Home Blog O que é a taxa média de juros de mercado? Entenda como ela funciona!

O que é a taxa média de juros de mercado? Entenda como ela funciona!

taxa media de juros 2

Na hora de fazer um financiamento, existe um percentual cobrado pela administradora, banco ou instituição financeira. Esse percentual não pode ser tão desproporcional quanto ao praticado pelas demais instituições. Por isso, a taxa média de juros do mercado.

A taxa média de juros funciona por meio de uma média entre todas as taxas de juros. Essas taxas variam diariamente e são cobradas pelas instituições financeiras no Brasil.

Ou seja, a taxa média de juros é uma forma que o Banco Central (BACEN) desenvolveu de criar um denominador comum entre as taxas de juros de cada instituição financeira existente.

Sendo assim, com a média dessa taxa, é possível discernir se o valor de juros cobrado é abusivo.

Saber como identificar os juros abusivos é um processo muito importante dentro da educação financeira.

A taxa média de juros de operações de crédito: seu impacto nas vidas dos consumidores

A taxa de juros em qualquer operação de crédito afetará diretamente o valor do custo efetivo total. Por ser variável, ela pode encarecer o valor pago, e isso abre margem para questionar se os juros cobrados são, de fato, justos perante a lei.

Na hora de receber a fatura de um parcelamento, é extremamente importante saber a taxa média de juros do mercado, pois ela permite que o consumidor entenda:

  • Quais cobranças de juros estão irregulares ou abusivas;
  • Quais cobranças de juros estão dentro do padrão prescrito pelo Banco Central.

Para lidar com a taxa de juros abusiva, seja por financiamento ou qualquer outra operação de crédito, é possível abrir um pedido de ação revisional de juros.

A ação permitirá uma reclamação junto à instituição ou operadora de crédito e uma revisão do montante pedido.

Outra forma de abordar é entrar com uma ação judicial em caso de não efetivação dessa ação revisional do contrato por parte da empresa.

As punições podem variar entre o pagamento parcial do valor ou até mesmo o dobro do montante que fora solicitado.

Como descobrir a taxa média de juros e a tabela do Banco Central

Para saber taxa média de juros do mercado é preciso buscar na tabela de juros do banco central, disponível no Sistema Gerenciador de Séries Temporais (SGS), criado pelo BACEN.

Entretanto, para descobrir taxa média de juros, a pessoa deverá inserir o tipo de transação no momento da busca no sistema.

Por exemplo, a taxa de juros do financiamento de veículos em alguns meses do ano de 2016, estava resultando na seguinte amostragem:

  • jan/2016 – 27,48;
  • fev/2016 – 27,56;
  • mar/2016 – 27,01;
  • abr/2016 – 26,77;
  • mai/2016 – 26,33;
  • jun/2016 – 25,97;
  • jul/2016 – 25,99;
  • ago/2016 – 26,17.

Portanto, existirá uma taxa média de juros de operações de crédito subsequente para cada modalidade de crédito e ela tenderá uma variação conforme o índice de inflação. Sendo ele um indicador de taxa média de juros diário de cada instituição financeira.

Por fim, a taxa média de juros, é uma forma de assegurar que todas as operações de crédito (concessão de empréstimos, financiamentos e afins), tenham uma taxa de juros justa. Por isso, é importante que o consumidor fique atento a esses itens no contrato e ao valor cobrado. Mais conteúdos? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *