Home Blog TEND3: vale a pena investir em ações da Tenda?

TEND3: vale a pena investir em ações da Tenda?

TEND3

A Construtora Tenda (TEND3) direciona suas atividades para os empreendimentos nas faixas 1,5 e 2 do programa Minha Casa Minha Vida, voltado às famílias de classe média baixa. Ela é considerada uma das principais construtoras e incorporadoras do Brasil. 

As ações da Tenda (TEND3) fazem parte da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa e Balcão). Sendo assim, as ações da companhia podem ser negociadas por investidores que observam no setor de construção civil, oportunidades benéficas de investimentos. 

O que é a Tenda (TEND3)? 

A Tenda (TEND3) centraliza seus serviços no ramo da construção civil, sendo umas das principais construtoras em território nacional focada em empreendimentos econômicos.  

Além do mais, a empresa é brasileira e suas ações são comercializadas na B3, por meio do ticker TEND3

Sendo assim, a Tenda atua no setor da construção civil desde o ano de 1969, mediante a criação da empresa Tenda Engenharia e Comércio. A empresa possui mais de 104 milhões de ações gerenciadas, sendo 61,5% destas em free float

Além da Tenda, outras companhias fazem parte do setor de Construção Civil. Dentre elas está a Tecnisa (TCSA3) e a Trisul (TRIS3):

  1. Tecnisa: a empresa possui como foco o mercado brasileiro de incorporação imobiliária. Atuando no mercado residencial de maneira integrada, ela realiza a aquisição de terrenos, incorporação, vendas e construção.
  2. Trisul: a construtora atua principalmente no mercado de médio e alto padrão. Ela possui empreendimentos em São Paulo e no Distrito Federal e acumula cerca de 200 empreendimentos. 

Por isso, diante da importância da Construtora Tenda (TEND3) para o mercado imobiliário e financeiro, torna-se relevante compreender sua trajetória e seu modelo de atuação. 

Sendo assim, mediante as informações adquiridas, os investidores poderão realizar os aportes financeiros de maneira mais consciente e assertiva. 

O que faz a Tenda (TEND3)?

TEND3 1

A principal atividade da Tenda está associada a construção de empreendimentos econômicos, como o Minha Casa, Minha Vida. 

Dessa forma, o modelo de negócio da empresa possui pilares e características pré-definidas, dentre elas:

  1. Lançamento contratado: as vendas só são iniciadas quando o empreendimento está enquadrado e aprovado pelas instituições financeiras que atuam no programa Minha Casa, Minha Vida. 
  2. Venda Repassada: o intuito dessa etapa é reduzir o tempo entre a venda do imóvel e a aprovação do cliente no banco. 
  3. Método construtivo padronizado: os empreendimentos da Tenda são construídos em paredes de concreto e mediante a utilização de formas de alumínio, buscando um ciclo de produção mais ágil. 
  4. Venda em lojas próprias: grande parte das vendas da empresa são através de vendas próprias, buscando reforçar sempre a marca. 

Como atua a Tenda (TEND3)?

A Tenda (TEND3) é uma das maiores construtoras em território nacional. A empresa já entregou mais de 100 mil unidades habitacionais.

Além disso, a organização atua em mais de 8 regiões metropolitanas. Ainda, possui um conselho de Administração 100% independente. 

A companhia possui mais de 15 anos de experiência no setor de construção e, no ano de 2018, conseguiu atingir um lucro líquido de R$200 milhões. 

As ações da Tenda (TEND3): onde como são negociadas?

O ticker da Tenda (TEND3) é comercializado na bolsa de valores brasileira, ou simplesmente B3 (Brasil, Bolsa e Balcão).

Sendo assim, adquirem-se as ações da empresa por meio de sistemas digitais, que possuem o objetivo de simplificar os meios de aquisição. Além disso, ela proporciona uma maior segurança entre os investidores. 

Dessa forma, a empresa possui ações ordinárias (TEND3 ON) que ofertam direito ao voto durante as assembleias empresariais. 

Por isso, para executar a aquisição de ações da Tenda, é necessário realizar a abertura de um conta numa corretora de valores, que seja credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Posteriormente, deve-se realizar uma transferência TED, com o valor direcionado para os aportes. Logo após, selecionam-se ações da Tenda, referidas como TEND3. 

Características das ações da Tenda (TEND3)

As ações da Construtora Tenda são negociadas na B3 e possuem as seguintes características: 

A classificação setorial da Tenda (TEND3), segundo as informações disponibilizadas na B3, é: Consumo Cíclico / Construção Civil / Incorporações.

Além do mais, seu segmento de listagem na bolsa de valores é o Novo Mercado.

Suas ações oferecem Tag Along de 100% ON, além de free float de 61,5%.

História da Tenda (TEND3)

Em 1969, a origem da Tenda se dá mediante a fundação da empresa Tenda Engenharia e Comércio, entretanto, hoje a empresa não possui qualquer vínculo com a Tenda. 

Foi em 1993 que se fundou a Tenda, na cidade de Belo Horizonte. Possuindo como denominação Construtora Tenda Ltda.

No ano de 1994, iniciam-se as primeiras atividades da empresa.

Durante o ano de 1999, a Tenda promoveu uma expansão para São Paulo e, em 2006, a companhia começou a atuar no Rio de Janeiro. 

Sendo assim, foi em 2007 que a Tenda efetuou sua instalação nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Brasília e Vitória. 

Além disso, no mesmo ano a empresa realizou seu IPO. 

Em 2008, a Tenda incorporou a FIT Residencial Empreendimentos Imobiliários Ltda, que até então estava controlada pela Gafisa. 

No ano de 2009 se cria o programa Minha Casa Minha Vida

Dessa forma, foi em 2011 que a empresa passou por alguns desafios operacionais, levando ao prejuízo líquido de R$660 milhões. 

Em 2012, se realiza uma reestruturação e downsizing na empresa.

Entre os anos de 2013 e 2015 divulga-se os 4 pilares do novo modelo de negócio da empresa. 

Sendo assim, em 2016, inicia-se o processo de separação societária entre a Tenda e Gafisa.

Em 2017, conclui-se o processo de separação e anuncia-se um novo conselho de administração.

Além disso, a empresa expande seu negócio para Curitiba.

No ano posterior, a companhia também expande seus negócios para Goiânia e, em 2019, as ações da Tenda passam a ser um dos 100 ativos mais negociados da B3.

Linha do tempo da Tenda (TEND3)

  • 1969 – Criação da Tenda através da fundação da empresa Tenda Engenharia e Comércio;
  • 1993 – Funda-se a Tenda, na cidade de Belo Horizonte;
  • 1994 – Iniciam-se as primeiras atividades da empresa;
  • 1999 – A empresa promove uma expansão para São Paulo;
  • 2006 – A Tenda começa a atuar no Rio de Janeiro;
  • 2007 – Efetua-se a instalação da empresa nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Brasília e Vitória;
  • 2007 – A empresa realizou seu IPO;
  • 2008 – Tenda incorpora a FIT Residencial Empreendimentos Imobiliários Ltda;
  • 2009 – Cria-se o programa Minha Casa Minha Vida;
  • 2011 – A companhia passa por alguns desafios operacionais;
  • 2012 – Realiza-se uma reestruturação e downsizing na empresa;
  • 2013 a 2015 – Divulgam-se os 4 pilares do novo modelo de negócio da empresa;
  • 2016 – Inicia-se o processo de separação societária entre a Tenda e Gafisa;
  • 2017 – Conclui-se o processo de separação e se anuncia um novo conselho de administração;
  • 2017 – A empresa expande seu negócio para Curitiba;
  • 2018 – A companhia também expande seus negócios para Goiânia;
  • 2019 – As ações da empresa passam a ser um dos 100 ativos mais negociados da B3.

Como ganhar dinheiro com as ações da Tenda (TEND3)? 

TEND3 2

De início, se compreende que existem várias maneiras de conseguir lucros com as ações da Tenda na B3

Por isso, inclui-se o recebimento de dividendos, visto que a empresa possui em seu histórico de atuação um pagamento recorrente de proventos.

Além do mais, o acionista também pode adquirir dinheiro através da comercialização de suas ações por um valor mais alto que o adquirido anteriormente.

Desse modo, é importante que o investidor fique atento a algumas questões que influenciam na realização de investimentos com segurança e consciência. 

Sendo assim, dentre as questões, o investidor pode considerar a busca pela diversificação da sua carteira de ativos, realizando aportes em renda fixa e renda variável

Por isso, recomenda-se que o acionista análise a segurança, liquidez e rentabilidade das ações que integram a bolsa, antes de efetuar a aquisição das mesmas.

Além disso, antes de efetuar os investimentos é importante que o perfil investidor e seus objetivos já estejam definidos. 

Dessa forma, priorizar alta liquidez ou rentabilidade dependerá dos objetivos que já foram definidos, dado que o investidor poderá adquirir ações para o curto, médio ou longo prazo de tempo.

Vale a pena investir na Tenda (TEND3)?

A Tenda (TEND3) é uma das principais construtoras do país, focando nos empreendimentos econômicos. 

Sendo assim, a empresa busca trabalhar reduzindo custos de construção e tornando-se uma das empresas com o menor preço no segmento em que atua. Desse modo, ela proporciona uma melhora na velocidade das vendas, enquanto mantém suas margens altas.

Entretanto, como o principal produto da empresa refere-se a construção de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, um aumento do desemprego pode pressionar a demanda por imóveis e, consequentemente, diminuir a velocidade de vendas da empresa.

Dessa modo, antes de definir qual será a ação que você irá investir seu dinheiro, vale realizar uma análise fundamentalista.

Logo, será possível verificar se seus investimentos estão sendo realizados de forma assertiva, seja com a Tenda (TEND3) ou com outra companhia que faça parte da bolsa de valores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *