Home Blog Taxa de manutenção: quando pode ser cobrada?

Taxa de manutenção: quando pode ser cobrada?

taxa de manutencao 2

Ao conhecer todos mecanismos, você evita gastos desnecessários, principalmente, quando a questão é relativa a uma cobrança, por exemplo, a taxa de manutenção.

Por isso, tenha em mente que segunda as boas práticas da educação financeira, ela pode ser cobrada pelos bancos apenas se existir um aviso prévio. O Banco Central determinou o pacote de serviços essenciais. Sendo assim, ninguém é obrigado a pagar a taxa de manutenção para os bancos.

A taxa de manutenção é cobrada se o cliente utilizar serviços além dos oferecidos gratuitamente.

Por que é cobrada a taxa de manutenção?

taxa-de-manutencao-2

A taxa de manutenção de conta é cobrada pelo banco pela garantia de alguns serviços, como:

Entretanto, as tarifas bancárias só podem ser cobradas se o cliente exceder o limite de serviços bancários gratuitos determinados pelo Banco Central.

Além disso, essa taxa deve constar no contrato do banco, caso o cliente tenha já tenha algum pacote de serviços contratado.

Como evitar a taxa de manutenção?

Quem procura por uma conta sem taxa de manutenção deve optar pela conta essencial. Ela é uma conta corrente comum e deve ser obrigatoriamente oferecida pelos bancos.

Os serviços essenciais são:

  • Fornecimento de cartão com função débito e segunda via;
  • Fornecimento de dez folhas de cheques por mês (seguindo alguns requisitos);
  • Quatro saques por mês, em guichês de caixa;
  • Dois extratos por mês;
  • Consultas via internet ilimitadas;
  • Duas transferências entre contas da mesma instituição por mês;
  • Compensação de cheques;
  • Fornecimento de extrato consolidado, detalhando, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior.

Uma alternativa comum dos bancos para oferecer esses serviços é a conta digital. Nela, é possível fazer todas as transações necessárias.

Lembrando que a cada limite de serviço ultrapassado, existe a cobrança de alguma tarifa determinada em contrato.

Para abrir uma conta digital, você deve apresentar:

  • Documento original com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda (em alguns bancos).

Como pagar menos tarifas bancárias?

Quem faz diversas movimentações bancárias e não consegue se limitar aos serviços essenciais, ainda sim pode economizar com o banco.

Entre os diversos pacotes de serviços oferecidos pelos bancos, você deve escolher aquele que cobre seu tipo de utilização.

Muitas pessoas acabam gastando ainda mais dinheiro com as tarifas bancárias por contratarem serviços que não estão utilizando.

Assim, a taxa de manutenção é cobrada sem que o serviço esteja sendo realmente aproveitado.

Além disso, é recomendado que se deixe sempre um valor mínimo na conta corrente. Isso evita que seja cobrado o adiantamento a depositante.

As tarifas e juros relacionados aos créditos são as cobranças mais fáceis de serem evitadas se tomadas as devidas precauções.

Como cancelar a taxa de manutenção?

Existe a possibilidade de conversar com o gerente de banco para diminuir ou eliminar algumas tarifas.

Com uma boa negociação, talvez seja possível diminuir os custos de manutenção da conta. Essa opção serve para aqueles com um grande número de transações mensais.

Entretanto, a melhor opção para quem faz poucas transações e não quer pagar nenhuma tarifa continua sendo a conta essencial.

A taxa de manutenção de alguns bancos pode ser bastante alta. Por isso, procure alternativas para evitar gastos com o banco e economizar. Deseja mais conteúdo? Acompanhe a carta do fundador com insights diários!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *