O que é a taxa média de juros de mercado? Entenda como ela funciona!

taxa media de juros 2

Na hora de fazer um financiamento, existe um percentual cobrado pela administradora, banco ou instituição financeira. Esse percentual não pode ser tão desproporcional quanto ao praticado pelas demais instituições. Por isso, a taxa média de juros do mercado.

A taxa média de juros funciona por meio de uma média entre todas as taxas de juros. Essas taxas variam diariamente e são cobradas pelas instituições financeiras no Brasil.

Ou seja, a taxa média de juros é uma forma que o Banco Central (BACEN) desenvolveu de criar um denominador comum entre as taxas de juros de cada instituição financeira existente.

Sendo assim, com a média dessa taxa, é possível discernir se o valor de juros cobrado é abusivo.

Saber como identificar os juros abusivos é um processo muito importante dentro da educação financeira.

A taxa média de juros de operações de crédito: seu impacto nas vidas dos consumidores

A taxa de juros em qualquer operação de crédito afetará diretamente o valor do custo efetivo total. Por ser variável, ela pode encarecer o valor pago, e isso abre margem para questionar se os juros cobrados são, de fato, justos perante a lei.

Na hora de receber a fatura de um parcelamento, é extremamente importante saber a taxa média de juros do mercado, pois ela permite que o consumidor entenda:

  • Quais cobranças de juros estão irregulares ou abusivas;
  • Quais cobranças de juros estão dentro do padrão prescrito pelo Banco Central.

Para lidar com a taxa de juros abusiva, seja por financiamento ou qualquer outra operação de crédito, é possível abrir um pedido de ação revisional de juros.

A ação permitirá uma reclamação junto à instituição ou operadora de crédito e uma revisão do montante pedido.

Outra forma de abordar é entrar com uma ação judicial em caso de não efetivação dessa ação revisional do contrato por parte da empresa.

As punições podem variar entre o pagamento parcial do valor ou até mesmo o dobro do montante que fora solicitado.

Como descobrir a taxa média de juros e a tabela do Banco Central

Para saber taxa média de juros do mercado é preciso buscar na tabela de juros do banco central, disponível no Sistema Gerenciador de Séries Temporais (SGS), criado pelo BACEN.

Entretanto, para descobrir taxa média de juros, a pessoa deverá inserir o tipo de transação no momento da busca no sistema.

Por exemplo, a taxa de juros do financiamento de veículos em alguns meses do ano de 2016, estava resultando na seguinte amostragem:

  • jan/2016 – 27,48;
  • fev/2016 – 27,56;
  • mar/2016 – 27,01;
  • abr/2016 – 26,77;
  • mai/2016 – 26,33;
  • jun/2016 – 25,97;
  • jul/2016 – 25,99;
  • ago/2016 – 26,17.

Portanto, existirá uma taxa média de juros de operações de crédito subsequente para cada modalidade de crédito e ela tenderá uma variação conforme o índice de inflação. Sendo ele um indicador de taxa média de juros diário de cada instituição financeira.

Por fim, a taxa média de juros, é uma forma de assegurar que todas as operações de crédito (concessão de empréstimos, financiamentos e afins), tenham uma taxa de juros justa. Por isso, é importante que o consumidor fique atento a esses itens no contrato e ao valor cobrado. Mais conteúdos? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos