Home Blog Team building: entenda o que é e como aplicá-lo na sua equipe!

Team building: entenda o que é e como aplicá-lo na sua equipe!

team building 2

Diante o crescimento do mundo dos negócios, cada vez mais empresas devem buscar formas de otimizar suas tomadas de decisões, soluções de problemas e aperfeiçoar suas técnicas. Por isso, o team building é tão aderente em negócios com equipe.

O team building funciona por meio de algumas práticas colaborativas que se baseiam em atividades para integralizar e construir relacionamentos entre membros de uma ação de empreendedorismo. Ou seja, técnicas aplicadas para treinar equipes com intuito de desenvolver o emocional e comportamental de seus membros.

Então, o team building é uma prática pautada em dinâmicas e treinamentos que buscam desenvolver a interação entre um time ou equipe, gerar engajamento e criar experiências que integrem os funcionários, e assim, gerar melhores resultados.

Como fazer o team building?

O team building é um termo inglês que pode ser traduzido como: construção de equipe. A construção de uma equipe vai muito além do processo de seleção, é necessário ter uma boa gestão de recursos humanos e desenvolver formas de engajar a equipe.

É justamente por essas premissas que a metodologia teambuilding é uma alternativa viável.

Através do team building é possível buscar um engajamento de equipe, interação e integração, ela apresenta um treinamento de equipe que é pautado em:

  • Propósito: para melhor conduzir as atividades é necessário ter um objetivo em mente, por exemplo, unir a equipe, propor a solução de problemas, fazer com que a equipe se conheça melhor;
  • Pensar fora da empresa: as atividades exercidas podem se estender para fora do ambiente de trabalho, assim, cria um senso de confraternidade entre os membros da equipe;
  • Treinamentos: o build-up (a preparação de equipe) é construção de expertise do time, é importante investir em treinamentos e capacitações, com isso, os membros se sentem valorizados e estimulados;
  • Técnicas de gamificação: a metodologia team building permite que jogos sejam inseridos no processo de construção. Por exemplo, a vitória sobre determinadas tarefas acumulam pontos e podem ser trocadas por benefícios ou prêmios.

A critério de simplificação as atividades de team building também podem ser realizadas na empresa.

Mas é preferível que seja em um ambiente mais descontraído, ou que transforme o ambiente de trabalho em algo mais lúdico.

Portanto, entre exemplos de team building estão:

  • O jogo das duas verdades e uma mentira: cada participante conta uma mentira e duas verdades e a equipe tenta descobrir qual é qual. Serve para descontrair e conhecer mais sobre os integrantes da equipe;
  • Resolva o problema: cada participante coloca algo que lhe aflige ou que tem interesse, por exemplo, “qual o filme do gênero X você me recomendaria”, “briguei com meu irmão, o que fazer”;
  • Desenho em grupo: delimita-se uma figura e imprime-a pequena. O objetivo é separá-la como um quebra cabeça e pedir para que cada membro desenhe a sua parte ampliada, no final, o grupo terá que montar a imagem completa;
  • Letra no início: divide em duplas e cada receberá uma letra, terá que responder perguntas – diga um nome que comece com “T”, uma profissão, um estado, quando errar é a vez da seguinte, não pode demorar mais de 2 minutos.

Quais são as vantagens do team building?

Entre as maiores vantagens do team building estão:

  • Aumentar o engajamento e integração dos membros da equipe;
  • Melhorar comunicação entre membros independente da hierarquia;
  • Inovação: momentos de confraternização e resolução de desafios exercitam a criatividade e ainda por cima, facilita o processo de deixar equipes com a sensação de que estão satisfeitas e de que são valorizadas;
  • Vantagem competitiva: uma equipe bem integrada, que está sempre auxiliando uns aos outros, propondo e trocando ideias, permite que a empresa se torne mais produtiva frente aos problemas e representa um diferencial competitivo;
  • Melhoria da equipe de uma forma geral: com uma equipe mais motivada, integrada pelas atividades e com treinamentos, existe uma melhoria não só da equipe, mas da empresa no geral, pois, refletirá em suas ações.

Por fim, o team building permite que empresas desenvolvam processos de integração de novos funcionários ou até mesmo, crie vínculos mais fortes entre os já existentes.

Além disso, através dos processos de team building os membros se sentem mais confortáveis e criam laços, aumentam sua interação, motivação e produtividade.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle