Home Blog Tipos de bancos: como funciona as instituições bancárias

Tipos de bancos: como funciona as instituições bancárias

tipos de bancos 2

O banco é uma instituição financeira que tem como objetivo prestar serviços como: empréstimos, cartão de crédito e débito, investimentos, entre outros. Inclusive, existem diversos tipos de bancos.

Os tipos de bancos funcionam como classificações sobre determinadas instituições financeiras, de acordo com as suas atividades e funções para a sociedade.

O que é um banco?

Antes de falar dos tipos de bancos, é importante entender o que é essa instituição.

O banco é uma instituição financeira responsável por intermediar recursos entre agentes superavitários (quando há uma diferença positiva entre receita e despesa), e agentes deficitários (quando o saldo é negativo).

Eles fazem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a sua margem de ganho.

Independente de qual banco, público ou privado, eles apresentam estas características.

Os bancos têm, também, por funções, depositar capital em formas de poupança, financiar automóveis e casas, trocar moedas internacionais, realizar pagamentos, entre outros.

Quais os tipos de bancos existentes?

tipos de bancos

No mercado existem vários tipos de bancos, cada um com a sua singularidade e possuindo a sua importância na sociedade. Esses tipos de instituições bancárias seriam:

  • Comerciais;
  • Bancos de Investimentos;
  • Bancos de Desenvolvimento;
  • Digitais;
  • Centrais;
  • Mundial.

Bancos Comerciais

Banco comercial é uma instituição financeira que presta serviços financeiros como captação de depósitos à vista, a prazo (CDB) e prestações de serviços.

No caso, é muito comum esse tipo de banco lidar com cobranças de tarifas, liberação de empréstimos a pessoas físicas e/ou jurídicas, financiamento e opções de investimentos.

Ou seja, são locais destinados a realizar atividades financeiras básicas, tanto para pessoa física quanto jurídica, oferecendo serviços como: cartão de crédito, conta corrente etc.

Bancos de Investimentos

Os bancos de investimento são especializados em oferecer soluções de investimentos. Essas instituições fazem operações de fusões e aquisições, gestão de patrimônio e fornecimento de crédito de médio e longo prazo para empresas (pessoa jurídica).

Normalmente, os bancos de investimentos administram fundos de investimentos, realizam aberturas de capital na bolsa de valores (IPO), etc.

Bancos de Desenvolvimento

O banco de desenvolvimento é justamente aquele que financia, a juros menores do que as dos bancos comerciais, projetos que tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico de uma região ou setor da economia.

Nesse caso, a maioria são bancos públicos, que oferecem empréstimos para serem investidos em obras do Estado. Um dos bancos de desenvolvimento mais conhecido é o banco mundial.

No Brasil, temos o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Esta é uma instituição pública do governo federal e sua função é financiar a atividade econômica no Brasil.

Bancos Digitais

O banco digital, também chamado de banco virtual, é uma instituição financeira que não oferece atendimento presencial.

Esses novos tipos de banco estão ganhando bastante popularidade no Brasil.

Eles fornecem a abertura de conta bancária, esclarecimento de dúvidas e outros serviços variados através do computador ou aplicativo. Tudo isso sem fila, burocracia e necessidade de sair de casa.

Portanto, o objetivo é ter mais agilidade no atendimento e, assim, atingir um número maior de consumidores.

Os principais serviços que um banco digital oferece são:

  • Conta corrente digital sem tarifa;
  • Cartão de crédito, sem anuidade;
  • Plataforma de investimentos;
  • Seguros;
  • Consórcios;
  • Empréstimos.

Banco Central

Um banco central é uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica.

Ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo.

Além disso, ele tem como objetivo definir as políticas monetárias (taxa de juros, câmbio, inflação, entre outras) e aquelas que regulamentam o sistema financeiro local.

Nesse caso em específico, o banco faz isso interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papéis do tesouro, regulando juros e avaliando os riscos econômicos para o país.

Banco Mundial

O Banco Mundial (World Bank) é uma agência financeira internacional sem fins lucrativos que efetua empréstimos a países em desenvolvimento.

Consequentemente, é o maior e mais conhecido banco de desenvolvimento no mundo. Ele faz parte, de forma independente, do Sistema da ONU (Organização das Nações Unidas).

O World Bank apresenta sede em Washington DC (Estados Unidos). Ele foi criado em 1944, no fim da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de oferecer empréstimos para os países europeus e Japão no processo de reconstrução.

Analogamente, ele funciona com recursos arrecadados de grande parte dos 189 países-membros em todo mundo (em agosto de 2017).

Os países ou acionistas são representados por uma Junta de Governadores, que é o órgão máximo no tocante à criação de políticas do Banco Mundial.

Por fim, apesar dos mais variados tipos de bancos, é importante saber qual entre eles apresentam as melhores taxas, serviços e se adequam as necessidades de cada consumidor. Ao passar dos dias, mais fintechs estão se tornando bancos, aumentando assim a concorrência do setor e forçando os bancos maiores se reinventarem.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *