Home Blog Técnicas de negociação: 3 dicas essenciais para vender mais

Técnicas de negociação: 3 dicas essenciais para vender mais

tecnicas de negociacao

Saber negociar é uma arte que pode ser desenvolvida por aqueles que souberem utilizar as técnicas de negociação. Pode parecer difícil à primeira vista, mas a verdade é que a maioria de nós já utiliza as técnicas no dia a dia.

Então, se nós já utilizamos a maioria das técnicas de negociação no nosso cotidiano, por que não temos bons resultados? A resposta é porque não fazemos isso de forma consciente. Ao ter noção de quais são as ferramentas e como cada uma funciona, é mais fácil obter retorno.

Por isso, para utilizar as técnicas de negociação da maneira mais vantajosa, é preciso estar atento aos padrões de negociações que seguimos. E além disso, utilizar a capacidade de se projetar no lado oposto da negociação.

Como mudar o ângulo de visão da negociação?

tecnicas-de-negociacao

Para mudar o ângulo de visão da negociação é preciso estimular o sentimento da necessidade. Entender porque ambos os lados estão presentes na negociação. Seja para vendas, resolução de conflitos ou qualquer outro aspecto.

Conseguir enxergar sob a perspectiva do outro é um dos primeiros e mais importantes pontos das técnicas para negociar melhor.

Vamos imaginar duas situações, a primeira uma pessoa que tenta convencer alguém a partir do seu ponto de vista e a segunda que busca os argumentos para convencer o outro lado a partir do ponto de vista de quem se quer convencer.

Dificilmente conseguimos mudar a percepção de alguém através de argumentos. Ou melhor, a pessoa a qual se tenta convencer pode até mudar de percepção, mas a primeiro momento não vai concordar por simples e puro orgulho de não ceder.

Por isso, utilizar os argumentos da própria pessoa para conseguir convencê-la é uma das principais formas de negociação. Assim, a necessidade será criada dentro do território da pessoa que está sendo convencida e não de quem está tentando convencer.

Você não precisa provar que está certo ou errado, só precisa conseguir alcançar o objetivo. Por exemplo, na negociação em vendas, o motivo é óbvio: conseguir realizar a venda. Traga sempre para a superfície da negociação o motivo principal daquela ação.

3 técnicas de vendas que irão impulsionar o alcance do seu negócio

Algumas simples, mas, eficazes técnicas de negociação podem te ajudar a aumentar significativamente o volume de vendas.

1. Ter um planejamento para a negociação nas vendas

Planejar o processo de vendas é essencial para saber quais recursos estão disponíveis para serem utilizados, isso aumenta as chances da negociação ser bem sucedida. Estar preparado para assumir a menor quantidade de riscos é ideal também para se manter seguro.

2. Usar gatilhos mentais

Ancorar a mente do potencial cliente na escassez e urgência, por exemplo, é uma forma de conseguir influenciar o consumidor ao seu favor. Além disso, é essencial que haja reciprocidade. Como, entregar algo de valor, para que ele se sinta estimulado a retribuir.

3. Ter e passar confiança

Você já deve ter encontrado algum vendedor que parecia desesperado para vender algum produto ou serviço. A sensação que dá é de que aquilo que ele está tentando vender não é bom.

A falta de confiança em quem vende, passa para quem poderia comprar. Assim, a pessoa não sente segura em realizar nenhuma aquisição. Ter e passar confiança é imprescindível nas técnicas de negociação. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *