que observam, no setor de seguros, oportunidades rentáveis de investimentos.

O que é a SulAmérica (SULA11)?

A SulAmérica (SULA11) centraliza seus serviços na oferta de seguro saúde e odontológico, como também de vida e acidentes pessoais. A empresa é brasileira e considerada uma das maiores companhias de seguros em território nacional. 

Sendo assim, suas ações são negociadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), mediante o ticker SULA11

Em resumo, a SulAmérica atua no setor de seguros, desde o ano de 1895, ofertando seguros de vida no Brasil. A companhia possui mais de 1.182.461.903 bilhões de ações, sendo 79,77% destas em free float

Além da SulAmérica, outras empresas integram o setor de seguros no Brasil, dentre elas o Porto Seguro (PSSA3) e o IRB Brasil (IRBR3).

  1. Porto Seguro: atua oferecendo seguros patrimoniais, de automóveis e outras opções, estando listado na B3 com apenas ações ordinárias;
  2. IRB Brasil: é especializada em resseguro, assumindo o compromisso de indenizar outras seguradoras por prejuízos que possam surgir em decorrência de suas apólices. Sendo assim, recebe em troca parte dos prêmios. Também possui ações negociadas na B3.

Desse modo, diante da significância da SulAmérica (SULA11) para o mercado financeiro, torna-se importante compreender a história e o modelo de negócio escolhido pela empresa.  

Logo, através das informações adquiridas os investimentos poderão ser executados de maneira segura e consciente. 

História da SulAmérica (SULA11)

sula11 1

A SulAmérica (SULA11) foi fundada em 1895, atuando como uma companhia de seguro de vida no Brasil. Dessa maneira, no ano de 1929, a empresa resolveu expandir seus serviços, oferecendo segmentos de automóveis e outras questões elementares. 

Em 1970, a empresa iniciou suas operações no setor de saúde, mediante a oferta de planos pós pagamento.  

Sendo assim, a companhia deu início às operações no segmento de previdência privada em 1987.

No ano de 1996, a SulAmérica começou a integrar no seu portfólio a oferta de gestão de ativos. Posteriormente, em 1997, a empresa decidiu formar uma joint venture com a Aetna International nos segmentos de saúde, vida e previdência.  

Além disso, no ano de 2001, a ING Group, instituição financeira que oferece serviços de banco, seguros e investimentos, adquiriu participação da Aetna.

Foi em 2010 que a SulAmérica adquiriu a Brasil Saúde e a Dental Plan. Sendo assim, em 2015 a empresa realizou uma joint venture com Sharecare Brasil

Dessa forma, no ano de 2019, a empresa realizou a aquisição da Prodent e logo após, em 2020, a SulAmérica realizou vendas das operações de seguro de automóveis e ramos elementares para o Grupo Allianz

Linha do tempo da SulAmérica (SULA11)

  • 1895 – A SulAmérica é fundada no Brasil;
  • 1929 – A companhia expande seu portfólio, ofertando segmentos de automóveis e outras questões elementares;
  • 1970  – São iniciadas as operações no setor de saúde, através da oferta de planos pós pagamento.  
  • 1987 – A companhia inicia a oferta de serviços referente ao segmento de previdência privada; 
  • 1996 – A SulAmérica integra no seu portfólio a oferta de gestão de ativos;
  • 1997 – É formada uma joint venture da SulAmérica com a Aetna International, nos segmentos de saúde, vida e previdência;
  • 2001 – ING Group adquire participação da Aetna;
  • 2010 – A SulAmérica adquire a Brasil Saúde e a Dental Plan;
  • 2015 – A empresa realiza uma joint venture com a Sharecare Brasil;
  • 2019 – É realizada a aquisição da Prodent; 
  • 2020 – A SulAmérica realiza a venda das operações de seguro de automóveis e ramos elementares para o Grupo Allianz. 

O que faz a SulAmérica (SULA11)?

A atividade principal da SulAmérica está direcionada a oferta de seguro de forma independente.  

Dessa maneira, dentre os principais serviços ofertados pela SulAmérica, tem-se:

  1. Seguro de vida e previdência privada;
  2. Seguro saúde e odontológico;
  3. Gestão de ativos

Portanto, observa-se que a SulAmérica procura realizar seus negócios por meio de uma diversificação ampla de serviços e distribuição.

Como atua a SulAmérica (SULA11)?

A SulAmérica (SULA11) é considerada uma das grandes seguradoras do Brasil, comercializando seus produtos para mais de 39 mil corretores independentes.

Dessa forma, a empresa possui parcerias com mais de 20 instituições financeiras de varejo e, em média, 90 filias apoiando as vendas e distribuição da companhia. 

Além disso, 100% das suas receitas geradas são no Brasil e possui, aproximadamente, 7 milhões de clientes, entre pessoas físicas e jurídicas. 

As ações da SulAmérica (SULA11): onde e como são negociadas?

O ticker da SulAmérica (SULA11) é negociado na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) ou bolsa de valores brasileira.

Além disso, as ações da empresa podem ser negociadas em sistemas digitais, objetivando agilizar o processo de negociação entre os acionistas, como também, buscando zelar pela segurança dos mesmos.

A companhia dispõe de ações ordinárias (SULA3 ON) que dão direito ao voo durante assembleias empresariais, ações preferenciais (SULA4 PN), que ofertam prioridade no recebimento de dividendos e units (SULA11 Unit) que integram ações ordinárias e preferenciais.

Sendo assim, para realizar a aquisição de ações da SulAmérica, é de grande importância que o investidor realize a abertura de uma conta numa corretora de valores de preferência do investidor.   

Logo após, será necessário realizar uma transferência TED, com o valor desejado para realizar o investimento, posteriormente, o acionista conseguirá selecionar ações da SulAmérica, referidas como SULA3, SULA4 e SULA11.

Características das ações da SulAmérica (SULA11)

As ações da SulAmérica são negociadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) e possuem as seguintes características:

A classificação setorial da SulAmérica (SULA11) mediante informações disponibilizadas na B3 é: Financeiro / Previdência e Seguros / Seguradoras.

Além disso, seu segmento de listagem na bolsa de valores é o Nível 2

Suas ações oferecem Tag Along 100% UNIT, além de terem um Free Float de 70,77%.

Como ganhar dinheiro com as ações da SulAmérica (SULA11)?

sula11 2

Primeiramente, é de grande relevância entender que o mercado financeiro oferece diversas maneiras de adquirir múltiplos vantajosos (lucros) com ações da SulAmérica na B3.

Entre elas, está o recebimento de dividendos, visto que a companhia possui em seu histórico uma distribuição recorrente de seus proventos.

Além do mais, o investidor poderá ter a opção de adquirir capital através da comercialização de ações que foram adquiridas anteriormente, podendo ser vendidas por um valor superior ao adquirido.

Sendo assim, é válido ficar atento a questões que possibilitam realizar investimentos com segurança, dentre elas, pode-se adotar a diversificação da carteira de ativos do acionista, criando uma carteira que contenha renda fixa e renda variável.

Dessa maneira, recomenda-se que o acionista realize a análise da liquidez, segurança e rentabilidade da ação, antes de adquiri-las na bolsa de valores.

Por isso, diante do perfil do investidor de longo prazo e seus objetivos, adquirir uma boa rentabilidade pode representar uma opção mais viável, em comparação com a busca por uma alta liquidez.

Todavia, priorizar rentabilidade ou alta liquidez irá depender dos objetivos do investidor, dado que o investidor poderá realizar aquisições para curto, médio ou longo prazo.    

Vale a pena investir na SulAmérica (SULA11)?

A SulAmérica (SULA11) é uma das maiores seguradoras atuando em território nacional.  

A empresa possui forte presença em todas as regiões do Brasil, buscando operar por meio de canais de distribuição diversificados e obtendo forte relacionamento com parcerias financeiras e corretoras de seguros. 

Todavia, a SulAmérica atua em um setor cíclico, sofrendo maiores riscos de ser afetada pela volatilidade.

Sendo assim, pode sofrer alterações no seu desempenho quando a economia está ruim, afetando diretamente a rentabilidade da empresa.

Dessa maneira, antes de direcionar seus investimentos para uma ação, é de extrema relevância realizar uma análise fundamentalista para assegurar que as aplicações sejam realizadas de forma segura, seja com a SulAmérica (SULA11) ou com outra companhia da bolsa.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *