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Ticket médio: o que é e como calcular o da sua empresa

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O ticket médio é uma métrica importante, que deve ser sempre calculada e analisada, para entender se ações desenvolvidas pelos times de marketing, vendas e os demais, vêm surtindo efeitos positivos.

Aumentar o ticket médio sempre será um indicador muito positivo para o empreendedorismo, portanto é necessário entender o que ele representa e como calculá-lo.

O que é o ticket médio?

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O ticket médio é um indicador de performance que mostra o valor médio de que um cliente gasta em seu negócio.

Ou seja, quanto mais o cliente médio está gastando, provavelmente mais receita está sendo gerada.

A palavra “ticket” remete a nota gerada ao fim da compra de um cliente, portanto, o ticket busca representar a valor médio dessa nota.

Este indicador é excelente, já que além de mostrar o gasto médio do cliente por compra, ele pode ser útil para diversas análises e aplicações, como:

  • Mede receita gerada por cliente;
  • Pode servir como indicador de análise de satisfação do cliente;
  • Avaliação de ações de marketing e vendas sobre o consumo médio;
  • Ajuda a definir planejamento estratégico e planos de vendas.

Como calcular o ticket médio?

Como pode ser visto, o ticket médio (TM) é um indicador essencial para qualquer negócio.

E, para melhorar, calcular o ticket médio não é uma tarefa difícil. Basta ter um bom controle dos números e dados da sua empresa.

O cálculo do ticket médio pode ser feito em relação ao número de clientes ou ao volume de vendas, mudando apenas a referência na hora do cálculo.

Cálculo do ticket médio (em relação aos clientes)

Para achar o valor-receita, gerado por cliente, basta usar a seguinte fórmula do ticket médio:

  • TM (cliente) = Total de vendas (R$) / número de clientes do período.

O resultado dessa cálculo apontará, para determinado período, qual foi o gasto médio realizado por cliente.

É interessante estar sempre calculando esse indicador para conseguir fazer comparações entre o ticket  periodicamente. Normalmente o indicado é que a frequência deste cálculo seja mensal.

Desta forma, é possível analisar como ações de marketing e vendas interferiram no consumo do cliente para cada período, podendo chegar a conclusões sobre quais ações são eficazes e quais não funcionam muito bem.

Cálculo do ticket médio (em relação ao volume de vendas)

Diferente do cálculo citado acima, esta mensuração é feita em relação ao número de vendas realizadas.

Por exemplo, se no período de tempo usado como referência para o cálculo, um consumidor fizer mais de uma compra, o que será levado em consideração será o número de compras que ele fez.

Já no cálculo em relação ao cliente, serão agregadas todas as compras feitas por cliente, para representar quanto um consumidor médio gastou no período.

No caso do ticket em relação ao volume de vendas, a fórmula usada é a seguinte:

  • TM (vendas) = Receita de vendas do período/ Número de total de vendas.

3 dicas para aumentar o ticket médio

Ao calcular e analisar essa métrica periodicamente, você irá aprender quais ações apresentam melhores resultados.

Contudo, é importante estar atento a algumas dicas que podem ter um efeito positivo sobre seu ticket:

Variedade de produtos

É muito importante ter uma variedade de produtos, alguns com um ticket mais alto e outros mais baixos.

Dessa forma, você conseguirá abranger todos os tipos de cliente e restrições orçamentárias.

Essa variedade pode ser feita com recursos extras em casos de serviços de assinatura, ou produtos complementares que possam agradar o consumidor do seu nicho de mercado.

Alinhe a equipe de marketing e vendas

Quando as equipes de marketing e vendas trabalham em conjunto e visando um objetivo final compartilhado, chamamos de smarketing ou vendarketing.

Ter essa união pode representar uma melhor analise todas as métricas relevantes, inclusive a do ticket, aumentando as chances de soluções inteligentes para os problemas e desafios.

Fidelização dos clientes

Desenvolver estratégias de fidelização do cliente pode ser muito significante para o aumentar o ticket médio.

Além de aumentar a recorrência de compras do cliente, a fidelização pode o levar a confiar mais na sua empresa e adquirir produtos e serviços mais caros.

Portanto, fica claro que é essencial estar sempre calculando e analisando o ticket médio. Isso, vai ajudar bastante a desenvolver inovações e soluções, assim otimizando os seus resultados.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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