O que é a taxa Selic? Como ela influencia o dia a dia das pessoas?

taxa selic

Todos nós já ouvimos falar na taxa Selic, especialmente quando o assunto é o mundo dos investimentos. Entretanto, mesmo sendo tão importante e impactante na nossa rotina, muitos não entendem o que é essa taxa.

A taxa Selic é usada como referência em todo mercado e economia brasileira. Existem diversos outros índices e taxas que são definidos e calculados a partir da taxa básica de juros no Brasil.

O que é a taxa Selic?

taxa-selic-3

A taxa Selic é a taxa de juros básica da economia brasileira. Essa taxa é usada como instrumento da política monetária, além de ser o índice usado nas transações interbancárias.

O nome é derivado do sistema Selic, que significa “Sistema Especial de Liquidação e Custódia”.

O Selic é um sistema utilizado pelo banco central que registra todas as transações financeiras envolvendo títulos do tesouro nacional.

E, afim de controlar a inflação e o dinheiro em circulação, o Banco Central determina que as instituições financeiras devem terminar o dia com o caixa em equilíbrio.

Assim, as instituições financeiras fazem empréstimos interbancários mediante determinada taxa de juros.

Dessa forma, é calculada uma média ponderada e ajustada dessas taxas diariamente. A partir deste cálculo, temos a taxa Selic Overnight.

Apesar do seu cálculo diário, utilizamos, frequentemente, a taxa em termos anuais.

Entretanto, a Selic que mais ouvimos falar no dia-a-dia é a taxa Selic meta.

Como a Selic é definida?

taxa-selic-2

A cada 45 dias a reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária) é realizada pelo Banco Central. Uma das principais questões abordadas nesse encontro, é a meta a ser seguida pela Selic.

Estabelecer a meta para a Selic, não é uma tarefa simples. Para isso, é necessário uma boa análise de diversos fatores econômicos, como:

  • Nível de inflação;
  • Taxa de juros externa;
  • Importação e exportação;
  • Taxa de câmbio;
  • Produção industrial, endividamento, consumo e outros.

A taxa Selic é definida através de votos em uma reunião que conta com os diretores e o presidente do banco central.

Qual a função da taxa Selic?

taxa-selic-4

A Selic, como já dito antes, é a taxa de juros básica da economia brasileira. Ela serve de referência para a determinação de diversas outras taxas e índices.

A importância da taxa Selic na economia brasileira se justifica pela necessidade dela para indiciar as condições econômicas do país.

Ela reflete a expectativa sobre a inflação e os juros mínimo que os investidores estão aceitando para colocar seu dinheiro no Brasil.

Normalmente, a taxa é considerada o mínimo possível a ser pago por um empréstimo bancário, por exemplo.

E, além disso, ao fazer investimentos de renda fixa e títulos públicos, o rendimento é atrelado à variação da Selic.

Ou seja, a Selic serve para os bancos e instituições financeiras mediarem seus empréstimos e rendimentos baseados em quanto o dinheiro está custando atualmente no mercado financeiro.

Como a taxa Selic influencia nossa vida?

É possível reparar no nosso dia-a-dia que, quando a Selic sobe, todos os outros juros praticados no mercado sobem.

Dessa forma, fica mais caro fazer compras com o cartão parcelando, pegar empréstimos bancários, contratar financiamentos, entre outras operações que cobrem juros.

As alterações na Selic ocasionam mudanças em diversos setores da economia, por exemplo:

  • Acesso ao crédito;
  • Preços em geral;
  • Consumo;
  • Investimento;
  • Aplicações em títulos de dívida pública.

Portanto, fica claro que o entendimento da taxa Selic é fundamental para quem busca ampliar sua noção econômica e saber onde aplicar seu dinheiro.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos