Tendências de mercado: saiba como identificá-las!

tendencias de mercado

Às vezes não adianta ficar de olho na concorrência ou nas táticas implementadas seu próprio mercado. Nesse caso, é mais viável se ater a algumas tendências de mercado e conseguir prever determinados comportamentos do consumidor.

As tendências de mercado funcionam por meio da análise de dados e estimativas sobre os hábitos e comportamentos de determinados grupos da sociedade. São eles que configuram novas formas de consumir e interagir com o mundo, conhecidas como tendências.

Portanto, as tendências de negócios são práticas de consumo e hábitos que determinados indivíduos realizam.

Geralmente, isso está atrelado ao consumo de determinados produtos, novas necessidades, códigos de roupa, bordões, tecnologia, expressões sociais, entre outros. Ou seja, é importante estar atento para o exercício do empreendedorismo.

Como identificar tendências de mercado?

Para compreender as atividades em alta quando se fala de identificar tendências de mercado é crucial, observar.

Algumas tendências foram antecipadas por grandes gênios do mercado, por exemplo: o mercado tecnológico teve o computador pessoal desenvolvido por Steve Jobs.

Por isso, o empreendedor que opta por tentar decifrar tendências de negócios às vezes arrisca novas fronteiras e até mesmo criação de novas necessidades, como é o caso dos relógios de pulso eletrônicos e inteligentes (smartwatchs).

É evidente, nesse caso, que algumas tendências de empreendedorismo trabalham sobre a perspectiva de agregar ou gerar ressignificações em determinados hábitos de consumo.

Por exemplo, os clubes de assinatura que uniram as necessidades de comodidade e exclusividade.

Portanto, entre táticas usuais e hábitos para identificar tendências de mercado estão:

  • Fugir do eterno retorno: o eterno retorno é um pensamento do filósofo Friedrich Nietzsche baseado na ideia de rotina. O indivíduo está eternamente preso nessa rotina, por conta disso, bloqueia experiências e por vezes, não enxerga novas tendências;
  • Olhar para além do meio: um negócio pode ser estudado, sua concorrência, táticas já utilizadas e o público. Mas, isso pode não ser suficiente para identificar tendências e em alguns casos, é até uma prática limitante, pois, a pessoa deixa de ir além;
  • Conviver: frente ao mundo da tecnologia, poucas são as vezes que as pessoas, de fato, convivem, no máximo habitam o mesmo espaço. Através da convivência é possível identificar alguns traços sociais que corroboram na questão das tendências, por exemplo, alimentos mais saudáveis versus obesidade;
  • O inverso: existe uma questão muito importante em observar e conviver, mas, além disso, é importante o exercício do pensar inverso. Por exemplo, quem se preocupa com a alimentação, pode escapar da rotina e consumir doces, isso também é uma tendência;
  • Blue ocean: é uma prática fortemente ligada com as tendências, consiste em buscar mercados não explorados, ou seja, o “oceano azul”. Gigantes do mercado utilizaram dessa tática, como é o caso das plataformas de vídeo e dos aplicativos de mobilidade.

Quais são as melhores tendências de mercado?

Entre as tendências de mercado existentes no início do século XXI, algumas apresentam maior grau de destaque e aplicabilidade.

Mas é válido relembrar que tendências são traços de uma época e consequentemente, tendem a mudar com o passar dos anos.

Sendo assim, entre as melhores tendências de mercado no início do séc. XXI, estão:

Empresas que servem empresas

O business to business (B2B) é uma prática consolidada no mundo corporativo, algumas empresas são criadas com a finalidade de servir outras empresas, geralmente, com produtos ou serviços para suprir uma necessidade.

Sustentável e colaborativo

Atua no aspecto do desenvolvimento de empresas pautadas na redução de impactos ambientais e diminuição do consumo impróprio de recursos.

Já o trabalho colaborativo é pautado em espaços que propiciam a troca de informações e conhecimentos entre empresas.

O hábito da assinatura

É um modelo de negócio pautado na recorrência, possui uma estrutura de cliente assinante e uma empresa fornecedora de conteúdo, produto, serviços ou soluções, com planos mensais ou delimitados.

População mais velha

O índice de maior idade no Brasil, aumenta consideravelmente com a modernidade. Isso quer dizer que os idosos estão vivendo mais

O poder feminino nas tendências de mercado

Com a virada do século movimentos sociais e em especial, a ascensão da mulher como força motriz em alguns setores, acabaram por consolidar essa tendência, a inserção das mulheres em todos os meios e como figura de poder.

Produtos artesanais e gourmet

A questão da criação de produtos artesanais, “feito em casa” e fuga dos ultraprocessados está muito em voga. Por exemplo, a ascensão dos hambúrgueres artesanais, cultura de foodtrucks e até mesmo os clubes de assinatura.

Franquias

Uma forte tendência por conta da consolidação de marcas, vide as franquias de fast-food são que bem populares e já angariam um público definido. Mas existem diversas, por exemplo, salão de beleza, cursos/escolas, cosméticos e outros.

Experiência de usuário

A grande maioria dos negócios, agora, se preocupam muito mais na experiência que o usuário vai ter, no valor percebido e na venda de soluções, do que um produto que é desvinculado dessas premissas.

Empreendedorismo digital e Empresas virtuais

Com o advento da internet, os negócios digitais foram supervalorizados, isso se dá pela facilidade contatar e prospectar novos clientes, além das possibilidades de escalonamento de vendas e mecanismos digitais.

Interatividade nas tendências de mercado

É algo corriqueiro ter tecnologias voltadas para a interação, vide as redes sociais. Mas, além disso, existe o fenômeno da interatividade, que presa pela comunicação que permite o receptor dialogar com o conteúdo e soluções, por vezes, modificá-lo.

Realidade Aumentada ou Realidade Virtual

É comum a utilização de aplicações que brinquem com a ideia de realidade aumentada, uma imagem que está presente, mas apenas no virtual, é na verdade, uma mistura de ambos. QR code, jogos e outros.

Segurança digital e tecnologia da informação

Com os avanços na área tecnológica, o investimento em segurança de dados e informações é extremo. Toda empresa detém dados vitais para o seu negócio e até mesmo, a fórmula para suas soluções.

Automação nas tendências de mercado

Com os avanços na robótica e inteligência artificial, é corriqueira a utilização de automações em diversos nichos, desde máquinas, aplicativos, transporte, construção, indústria, comércio e até mesmo no ramo alimentício.

Por fim, as tendências de mercado são atitudes e hábitos que determinados indivíduos compartilham ou apresentam em comum, em virtude do consumo de determinados produtos ou serviços. Através da medição de tendências, é possível se antecipar e se apropriar dessas questões, para assim, atingir o público proveniente.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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