Home Blog SUZB3: descubra tudo sobre as ações da Suzano!

SUZB3: descubra tudo sobre as ações da Suzano!

suzb3 suzano ações 1

As ações da Suzano (SUZB3) são um importante elemento do Índice Bovespa (Ibovespa), principal índice da Bolsa de Valores brasileira.

A Suzano (SUZB3) desperta grande interesse dos investidores e traders que operam na Bolsa do Brasil, por conta de sua representação no Ibovespa (1,974%) e o seu grande porte se comparado ao mercado.

O que é a Suzano (SUZB3)?

A Suzano (Suzano Papel e Celulose S.A.) é uma empresa brasileira produtora de papel e celulose que atua no mercado desde a década de 1920 e é negociada na B3 sob o código SUZB3.

A companhia tem como atividade principal a produção e comércio de papel e celulose, sendo ela a maior produtora do mundo após a união com a Fibria.

Ao todo, são 1,3 bilhão de ações emitidas pela Suzano, sendo 752 milhões destas em free float, ou seja, negociadas livremente no mercado.

Por conta de sua relevância para o mercado financeiro e a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), é importante entender sua história, atuação e modelo de negócio.

Dessa forma, você consegue tomar decisões de investimento bem fundamentadas e aumentar seus lucros.

História da Suzano (SUZB3)

suzano suzb3

 

A Suzano S.A foi fundada em 1924, a partir do trabalho de revenda de papéis de Leon Feffer. Sua primeira fábrica foi inaugurada somente em 1939.

Em 1955, a companhia foi a primeira do ramo a realizar a plantação de eucalipto.

Nos anos seguintes, a Suzano realizou diversas fusões e aquisições, sendo a mais relevante delas a compra da Indústria de Papel Rio Verde S.A. em 1960.

Em 1987, a Suzano e a Vale do Rio Doce formaram a Bahia Sul, que hoje corresponde à unidade de Macuri (BA). Cinco anos depois, em 1992, a Bahia Sul iniciou a sua produção de celulose.

Na década de 2000, a empresa se consolidou com um dos maiores grupos brasileiros. Em 2004, houve a incorporação da Bahia Sul e a adesão ao Nível 1 de Governança Corporativa e profissionalização da gestão.

No ano seguinte, a Suzano adquiriu 50% da Ripasa, empresa produtora e papel e celulose do interior do estado de São Paulo.

Após iniciar um novo ciclo de crescimento em 2008, a companhia adquiriu em 2010 a FuturaGene, PLC e a Suzano Energia Renovável. Além disso, a empresa comprou 50% da Conpacel e KSR.

Oferta pública de ações

Em 2012, a Suzano fez sua oferta pública de ações.

No ano de 2015, o eucalipto geneticamente modificado desenvolvido pela FuturaGene foi aprovado para uso comercial no Brasil e representou um aumento na produtividade da empresa.

Além disso, foi iniciada a produção e venda de Eucafluff, primeiro fluff produzido a partir de celulose de fibra curta do mundo e anúncio da entrada no segmento de tissue.

Em 2017, a Suzano migrou para o segmento de Novo Mercado da B3 e, em 2019, se fundiu com a Fibria, criando a maior companhia de celulose do mundo.

A Suzano possui fábricas nos estados de São Paulo, Bahia e Maranhão, além de florestas para a produção de eucalipto em vários estados brasileiros.  Além disso, a companhia possui subsidiárias em outros países do mundo, como Argentina e Reino Unido.

Como atua a Suzano (SUZB3)?

A Suzano é uma empresa de base florestal que atua com produtos fabricados a partir do plantio do eucalipto. Ela é controlada pela Suzano Holding e pertence ao Grupo Suzano.

A estrutura da Suzano inclui três fábricas integradas de celulose e papel, sendo duas em São Paulo e uma na Bahia. A companhia também possui uma unidade de produção de celulose no estado do Maranhão e a empresa de biotecnologa FuturaGene.

As subsidiárias da empresa incluem a Comercial e Agrícola Paineiras Ltda, Suzano Trading Ltd, Suzano America Inc, Bahia Sul Holdings GmbH e Suzano Europe SA, dentre outras.

Parte das operações da Suzano são verticalmente integradas, sendo essa uma estratégia que dá flexibilidade para que a produção e as vendas sejam ajustadas com base nas mudanças de condições de mercado.

Produtos e serviços da Suzano (SUZB3)

A atividade principal da Suzano é a produção e comercialização de papel e celulose. A partir disso, a empresa desenvolve seus produtos e serviços a serem comercializados.

Por conta disso, seu portfólio contempla produtos como:

  • Papel Revestido e Não-Revestido;
  • Papel Cartão;
  • Papel Tissue;
  • Celulose de Mercado;
  • Celulose Fluff.

Em 2010, a companhia adquiriu a FuturaGene, empresa focada em melhoramento genético. Assim, conseguindo inovar em suas estratégias de plantação de eucaliptos.

Ações da Suzano (SUZB3): onde e como são negociadas?

O ticker da Suzano SUZB3 é negociado na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. As transações são feitas em um ambiente eletrônico, sem burocracia e de forma prática, com controle e segurança.

A Suzano (SUZB3) só possui ações ordinárias (ON) na bolsa de valores, que dão direito a voto nas assembleias da companhia.

Além do direito ao voto, as ações ordinárias da Suzano (SUZB3) garantem o direito de tag along de 80%: retorno sobre o preço pago pelas ações no caso de venda.

A ações também proporcionam o direito a dividendo mínimo obrigatório de 25% do lucro líquido de cada exercício social e participação na distribuição de quaisquer ativos remanescentes, na hipótese de liquidação da companhia.

Os acionistas podem fiscalizar a gestão da companhia, nos termos previstos na Lei das Sociedades por Ações e têm preferência na subscrição de futuros aumentos de capital.

Características das SUZB3

As ações da Suzano oferecem Tag Along de 100% ON, além de um Free Float de 39%.

classificação setorial da Suzano, segundo o site da B3, é: Materiais básicos, Madeira e papel, papel e celulose.

Já seu Segmento de Listagem na bolsa de valores brasileira é o Novo Mercado.

A Suzano também é negociada em outras bolsas de valores pelo mundo, como:

  1. Mercado de Balcão (OTC) dos Estados Unidos: SUZBY;
  2. Bolsa de Valores Latino-Americana (Latibex) da Espanha: XSUZB;
  3. Deutsche Boerse (XE) da Alemanha: A0B7SP.

Como comprar ações da Suzano?

Para comprar ações da Suzano, basta baixar o aplicativo de sua corretora de valores favorita e abrir uma conta de investimento.

Após isso, você deverá fazer uma transferência TED do valor que deseja aplicar e escolher as ações da Suzano representadas pelo ticker SUZB3.

Como ganhar dinheiro com as ações da Suzano (SUZB3)?ações da suzano suzb3

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com ações na Bolsa de Valores com as ações da Suzano (SUZB3).

Uma delas é o ganho de dividendos, que podem ser utilizados como uma renda extra ou para o reinvestimento, fazendo você se beneficiar com o fenômeno dos “juros sobre juros”.

Outra maneira prática de ganhar mais e reduzir os riscos é a diversificação de ativos.

Basicamente, essa estratégia consiste em compor uma carteira com investimentos diferentes, alguns em renda fixa e outros em renda variável.

Mas é possível diversificar em apenas um estilo de investimento. Por exemplo, na renda variável você pode escolher ações de diversos setores e, assim, minimizar o risco de ter prejuízos.

Nesse sentido, é importante se atentar aos seguintes fatores:

  • Liquidez: facilidade em que o ativo pode ser convertido em dinheiro;
  • Segurança: grau de risco da aplicação;
  • Rentabilidade: retorno obtido a partir do capital investido.

Dependendo do objetivo financeiro do investidor, manter uma boa rentabilidade pode ser mais vantajoso que buscar uma alta liquidez.

Vale a pena investir na Suzano (SUZB3)?

A Suzano, após a fusão com a Fibria, se tornou a maior produtora de celulose do mundo e uma das maiores fabricantes de papel da América Latina.

Por conta disso, pode representar uma opção de exposição ao setor de materiais básicos.

Mesmo assim, antes de tomar sua decisão de investimento na Suzano (SUZB3), é importante fazer uma análise dos fundamentos da empresa para descobrir se suas ações estão sendo negociadas na bolsa por um preço justo.

Para evitar dilemas sobre o momento certo de compra e venda das ações, evitar prejuízos e conseguir identificar tendências de crescimento, você pode adotar uma metodologia que permita uma leitura prática dessas informações, como o Método Empreender Dinheiro.

Como o Método Empreender Dinheiro pode te ajudar

O Método Empreender Dinheiro para Investir em Ações te ajuda a comparar de forma rápida e prática os principais indicadores da análise fundamentalista de empresas.

Tudo isso é sistematizado em uma ferramenta bastante simples, que te permite comparar informações de diferentes empresas e definir o momento de compra ou venda de suas ações.

Assim, você consegue decidir como, onde e quando investir em determinada empresa e aumentar sua rentabilidade na bolsa de valores, seja com a Suzano (SUZB3) ou com outra empresa.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *