TIET11: descubra tudo sobre as ações da AES Brasil!

TIET11

Na bolsa de valores brasileira, ou simplesmente B3, existem variados setores no qual o investidor pode realizar aportes, como, por exemplo, o setor de energia. Dentro desse setor, uma das opções que o integra é a empresa AES Brasil (TIET11).

A AES Brasil (TIET11) atua no setor de geração de energia elétrica. Portanto, sua classificação setorial na B3 é utilidade pública e energia elétrica.

Dessa maneira, é bom observar e compreender o modelo de atuação, histórico e as informações fundamentalistas para descobrir se vale a pena investir na AES Brasil, por meio do ticker TIET11.

Modelo de negócio da TIET11

A AES Brasil é uma geradora de energia elétrica de fontes 100% renováveis do país. Assim, a empresa possui uma capacidade de instalação operacional e também em construção que juntas somam o equivalente a 3,7 GW de energia totalmente renovável. 

Além disso, o portfólio da empresa procura alternativas mais diversas, dentre elas:

  • Hidráulica;
  • Eólica;
  • Solar. 

Dessa maneira, a companhia está presente em mais de 15 países, tendo suas ações também listadas na bolsa de valores de Nova York (NYSE).

Assim, evidencia-se que a companhia possui um modelo de negócio com foco na viabilização da integração da sustentabilidade aos negócios ligados aos seus clientes. 

Informações básicas sobre os papéis da TIET11

TIET11 1
  • Tipos de ações: TIET3 ações ordinárias, TIET4 ações preferenciais e TIET11 Units.
  • Segmento de listagem: Nível 2;
  • Tamanho: Small Cap;
  • Ações gerenciadas: 1.995.532.616 bilhões de papéis;
  • Tag Along: 100% ações ordinárias (ON), 100% ações preferenciais (PN) e 100% Units;
  • Free Float: 75,65%.

Dados importantes sobre a TIET11

Antes de realizar investimentos na AES Brasil, é importante realizar uma avaliação sobre a companhia. Dessa maneira, visa diminuir o risco de realizar aportes de maneira impulsiva. 

Assim, ressalta-se que existe a análise fundamentalista, no qual possui o objetivo de mostrar a situação financeira e econômica da empresa. 

Governança

A governança corporativa refere-se ao sistema no qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo o relacionamento entre o Conselho de Administração, Acionistas, Diretoria, Conselho Fiscal e Auditoria Independente. 

Dessa maneira, no caso da AES Brasil que integra o nível 2 de governança corporativa, ressalta-se que se assemelha ao Novo Mercado, tido como o nível mais alto de governança corporativa que uma empresa pode atingir. 

Entretanto, apesar das empresas listadas no Nível 2 estarem buscando uma evolução para o nível de Novo Mercado, não é tão simples devido a possível composição acionária da companhia. 

Dívida

Quanto a isso, a AES Brasil tem um percentual de endividamento sob controle.

Pagamento de dividendos 

Por fim, uma das formas de lucrar com as ações a longo prazo é através dos dividendos. Assim, no caso da AES Brasil existe um pagamento recorrente dos proventos, mediante o seguinte histórico:

20162017201820199/2020
Dividendos por Ação (R$)n/d 0,16 0,16 0,17 0,24

Pontos positivos da TIET11

Dentre os principais pontos positivos em investir na AES Brasil, estão:

  • Oferece remuneração aos acionistas;
  • Possui uma boa posição de caixa e uma alta rentabilidade;
  • Adoção de práticas sustentáveis na condução dos negócios.

Pontos negativos da TIET11

Já entre os principais pontos negativos em investir na AES Brasil, são:

  • Grande exposição ao risco hidrológico;
  • Indicadores de mercados com um percentual elevado. 

Conhecendo a história da TIET11

No ano de 1999, o grupo AES realizou a aquisição da Companhia de Geração de Energia Elétrica Tietê, sendo ela uma das três organizações que foram criadas durante o processo de cisão referente a privatização da Companhia Energética de São Paulo (CESP).

Dessa forma, na época denominou-se a empresa como AES Tietê S.A, mantendo o parque de 12 usinas hidrelétricas, passando a ser controlada pela Companhia Brasiliana de Energia. 

Assim, ressalta-se que a companhia tem uma concessão de 30 anos, perdurando até 2029, para fonte hidráulica. 

Por isso, no ano de 2012, a empresa deu início a sua estratégia de comercialização de energia, buscando negociar a maior parcela de sua energia que estava disponível no Ambiente de Contratação Livre (ACL). 

Dessa maneira, em 2015, ocorreu a finalização da reestruturação societária da AES Tietê S.A e da sua controladora, sendo ela a Companhia Brasiliana de Energia. 

Durante essa reestruturação, a AES Tietê S.A incorporou-se a AES Rio PCH Ltda e, consequentemente, alterou-se a denominação social para AES Tietê Energia S.A. 

Além disso, durante o ano de 2017, a empresa incorporou ao seu portfólio a fonte eólica e solar. 

E, por fim, em 2018, a AES Brasil realizou a conclusão da aquisição do Complexo Solar Guaimbê, passando a somar nos resultados da companhia no mesmo mês de aquisição.

Concorrentes da AES Brasil (TIET11)

Realizar uma análise baseada nas informações da empresa é de suma importância, mas também é interessante conhecer a concorrência do setor. No segmento de energia, existe, por exemplo, a Cemig (CMIG4) e a Alupar (ALUP11).

  • Cemig: a Companhia Energética de Minas Gerais S.A ou CEMIG é controlada pelo governo de Minas Gerais. Assim, a empresa possui uma capacidade de instalação de mais de 6 mil MW, além de ser dona de quase 5 mil km de linhas de transmissão;
  • Alupar: a Alupar Investimento S/A possui atuação no setor de energia elétrica. Dessa maneira, efetua operações nos segmentos de geração e transmissão de energia elétrica;  

Como investir na empresa AES Brasil (TIET11)? 

TIET11 2

No mercado financeiro, há diversas estratégias para negociar dentro da renda variável. Dessa maneira, vale descobrir como investir em uma empresa como a AES Brasil.

Escolher uma corretora de valores

Em primeiro lugar, é importante analisar as corretoras disponíveis no mercado, buscando descobrir qual delas se encaixa melhor aos seus objetivos e perfil de investidor. 

Assim, é fundamental que a instituição financeira seja credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Dessa forma, após selecionar a corretora que melhor se encaixa ao seu perfil, só será necessário enviar os documentos exigidos pela instituição para realizar a abertura da conta. 

Enviar o dinheiro para a corretora por PIX ou TED 

Após a abertura da conta na instituição, é importante transferir o valor desejado para aplicar na conta da corretora. Tal questão pode ser realizada por meio de um TED ou de um PIX.

Dessa maneira, ressalta-se que a transferência do valor ocorre a partir de uma conta que deve estar cadastrada com o CPF do investidor. 

Vale investir na AES Brasil (TIET11)?

A AES Brasil (TIET11) é uma das grandes empresas de geração de energia em território nacional. 

Entretanto, antes de decidir se vai comprar papéis da empresa é importante realizar uma análise fundamentalista

Dessa forma, é possível verificar se os investimentos estão sendo feitos de maneira prudente e consciente. 

Por fim, basta selecionar a ação da empresa AES Brasil (TIET11) que integra a bolsa de valores brasileira. 

Qual é o segmento de listagem da AES Brasil?

O segmento de listagem da AES Brasil é o Nível 2.

Qual é o tag along das ações da AES Brasil (TIET11)?

A empresa possui em tag along um percentual de 100% ações ordinárias (ON), 100% ações preferenciais (PN) e 100% Units.

A TIET11 realiza o pagamento de dividendos?

A AES Brasil realiza, historicamente, o pagamento de dividendos recorrentes.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos